Acessibilidade / Reportar erro

Da aula teórica ao uso da simulação para ensinar o cuidar de pessoas com queimaduras: relato de caso

Resumo

Objetivo:

Relatar a experiência da aplicação de diferentes estratégias de ensino para estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem sobre o atendimento à vítima de queimadura.

Método:

Relato de experiência sobre a abordagem da temática "Assistência de enfermagem ao paciente com queimaduras" para o ensino de estudantes de graduação de enfermagem.

Resultados:

As estratégias de ensino durante a disciplina envolveram aula teórica dialogada, discussão de casos clínicos, uso de ambiente virtual e práticas em ambiente simulado. Os estudantes reportaram satisfação com as ferramentas utilizadas.

Conclusão:

É importante a incorporação de diferentes estratégias de ensino ativo, como práticas de simulação clínica, e-learning, aula dialogada, estudos de caso, entre outras, para o ensino na graduação em enfermagem no cuidado à vítima de queimadura.

Palavras-chave:
Estudantes; Enfermagem; Queimaduras; Ensino; Simulação

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com