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Vantagens e dificuldades da acreditação hospitalar: A voz dos gestores da qualidade* * Artigo produto da dissertação de Mestrado intitulada “Compreendendo a Acreditação Hospitalar na Perspectiva de Gestores e de Trabalhadores” apresentada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PSE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ventajas y dificultades en la aplicación de acreditación del hospital: La voz de administradores de calidad

Resumo

Objetivo:

Apreender as percepções de gestores da qualidade hospitalar quanto às vantagens e dificuldades advindas da Acreditação.

Métodos:

Pesquisa descritivo-exploratória, qualitativa. Participaram cinco gestores de hospitais relacionados em cada um dos três níveis de certificação de Acreditação nacional e de um hospital que perdeu tal título. Aos participantes, fez-se entrevista gravada e norteada pela questão: Conte-me sobre as vantagens e dificuldades de obter e manter a certificação pela Acreditação. Os dados transcritos foram submetidos à Análise de Conteúdo, modalidade temática.

Resultados:

Foram apreendidas categorias referentes às "vantagens" e às "dificuldades" relacionadas à Acreditação, cada qual com duas subcategorias pontuais.

Conclusão:

Apesar de empecilhos relacionados à cultura organizacional e à rotatividade de pessoal, a Acreditação foi apontada pelos gestores como vantajosa à qualidade do gerenciamento e também da assistência porque, por meio da padronização dos processos e centralização do usuário no cuidado, a assistência é gerenciada para a qualidade.

Palavras-chave:
Acreditação hospitalar; Gestão da qualidade; Administração hospitalar; Gestores de saúde; Enfermagem

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