Acessibilidade / Reportar erro

Saúde mental na Atenção Primária: desafios para a resolutividade das ações

RESUMO

Objetivo:

Identificar os desafios enfrentados pelos profissionais para agregar resolutividade às ações de saúde mental desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária.

Método:

Estudo qualitativo realizado com 30 profissionais, sendo 17 enfermeiras, quatro médicos, cinco psicólogos e quatro assistentes sociais. Dados coletados em três municípios do Rio Grande do Sul, Brasil, em abril de 2018 através de entrevistas semiestruturadas, posteriormente submetidos à análise temática.

Resultados:

Os desafios apontados para agregar resolutividade às ações estão relacionados com a lacuna de conhecimentos específicos para sustentar o que os profissionais desenvolvem; com a organização dos serviços e a participação dos gestores; e com a ambivalência da pessoa com transtorno mental em relação à aceitação e continuidade do tratamento.

Conclusões:

Necessária a construção de práticas compartilhadas entre profissionais, pessoas com transtornos mentais e suas famílias.

Implicações para a prática:

O estudo permite articulações teórico-práticas capazes de gerar transformações no modelo de atenção em saúde mental.

Palavras-chave:
Saúde Mental; Atenção Primária; Profissionais de Saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com