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Aprender brincando: validação semântica de tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares

Aprender jugando: validación semántica de tecnología educativa sobre tuberculosis para niños estudiantes

Resumo

Objetivo

validar semanticamente tecnologia educacional sobre tuberculose para crianças escolares.

Método

estudo metodológico, realizado com 51 escolares, entre 10 e 12 anos, de escola pública em Belém, Pará. Na coleta de dados, apresentou-se às crianças a tecnologia educacional, um caça-palavras, com definição, transmissão, sinais e sintomas da tuberculose e, após sua aplicação realizou-se entrevista individual, com perguntas abertas e fechadas, sobre atributos associados à impressão geral, ao conteúdo e forma. Para descrever a concordância das respostas à entrevista, foi utilizado o índice de validade de conteúdo, com ponto de corte igual a 0,80. Na descrição das variáveis numéricas, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences, 22.0 e, para o corpus textual, empregou-se o software IRaMuTeQ 0.7, alpha 2.

Resultados

os índices de validade de conteúdo apresentaram resultados superiores a 90%. A descrição dos depoimentos gerou duas nuvens de palavras, referentes à compreensão sobre a doença e capacidade informativa da tecnologia.

Conclusão e implicações para a prática

a tecnologia foi considerada de fácil utilização, relevante e de conteúdo apropriado, portanto, válida para crianças compreenderem a doença, possibilitando atuarem como multiplicadores da informação para sua rede de convívio.

Palavras-chave:
Educação em Saúde; Tuberculose; Criança; Tecnologia Educacional; Estudos de Validação

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