Acessibilidade / Reportar erro

Percepções de adolescentes sobre o apoio social na maternidade no contexto da atenção primária

Percepciones de los adolescentes sobre el apoyo social en la maternidad en el contexto de atención primaria

Objetivo:

Buscou-se analisar as percepções de adolescentes sobre apoio social na maternidade.

Métodos:

Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e a elaboração de mapa de rede, e seguiu-se a análise de conteúdo temático. Participaram da pesquisa 20 adolescentes de 10 a 19 anos, que vivenciaram a maternidade.

Resultados:

Identificou-se percepções de apoio e de abandono. A primeira oriunda da família, do companheiro, dos amigos e pelo acesso aos serviços de saúde e a segunda denotada pela ausência de apoio social, principalmente do companheiro, amigos e profissionais da saúde.

Conclusão:

O apoio percebido pelas adolescentes se apresentou frágil e com lacunas. Neste sentido, a enfermagem exerce importante papel na medida em que pode se apropriar da concepção do apoio social como um fator proteção, contribuindo para a construção do cuidado integral em saúde e potencializando as condições de vida das adolescentes.

Gravidez na Adolescência; Enfermagem em Saúde Pública; Apoio Social


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com