Acessibilidade / Reportar erro

Identidade profissional de enfermagem: uma perspectiva através das lentes da mídia impressa brasileiraa a Artigo extraído da dissertação de mestrado intitulada "A mídia impressa e a (re/des)construção da identidade profissional da enfermagem brasileira", com autoria de Amina Regina Silva, sob orientação da professora Maria Itayra Coelho de Souza Padilha, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 24 de agosto de 2017.

Resumo

Objetivo:

Analisar os acontecimentos históricos da profissão de enfermagem apresentados pela mídia impressa brasileira e que se configuraram como importantes na (re/des) construção da identidade profissional, no período de 1980 a 1986.

Método:

Pesquisa qualitativa de cunho histórico documental, orientada pelo processo de investigação histórica, utilizando 80 reportagens publicadas em jornal de grande circulação nacional.

Resultados:

Retrataram as lutas da enfermagem e entidades representativas para melhoria das condições de trabalho, os destaques para intercorrências na área de enfermagem, e ainda o retrato da mídia sobre o estereótipo da enfermagem da época.

Conclusão:

Os estereótipos traçados pela mídia impressa resultam em um duplo impacto na enfermagem e sua identidade profissional. De um lado se agrega visibilidade para as lutas e ganhos da categoria, e por outro gera desvalorização por retratos de intercorrências no exercício da profissão sem pertinente contextualização e explanação dos fatos que acercavam e resultavam em tal acontecimento.

Palavras-chave:
Prática Profissional; Enfermagem; Regulamentação Governamental; História da Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com