Open-access Aleitamento materno no contexto da deficiência visual: percepção maternaa

La lactancia materna en el contexto de la discapacidad visual: la percepción materna

Resumo

Objetivo  conhecer a percepção das mães com deficiência visual sobre o processo de aleitamento materno.

Método  estudo transversal, qualitativo, realizado entre abril e maio de 2024 por meio de entrevistas no estado do Ceará, Brasil. A população do estudo foi composta por mulheres com deficiência visual, incluíram-se as maiores de 18 anos. Foram 14 mulheres elegíveis, contudo, seis haviam encerrado a amamentação há mais de três anos. As participantes da pesquisa foram oito mulheres. A amostragem é por conveniência e bola de neve exponencial. Para a análise textual foi utilizado o software IRAMUTEQ.

Resultados  a análise gerou três classes: “Aprendendo a amamentar”, que aborda o sentimento de medo e descoberta da confiança durante a amamentação; “Desejo e dificuldades para amamentar”, que descreve os desafios enfrentados como medo, insegurança e a falsa ideia de incapacidade; e “Presença e ausência da rede de apoio”, que destaca a importância do apoio familiar e profissional.

Considerações finais e implicações para a prática  a experiência de mães com deficiência visual na amamentação envolve desafios como insegurança, falta de orientação e a necessidade de suporte adequado. Ações inclusivas nos serviços de saúde e o fortalecimento das redes de apoio são essenciais para garantir uma amamentação segura e satisfatória.

Palavras-chave:
Aleitamento Materno; Pessoas com Deficiência Visual; Promoção da Saúde

location_on
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro