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Esperança e Bem-Estar Psicológico durante a Crise Sanitária pela COVID-19: Estudo com Estudantes de Enfermagem

Esperanza y Bienestar Psicológico durante la Crisis Sanitaria por COVID-19: Estudio con Estudiantes de Enfermería

Resumo

Objetivo

analisar as relações entre a esperança e o bem-estar psicológico de estudantes de enfermagem portugueses durante a crise pandêmica pela COVID-19.

Método

estudo descritivo-correlacional, com recurso a questionário online para coleta de dados. Participaram 705 estudantes de enfermagem com idade média de 21,74 anos (DP=4,44). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a Escala de Esperança de Herth (HHI-PT) e a Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP). Foi utilizada a estatística descritiva e inferencial.

Resultados

na HHI-PT, o domínio afectivo-comportamental obteve a pontuação média mais alta, 3,30 (DP=0,45); no EMMBEP, foi o domínio sociabilidade, 3,64 (DP=0,77). Havia correlações moderadas a fortes (0,383 <r <0,917) entre o global e todos os domínios da esperança e bem-estar psicológico (≤0.001).

Conclusão e implicações para a prática

a esperança e o bem-estar psicológico dos estudantes de enfermagem durante a pandemia são variáveis correlacionados positivamente entre si. As medidas de promoção da saúde mental, a implementar pelas instituições de ensino, devem ter em consideração a associação entre essas duas variáveis.

Palavras-chave:
Esperança; Adaptação Psicológica; Estudantes de Enfermagem; Educação à Distância; COVID-19

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