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O percurso educativo dialógico como estratégia de cuidado em sexualidade com idosas

Resumo

Objetivo:

Desvelar o conhecimento crítico mediado por um percurso cuidativo-educativo dialógico em sexualidade com mulheres idosas.

Método:

Estudo qualitativo e participativo, delineado na abordagem de pesquisa-ação educativa, para isso ancorou-se no Itinerário de Pesquisa de Freire. Participaram do estudo 15 idosas integrantes de um grupo de socialização. Seguiram-se os preceitos éticos vigentes.

Resultados:

Evidenciou-se que as mulheres deste estudo possuíam dificuldade em conceituar sexualidade, reduzindo o conceito a sexo. Além de divergir a sexualidade para homens e mulheres, e configurá-la como prática da juventude.

Conclusão e implicações para a prática:

A atividade educativa dialógica mostrou-se como importante ferramenta de cuidado, pois permitiu desatar as amarras do preconceito relativo à sexualidade no envelhecimento, promover a saúde das idosas e demostrar novas formas de cuidar.

Palavras-chave:
Educação em saúde; Sexualidade; Envelhecimento; Mulheres

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