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Escola Anna Nery, Volume: 11, Número: 3, Publicado: 2007
  • Escola Anna Nery Revista de Enfermagem: importância e desafios para a difusão dos conhecimentos para profissão Editorial

    Almeida Filho, Antonio José de
  • Apresentação Fac-Símile

    Almeida Filho, Antonio José de; Lourenço, Lúcia Helena Silva Corrêa; Porto, Fernando Ramos
  • Pós-operatório de transplante renal: avaliando o cuidado e o registro do cuidado de enfermagem Pesquisa

    Roque, Keroulay Estebanez; Melo, Enirtes Caetano Prates; Tonini, Teresa

    Resumo em Português:

    Objeto foi avaliação do cuidado e do registro de enfermagem no pós-operatório de transplante renal. Os objetivos foram identificar os cuidados de enfermagem registrados nos prontuários de clientes no pós-operatório de transplante renal; discutir as implicações dos registros para o cuidado de enfermagem e avaliar os cuidados de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, realizado na Unidade de Transplante Renal de um hospital geral, localizado no Rio de Janeiro. Foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, e também houve a autorização da instituição pesquisada. Foram analisados 23 prontuários no período de maio a julho de 2005. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados: formulário e observação sistematizada. Os resultados demonstram que o registro de enfermagem esteve presente nas 24 horas durante o período de internação, porém contemplava apenas a dimensão biológica do cuidado. As ações de cuidar ricas em subjetividade não foram registradas, apesar de ofertadas

    Resumo em Espanhol:

    El objeto del estudio fue la evaluación del cuidado y del registro del cuidado de enfermería en el post operatorio de trasplante renal. Los objetivos fueran identificar los cuidados de enfermería registrados en los prontuarios de clientes en el post operatorio de trasplante renal; discutir las implicaciones de los registros para el cuidado de enfermería y evaluar los cuidados de enfermería. Tratase de un estudio descriptivo y de observación, realizado en la Unidad de Trasplante Renal de un hospital general, situado en Rio de Janeiro - Brasil. Fue aprobado por el comité de Ética e Investigación y también hubo la autorización de la institución investigada. Fueron analizados 23 prontuarios en el período de Mayo hasta Julio de 2005. Fue usado como instrumento de la colecta de datos: formulario y observación sistematizada. Los resultados demuestran que el registro de enfermería estuvo presente en las 24 horas durante el período de internación, no obstante está contemplado solamente la dimensión biológica del cuidado. Las acciones de cuidar ricas en subjetividad, no fueran registradas, aunque ofrecidas.

    Resumo em Inglês:

    Object was evaluation of the care and the record of nursing in the post operative of renal transplant. The objectives were to identify the recorded cares of nursing in handbooks of customers in the post operative of renal transplant; to argue the implications of the records for the care of nursing and to evaluate the cares of nursing. It is about a descriptive and observational study, carried through in the Unit of Renal Transplant of a general hospital, located in Rio de Janeiro - Brazil. It was approved by the Committee of Ethics and Research and also had the authorization by the searched institution. It was analyzed 23 handbooks in the period from May to July of 2005. It was used as instrument of data collection: form and systemize comment. The results demonstrated that the nursing record was present in the 24 hours during the period of internment, however contemplated only the biological dimension of the care. The actions to take care rich in subjectivity had not been recorded, although offered.
  • O cuidado especializado do egresso da residência em enfermagem do Instituto Nacional de Câncer - INCA Pesquisa

    Santana, Carlos Joelcio de Moraes; Lopes, Gertrudes Teixeira

    Resumo em Português:

    O objeto do estudo é o cuidado de enfermagem prestado pelos egressos da residência em enfermagem do INCA. Com objetivo de caracterizar a prática dos egressos da residência em enfermagem no CEMO (Centro de Transplante de Medula Óssea). Utilizaram-se os conceitos de especialista de Patrícia Benner e da United Kingdom Council Center (UKCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no CEMO em julho de 2004. Os sujeitos do estudo foram nove enfermeiros egressos da residência em enfermagem, da área de oncologia clínica, atuantes no CEMO desde 1991, data do início das contratações dos egressos. Utilizou-se a técnica de Grupo Focal para coletar os dados. A análise seguiu a orientações de análise temática, segundo Minayo. Os resultados evidenciaram a categoria "Cuidado Especializado do Egresso da Residência", que abrangeu temas relacionados com protocolo/tratamento/farmacologia, prescrição de enfermagem, orientação e experiência, e esperança e complexidade. Concluiu-se, portanto, que o trabalho realizado pelos egressos da residência de enfermagem no CEMO é especializado.

    Resumo em Espanhol:

    El objeto del estudio es el cuidado de enfermería prestado por los egresos de la residencia en enfermería del INCA. El objetivo fue caracterizar la práctica de los egresos de la residencia en enfermería en el CEMO (Centro de Trasplante de Medula Ósea). Se utilizaron los conceptos de especialista de Patrícia Benner y de la United Kingdom Council Center (UKCC). Pesquisa cualitativa realizada en el CEMO en julio de 2004. Los sujetos del estudio fueron nueve enfermeros egresos de la residencia en enfermería, del área de oncología clínica, actuantes en el CEMO desde 1991, fecha del inicio de contrataciones de los egresos. Fue utilizada la técnica del Grupo Focal para colectar los datos. Se utilizó la técnica de análisis temática, en la perspectiva de Minayo. Fue identificada la categoría "El Cuidado Especializado del Egreso de la Residencia", que abarcó temas relacionados con protocolo/tratamiento/farmacología, prescripción de enfermería, orientación y experiencia, y esperanza y complejidad. Se concluyó que el trabajo realizado por los egresos de la residencia de enfermería en el CEMO es especializado.

    Resumo em Inglês:

    The object of this study is the nursing care rendered by egress from nursing residence of INCA. With the objective of characterize the experience of the egress from nursing residence in the CEMO. It was utilized the specialist concepts of Patrícia Benner and from United Kingdom Council Center (UKCC). Qualitative Research realized in the CEMO in july of 2004. The subjects of the study were nine nurses egress from nursing residence, of the clinical oncology area, working in the CEMO since 1991, beginning date of the egress contract. The Focal Group technique was used to the data collection. The analysis followed the theme analysis guidance according to Minayo. The results evidenced the category "Specialized Care of the Egress from the Residence", which included subjects related to protocol/treatment/pharmacology, nursing prescription, orientation and experience, and hope and complexity. It was concluded that the work realized by the egress from nursing residence in the CEMO is specialized.
  • Entre ganhos e perdas simbólicas: a (des) mobilização das enfermeiras que atuaram na Segunda Guerra Mundial Pesquisa

    Oliveira, Alexandre Barbosa de; Santos, Tânia Cristina Franco

    Resumo em Português:

    Estudo histórico-social. Objetivos: descrever as circunstâncias que ensejaram a mobilização e a desmobilização do primeiro grupamento feminino de enfermagem do Exército que atuou no Serviço de Saúde da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial e analisar os efeitos simbólicos advindos da atuação deste grupamento. As fontes primárias constituíram-se de depoimentos orais, documentos escritos e/ou oficiais, jornais da época e biografias. As secundárias foram compostas do acervo bibliográfico existente sobre a referida temática. Os achados foram iluminados pelos conceitos de habitus e campo do sociólogo Pierre Bourdieu, que evidenciaram ganhos e perdas simbólicas processadas por ocasião da mobilização e da desmobilização destas voluntárias para a guerra. Conclui-se que das lutas simbólicas travadas, as enfermeiras acabaram sofrendo os reflexos da dominação masculina orquestrada no contexto político-social do Brasil à época, o que trouxe como conseqüência a (re) atualização de seu habitus.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio histórico-social. Objetivos: describir las circunstancias que ocasionaron la movilización y la desmovilización del primer grupo femenino de enfermería del Ejército que participó del Servicio de Salud de la Fuerza de Expedición Brasileña mientras la Segunda Guerra Mundial ocurría y analizar los efectos simbólicos del funcionamiento de este grupo. Las fuentes primarias fueron declaraciones orales, documentos escritos, biografías y periódicos de la época. Las secundarias fueron compuestas del acervo bibliográfico que existe sobre la referida temática. Todo lo que fue descubierto fue iluminado por los conceptos de "habitus" y campo del sociólogo Pierre Bordieu, que evidenciaron lucros y perjuicios simbólicos por ocasión de la movilización y de la desmovilización de estas voluntarias para la Guerra. Se ha concluido que de las luchas simbólicas trabadas, las enfermeras acabaron sUfriendo los reflejos de la dominación masculina en el contexto político-social de Brasil a la época, lo que trajo como consecuencia la (re) actualización de sus "habitus".

    Resumo em Inglês:

    Descriptive and social study. Objectives: to describe the circumstances that had tried the mobilization and the demobilization of the first feminine grouping of nursing of the Army that acted in the Service of Health of the Force Brazilian Member of an expedition during World War II and to analyze the happened symbolic effect of the performance of this grouping. The primary sources had consisted of verbal depositions, written and/or official documents, periodicals of the time and biographies. The secondary ones had been composed of the existing bibliographical quantity on the thematic related one. The findings had been illuminated by the concepts of "habitus" and field of the sociologist Pierre Bourdieu, whom profits and processed symbolic losses for occasion of the mobilization and the demobilization of these volunteers for the war had evidenced. It was concluded that to stop symbolic fights, the nurses had finished suffering the consequences from the masculine domination orchestrated in the Brazil's political and social context at the time, what brought as consequence the update of its "habitus".
  • A institucionalização da enfermagem pediátrica: os cursos das Escolas Públicas do Rio de Janeiro (1986-1999) Pesquisa

    Gois, Jakcilane Rosendo de; Fonseca, Priscila dos Anjos; Lapa, Suzy Groeger; Oliveira, Isabel Cristina dos Santos

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo na perspectiva histórica, tendo como objetivo caracterizar os cursos de especialização em enfermagem pediátrica e neonatal das escolas de enfermagem públicas do Estado do Rio de Janeiro (1986 a 1999). As fontes primárias escritas são os relatórios e a legislação dos cursos existentes nos departamentos das escolas de enfermagem e nos acervos históricos das universidades. Em 1986, foram criados 2 cursos de especialização em enfermagem pediátrica (EEAN/UFRJ e EEAAC/UFF) e em 1992, um curso de especialização em enfermagem neonatal (FENF/UERJ). Constatou-se que os referidos cursos eram diferentes entre si, já que o da EEAN/UFRJ e FENF/UERJ enfocavam, em destaque, a criança no cenário hospitalar, e o da EEAAC/UFF abordava, também, a criança na comunidade. Conclui-se que a criação e a implementação dos três cursos demarcam a institucionalização da especialidade enfermagem pediátrica no Estado do Rio de Janeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio en la perspectiva histórica, teniendo como objetivo caracterizar los cursos de especialización en enfermería pediátrica y neonatal de las escuelas de enfermería públicas del Estado del Rio de Janeiro (1986 a 1999). La fuentes primarias escritas son los relatos y la legislación de los cursos existentes en los departamentos de las escuelas de enfermería y en los archivos históricos de las universidades. En 1986, fueran creados 2 cursos de especialización en enfermería pediátrica (EEAN/UFRJ y EEAAC/UFF) y en 1992, un curso de especialización en enfermería neonatal (FENF/UERJ). Fue constatado que los referidos cursos eran diferentes entre si, ya que el de la EEAN/UFRJ y FENF/UERJ enfocaban, en destaque, el niño en el escenario hospitalario, y el de la EEAAC/UFF abordaba, también, el niño en la comunidad. Fue concluido que la creación y la implementación de los tres cursos demarcan la institucionalización de la especialidad enfermería pediátrica en el Estado del Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    It is a study in the historical perspective, having as objective to characterize the specialization courses in pediatric and neonatal nursing of the public schools from Rio de Janeiro State (1986 trough 1999). The primary written sources are the reports and the course's legislation existents in the departments of the nursing schools and the historical archive of the universities. In 1986, were created 2 courses of specialization in pediatric nursing (EEAN/UFRJ e EEAAC/UFF) and in 1992, a specialization course in neonatal nursing (FENF/UERJ). It was noticed that the mentioned courses were different among them, while the course from EEAN/UFRJ and FENF/UERJ focused, in detach, the child in the hospital scenery, and the one from EAAC/UFF approached, also, the child in the community. It was conclude that the creation and the implementation of the three courses demarcated the institutionalization of the specialty pediatric nursing in the Rio de Janeiro State.
  • Presença da família nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal: visão da equipe multidisciplinar Pesquisa

    Molina, Rosemeire Cristina Moretto; Varela, Patrícia Louise Rodrigues; Castilho, Sonia Aparecida; Bercini, Luciana Olga; Marcon, Sonia Silva

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem por objetivo compreender a visão da equipe multidisciplinar quanto à presença da família nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e neonatal. A pesquisa teve como eixo norteador a abordagem qualitativa. Para a análise e interpretação dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. Os dados foram coletados em junho de 2006, por meio de entrevista semi-estruturada junto a 25 profissionais atuantes nas UTI pediátrica e neonatal de dois hospitais na região noroeste do Estado do Paraná. Do discurso destes profissionais, desvelou-se o conflito íntimo vivenciado por cada um com relação à presença da família nas unidades. Conclui-se que o primeiro passo para a mudança e melhor aceitação dos familiares dentro da UTI é sensibilizar os profissionais quanto à importância da presença da família para a criança em momentos de crise, como na hospitalização.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tiene por objetivo comprender la visión del equipo multidisciplinar en cuanto a la presencia de la família en las Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) pediátricos y neonatal. La investigación ha tenido como eje norteador el abordaje cualitativo. Para el análisis e interpretación de los datos, se optó por el análisis de contenido. Los datos fueron colectados en junio de 2006, por medio de encuesta semiestructurada junto a los profesionales actuantes en las unidades de cuidados intensivos pediátricos y neonatal de dos hospitales en la región noroeste de la provincia de Paraná. Veinticinco profesionales fueron informantes. De los discursos de estos profesionales, se desveló el conflicto íntimo vivido por cada uno com relación a la presencia de la familia en estas unidades. Sensibilizar a los profesionales para la importancia de la familia, en la vida del niño en momentos de crisis, como en la hospitalización es el primer paso para una mudanza de comportamiento y una mejor aceptación de los familiares dentro de las UCI.

    Resumo em Inglês:

    The present study has the aim to understand the view of a multidisciplinary team as for the presence of family in the Units of Pediatric and Neonatal Intensive Care (ICU). The research has had as a guide axis the qualitative approach. For the analysis and data interpretation, it has been opted for the content analysis. Data were collected in June of 2006, through a semi-structured interview with 25 professionals in action at the pediatric and neonatal Intensive Care Unit of two hospitals in the northwest area of Paraná State. From the statements of these professionals, the intimate conflict was revealed, lived by each one, regarding the presence of the family in the units. The first step for behavioral changing and better acceptance of parents in the ICU is sensitizing the professionals for the importance of the family into the child's life in moments of crisis, as well as in the hospitalization.
  • Gravidez em adolescentes de uma unidade municipal de saúde em Fortaleza - Ceará Pesquisa

    Arcanjo, Conceição de Maria; Oliveira, Maria Ivoneide Veríssimo de; Bezerra, Maria Gorete Andrade

    Resumo em Português:

    Estudo quantitativo com objetivo de conhecer a gravidez na adolescência em unidade municipal de saúde, Fortaleza-CE. A amostra foi composta por 40 adolescentes. Como resultado, encontramos: 20% estavam entre 14 e 15 anos, 7,5% eram solteiras, 5%, casadas, 7,5% tinham união consensual; 60% tinham entre 16 e 17 anos, 5% eram solteiras, 7,5%, casadas, 47,5% tinham união consensual; 20% tinham entre 18 e 19 anos, 12,5% eram solteiras, 7,5%, casadas. E, ainda: 17,5% tiveram experiência do aborto, 50% deixaram de estudar por causa da gravidez, 25% não gostam de estudar, 20% não acham importante, 57,5% iniciaram pré-natal com três a quatro meses de gestação, 80% dos pais assumem a paternidade, 70% delas continuavam morando com a família, 70% receberam orientações sobre gravidez, 60% não utilizavam método contraceptivo, 37,5% desejam ser dona de casa, 27,5% não têm planos para o futuro. Concluímos que as adolescentes engravidam em faixa etária precoce, não percebem os riscos inerentes à gravidez e deixam de lado o estudo, lazer, vaidade ou mesmo perspectivas para o futuro. A nosso ver, o estudo pode contribuir para o redimensionamento do trabalho com adolescentes na unidade local do estudo.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cuantitativo con el objetivo de conocer el embarazo en la adolescencia de una unidad municipal de salud, Fortaleza CE (Brasil). La muestra fue compuesta por 40 adolescentes. Como resultado encontramos: 20% estaban entre 14-15 años, 7,5% solteras, 5% casadas, 7,5% unión consensual; 60% entre 16 y 17años, 5% solteras, 7,5% casadas, 47,5% unión consensual; 20% entre 18-19 años, 12,5% solteras, 7,5% casadas. Y todavía 17,5% tuvieran experiencia del aborto, 50% dejaron de estudiar debido el embarazo, 25% no les gusta estudiar, 20% no encuentra importante, 57,5% empezaron prenatal con tres a cuatro meses de la gestación, 80% de los padres asumen la paternidad, 70% continúan viviendo con la familia, 70% recibieran las orientaciones en el embarazo, 60% no utilizó método anticonceptivo, 37,5% quieren ser doña de casa, 27,5% no tiene planes para el futuro. Concluimos que las adolescentes quedan embarazadas en un grupo de edad precoz, no notan los riesgos inherentes al embarazo y dejan de lado el estudio, el ocio, vanidad o mismo perspectivas para el futuro. Para nosotros, el estudio puede contribuir para el redimensionamiento del trabajo con adolescentes en la unidad local del estudio.

    Resumo em Inglês:

    Quantitative study with the objective to know the pregnancy in the adolescence in a municipal unit of health in Fortaleza CE (Brazil). The sample was composed by 40 adolescents. As result, we find: 20% were between 14 and 15 years old, 7.5% were single, 5%, married, 7.5% had consensual union; 60% were between 16 and 17 years old, 5% were single, 7.5%, married, 47.5% had consensual union; 20% were between 18 and 19 years old, 12.5% were single, 7.5%, married. And, still: 17,5% had experience of the abortion, 50% had left study because of the pregnancy, 25% do not like to study, 20% do not find important, 57.5% had initiated prenatal with three to four months of gestation, 80% of the fathers assume the paternity, 70% of them continued living with the family, 70% had received orientations about pregnancy, 60% did not use contraceptive method, 37.5% desire to be housewives, 27.5% do not have plans for the future. We conclude that the adolescents get pregnant in a precocious age group. They do not perceive the inherent risks to the pregnancy and leave behind study, leisure, vanity or even perspective for the future. For us, the study can contribute for the redimensioning of the work with adolescents in the local unit of the study.
  • Avaliação da assistência materno-infantil prestada por uma equipe rural do Programa Saúde da Família Pesquisa

    Lima, Claudete Costa De; Cotta, Rosângela Minardi Mitre; Cavalcante, Ana Augusta Monteiro; Martins, Poliana Cardoso

    Resumo em Português:

    O presente estudo visa avaliar a qualidade da assistência à saúde infantil e as estratégias implementadas no serviço de puericultura de uma equipe do Programa de Saúde da Família, do município de Teixeiras-MG, enfocando a situação de saúde e nutrição das famílias estudadas. Investigaram-se os prontuários de todas as puérperas (49) acompanhadas pela assistência pré-natal e selecionaram-se os prontuários (26) dos recém-nascidos que compareceram à consulta do serviço de puericultura. A média de idade materna foi 27,5 anos (± 5,5). A maioria das mães (81,8%) teve gestação a termo. O peso médio das crianças ao nascer foi de 3.060 (±448 g), 63,6% compareceram a menos de 4 consultas durante o período estudado, 100% das crianças eram amamentadas e apenas 8,3% referiram história de internação hospitalar. Os resultados permitiram a identificação de importantes informações sobre a qualidade da assistência prestada ao grupo materno-infantil e contribuíram para auxiliar o planejamento de ações efetivas que possibilitaram um melhor conhecimento das condições de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tiene como objetivo evaluar la calidad de la atención de la salud de los niños y las estrategias implementadas en el servicio de puericultura de un equipo rural del Programa de Salud de la Familia, de Teixeiras - Minas Gerais (Brasil), con énfasis en la situación de salud y nutrición de las familias estudiadas. Fueron investigados los prontuarios de todas las puérperas (49) de atención prenatal y se realizó la selección de los (26) prontuarios de los recién-nacidos que comparecieron a la consulta del servicio de puericultura. La edad media de las madres fue 27,5 anos (± 5,5). La mayoría de las madres (81,8%) tuvieron el embarazo en el período normal. El peso medio al nacimiento fue 3.060 (± 448 g), 63,6% participaron de menos de 4 consultas, 100% de los niños fueron amamantados y sólo 8,3% informaron historia de ingreso hospitalario. Los resultados llevaron a la identificación de importantes informaciones sobre la calidad de la atención ofrecida al grupo de las madres y de los niños y contribuyeron para el planeamiento de las acciones efectivas que posibilitaron un mejor conocimiento de las condiciones de salud.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims to evaluate the quality of the assistance to the infantile health and the strategies implemented in the child care service of a team of the Family Health Program, of the city of Teixeiras - Minas Gerais (Brazil), focusing the situation of health and nutrition of the studied families. It was investigated the medical records of all puérperas (49) followed by the prenatal assistance and selected medical records (26) of the newborn that had appeared to the consultation of the child care service. The maternal average age was 27,5 years old (± 5,5). The majority of the mothers (81,8%) had a term gestation. The average weight of the children when born was of 3.060 (± 448 g), 63.6% had appeared in less than 4 consultations during the studied period. 100% of the children were breast fed and only 8.3% had related history of hospital internment. The results had allowed the identification of important information about the quality of the assistance given to the maternal-infantile group and had contributed to assist the planning of effective actions that made possible a better knowledge of the health conditions.
  • O desafio de implantar a sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica de discentes Pesquisa

    Gonçalves, Lucimar Ramos Ribeiro; Nery, Inez Sampaio; Nogueira, Lídya Tolstenko; Bonfim, Elisiane Gomes

    Resumo em Português:

    Estudo com abordagem qualitativa objetivando discutir aspectos relativos ao projeto de implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE em uma maternidade pública, segundo a ótica de discentes de enfermagem da UFPI. O estudo foi desenvolvido com 28 alunos, por meio de relatos escritos, agrupados em três categorias, cuja análise dos conteúdos possibilitou a caracterização das unidades de significação. Os resultados mostraram que a SAE, apesar da resistência inicial dos profissionais de saúde à sua adoção, favoreceu o aprendizado do cuidado de enfermagem e a assistência oferecida à clientela e repercutiu na satisfação discente, das usuárias do serviço e de familiares. Na operacionalização da SAE foram apontadas dificuldades relativas ao preenchimento dos formulários adotados. Os discentes valorizaram a SAE como instrumento metodológico necessário ao desempenho da prática profissional, bem como consideraram que a participação na implantação do projeto tornou oportunas as condições para exercitá-la com autonomia na vida profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio con abordaje cualitativa con objetivo de discutir los aspectos relativos al proyecto de implantación de la Sistematización de la Ayuda de Enfermería - SAE en una maternidad pública, según la óptica de discentes de enfermería de la UFPI. El estudio fue desarrollado con 28 estudiantes, por medio de relatos escritos, agrupados en tres categorías, cuyo análisis del contenido hizo posible la caracterización de las unidades de significación. Los resultados demostraran que la SAE, aunque la resistencia inicial de los profesionales de salud a su adopción, favoreció el aprendizaje del cuidado de enfermería y la ayuda ofrecida a la clientela y repercutió en la satisfacción de los discentes, de las usuarias del servicio y de la familia. En la operacionalización de la SAE fueran apuntadas dificultades relativas a rellenar el formulario adoptado. Los discentes valoraran la SAE como instrumento metodológico necesario al funcionamiento de la práctica profesional, bien como consideraron que la participación en la implantación del proyecto hizo posible las condiciones para ejercitarla con autonomía en la vida profesional.

    Resumo em Inglês:

    Study with qualitative approach objectifying to argue relative aspects to the project of implantation of the Systematization of the Assistance of Nursing - SAE in a public maternity, according to the view of the nursing students of the UFPI. The study was developed with 28 students, by written stories, grouped in three categories, whose analysis of the contents made possible the characterization of the signification units. The results showed that the SAE, although the initial resistance of the health professionals to its adoption, favored the learning of the nursing care and the assistance offered to the clientele, reflecting in the satisfaction of the students, of the users of the service and of the family. In the operating of the SAE was pointed difficulties related to the fulfilling of the adopted. The students valued the SAE as a necessary methodological instrument to the performance of the professional practice, as well had considered that the participation in the implantation of the project make possible the conditions to exercise it with autonomy in the professional life.
  • O efeito da deambulação na duração da faze ativa do trabalho de parto Pesquisa

    Mamede, Fabiana Villela; Almeida, Ana Maria de; Nakano, Ana Márcia Spanó; Gomes, Flávia Azevedo; Panobianco, Marislei Sanches

    Resumo em Português:

    O trabalho teve como objetivo analisar a associação entre a deambulação e a duração da fase ativa do trabalho de parto. Metodologia: estudo analítico de intervenção do tipo quase experimental. Fizeram parte do estudo 80 parturientes primíparas, admitidas em trabalho de parto espontâneo, no início da fase ativa. Instrumentos de coleta de dados: podômetro para medir a distância percorrida em metros, Escala Visual Numérica (EVN) de dor, formulário para o registro de dados. Resultados: as participantes percorreram uma distância média de 1.624 metros, 63,09% da fase ativa do trabalho de parto e em um tempo médio de 5 horas. Verificou-se que a quantidade deambulada durante as três primeiras horas da fase ativa está associada a um encurtamento do trabalho de parto, sendo que a cada 100 metros percorridos ocorreu uma diminuição de 22 minutos na primeira hora, 10 minutos na segunda hora e 6 minutos na terceira hora.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este trabajo fue la de analizar la asociación entre la deambulación y el tiempo de la fase activa del trabajo de parto. Metodología: estudio analítico de intervención del tipo casi experimental. Participaron del estudio 80 parturientes primíparas, admitidas en trabajo de parto espontáneo, en el inicio de la fase activa. Instrumentos de recopilación de datos: podómetro para medir la distancia transcurrida en metros, Escala visual numérica de dolor, Formulario para el registro de datos. Resultados: las participantes transcurrieron una distancia media de 1624metros, 63,09% de la fase activa del trabajo de parto y en un tiempo promedio de 5 horas. Se verificó que la cantidad deambulada durante las tres primeras horas de la fase activa está asociada a un acortamiento del trabajo de parto. Para cada 100 metros transcurridos ocurrió una disminución de 22 minutos en la primera hora, 10 minutos en la segunda hora y 6 minutos en la tercera hora.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze the association between walking and the duration of the active phase of labor. Methodology: We realized an analytic, an almost experimental intervention study. Study participants were 80 primiparous parturient women, who were admitted during spontaneous labor, at the start of the active phase. Data collection instruments: podometer to measure the distance walked in meters, numerical visual pain scale, and form for data registration. Results: the parturient women walked an average distance of 1624 meters, 63.09% of the active phase of labor and during an average time of 5 hours. We observed that the distance walked during the first three hours of the active phase is associated with a shorter labor time. For every 100 meters walked, duration decreased by 22 minutes during the first hour, by 10 minutes during the second hour and by 6 minutes during the third hour.
  • Perfil da mortalidade materna em maternidade pública de Teresina - PI, no Período de 1996 a 2000: uma Contribuição da Enfermagem Pesquisa

    Nascimento, Francisca Maria do; Dantas, Maria de Fátima Sá; Bezerra, Regina Luzia Alencar; Nery, Inez Sampaio

    Resumo em Português:

    Estudo quantitativo retrospectivo com objetivo de caracterizar o perfil da mortalidade materna em uma maternidade pública de Teresina-PI, no período de 1996 a 2000. O universo constou de 107 óbitos maternos, cujos instrumentos foram: prontuários, declarações dos óbitos, livro de registros e relatórios da enfermagem, coletados em setembro a dezembro de 2004 em formulário estruturado. Os dados relativos aos aspectos socioeconômicos e pessoais revelaram como procedência os Estados: Piauí (73), 33 da capital e 40 de outras cidades; Maranhão (33); e Pará (1). A maioria das mulheres era casada, tinha idade entre 20 e 30 anos, um a três filhos, ensino fundamental incompleto e era do lar. Os dados obstétricos na maioria revelaram a não-realização de seis consultas pré-natais, era a primeira gravidez, parto cesariano e admissão em estado grave. Destacaram-se como causas dos óbitos: infecções, hipertensão e hemorragias. Conclui-se que a mortalidade materna é problema grave, necessitando melhoria assistencial nos serviços de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cuantitativo y retrospectivo, que objetivó caracterizar el perfil de la mortalidad materna de una maternidad pública en Teresina PI (Brasil), en el periodo de 1996 hasta 2000. El universo fue compuesto por 107 muertes maternas, cuyos instrumentos fueron: prontuarios, declaración de muertes, libros de registros y relatos de la enfermería, colectados en septiembre y diciembre de 2004 en formulario estructurado. Los datos relativos a los aspectos socioeconómico y personales revelaran como origen los Estados: Pará (01), Maranhão (33) y Piauí (73) de estos 33 de Teresina y 40 del interior. La mayoría de las mujeres era casada, tenía edad entre 20 y 30 años, de uno a tres niños, la educación básica incompleta, trabajadoras del hogar. Los datos de la obstetricia habían demostrado que la mayoría no realizaron seis consultas prenatales, estaban en el primer embarazo, parto cesariano y admitido en estado serio. Fueran destacadas como causas frecuentes de las muertes: infecciones, hipertensión y hemorragias. Concluyese que la mortalidad materna es un grave problema, necesitando mejoría de la ayuda en los servicios de salud.

    Resumo em Inglês:

    Cuantitative and retrospective study that objectified to demonstrate the maternal mortality profile of a public maternity in Teresina - PI (Brazil), in the period between 1996 and 2000. The universe was composed by 107 maternal deaths, whose used instruments had been: medical record, declaration of death, book of register and nursing report, collected in September to December in a structuralized form. The related data to the social, economic and personal aspects had disclosed as origin states: Pará (01), Maranhão (33) and Piauí (73) of these 33 from Teresina and 40 from other cities. The majority of women were married, between 20 and 30 years old, with one to three children, incomplete basic education, and housewives. The obstetrics data had demonstrated that the majority did not carry through six prenatal consultations, were in the first pregnancy, cesarean childbirth and admitted in serious condition. As frequent causes of the deaths they had been distinguished: infections, hypertension and hemorrhages. It was concluded that the maternal mortality it is a serious problem, that needs improved assistance in the health.
  • Vivências de mulheres com diagnóstico de doença sexualmente transmissível - DST Pesquisa

    Araújo, Maria Alix Leite; Silveira, Claudia Bastos da

    Resumo em Português:

    As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) constituem problema de saúde pública em virtude da sua alta ocorrência. Nas mulheres, o controle é um desafio devido às implicações sociais e de gênero. Esse estudo objetiva conhecer como as mulheres vivenciam o diagnóstico de uma DST e as repercussões da revelação desse diagnóstico ao parceiro sexual. Estudo exploratório-descritivo desenvolvido em uma unidade de saúde de referência para DST de Fortaleza-Ceará. A coleta de dados foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2006 e analisada em duas categorias: vivências das mulheres com o diagnóstico da DST e repercussões da revelação do diagnóstico da DST ao parceiro sexual. Constatou-se que a ocorrência de uma DST resulta em impacto negativo para as mulheres em relação ao convívio social e ao relacionamento com o parceiro sexual. O aconselhamento desempenha papel fundamental para redução do estresse. Os serviços de saúde devem valorizar os aspectos emocionais relacionados ao diagnóstico da DST, visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida das mulheres e na abordagem do parceiro.

    Resumo em Espanhol:

    Las enfermedades sexualmente transmisibles (ETS) son un grave problema de salud pública, debido a alto prevalecimiento. En las mujeres, el control es un desafío, debido a las implicaciones sociales y de géneros. El objetivo de este estudio es saber como las mujeres viven la diagnosis de una ETS y las repercusiones de la revelación de esta diagnosis a su pareja sexual. Es un estudio exploratorio y descriptivo desarrollado en una unidad de salud de referencia para ETS de Fortaleza - Ceará (Brasil). La cosecha de datos fue realizada en los meses de febrero y marzo de 2006 y analizada en dos categorías: experiencias de mujeres con diagnóstico de ETS y las repercusiones de la revelación a la pareja sexual. Se constató que la ocurrencia de una ETS resulta en impacto negativo para las mujeres en relación al convivió social y al relaciones con la pareja sexual. El acto de aconsejar desempeña papel fundamental para la reducción de estrese. Los servicios de salud deben valorar los aspectos emocionales relacionados al diagnóstico de ETS, visando contribuir para el mejoramiento de la calidad de vida de las mujeres y en el abordaje de la pareja.

    Resumo em Inglês:

    The sexually transmissible diseases (STD) constitutes problem of public health, because of the high prevalence. For the women, the control is a challenge, because of the social implications and mainly of gender. This objective of this study was to know as the women feel the diagnosis of a STD and the repercussions of the revelation of this diagnosis to the sexual partner. Exploratory-descriptive study developed in a unit of reference health for STD in Fortaleza Ceará (Brazil). The collection of the data was accomplished the months of February and March in 2006 and the analyzed in two categories: women's experiences with STD diagnosis and the repercussion of the revelation of the STD diagnosis to the sexual partner. It was verified that the occurrence of other STD results a negative impact for the woman in a social relationship with a sexual partner. A word of advice is a fundamental work to reduce the stress. The services of health should valorize the emotional aspects related of the diagnosis other STD, with the vision to contribute with the improvement of the quality of the woman life and approach with the partner.
  • A Qualidade de Vida no Trabalho de Enfermagem Pesquisa

    Farias, Sheila Nascimento Pereira de; Zeitoune, Regina Célia Gollner

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo construir com os trabalhadores de enfermagem de Saúde Pública de um Centro Municipal de Saúde (CMS) uma proposta de indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho a partir da percepção dos mesmos. Utilizou-se da abordagem qualitativa, tendo como local de estudo um CMS localizado no município do Rio de Janeiro; os sujeitos foram 34 profissionais da equipe de enfermagem, representando 100% do grupo, a saber: 7 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem e 24 auxiliares de enfermagem. Foi utilizado grupo focal para obtenção dos dados. Como resultados, os trabalhadores apontaram como indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): a inter-relação pessoal, a comunicação interprofissional, as condições de trabalho, a organização e divisão do trabalho, os direitos no trabalho, a motivação e segurança. Neste sentido, conclui-se pela necessidade do desenvolvimento de programas que apóiem a qualidade de vida dos trabalhadores nas unidades de enfermagem em Unidades Básicas, considerando os fatores apontados pelos profissionais como elementos que caracterizam a QVT.

    Resumo em Espanhol:

    El actual estudio tuvo como objetivo construir con los trabajadores de enfermería de Salud Pública en un Centro Municipal de Salud (CMS) una propuesta de indicadores de Calidad de Vida en el Trabajo desde de la percepción de los mismos. Fue utilizado el abordaje cualitativo, teniendo como local de estudio un CMS ubicado en la ciudad de Rio de Janeiro; los sujetos fueron 34 profesionales del equipo de enfermería, representando 100% del grupo, a saber: 7 enfermeros, 3 técnicos de enfermería y 24 asistentes de enfermería. Utilizaron el grupo focal para la colecta de los datos. Como resultados, los trabajadores apuntaron como indicadores de Calidad de Vida en el Trabajo (CVT): la interrelación personal, la comunicación interprofesional, las condiciones de trabajo, la organización y división del trabajo, los derechos en el trabajo, la motivación y seguridad. En esta dirección, se concluyó que hay necesidad del desarrollo de programas que apoyen la calidad de vida de los trabajadores en las unidades de enfermería en Unidades Básicas, en vista de los factores señalados por los profesionales como elementos que caracterizan la CVT.

    Resumo em Inglês:

    The present study had as objective to construct with the workers of nursing of a Public Health in a Municipal Center of Health (MCH) a proposal of pointers of Quality of Life in the Work from the perception of the same ones. It was used of the qualitative boarding, having as local of study a MCH located in the city of Rio de Janeiro; the citizens had been 34 professionals of the team of nursing, representing 100% of the group, to know: 7 nurses, 3 technician of nursing and 24 nurse aid. Focal group for attainment of the data was used. As results the workers had changed as indicating of Quality of Life in Work (QLW): the personal interrelation, the communication Inter-professional, the conditions of work, the organization and division of the work, the rights in the work, the motivation and security. In this direction, if it concluded for the necessity of the development of programs that support the quality of life of the workers in the units of nursing in Basic Units, considering the factors pointed for the professionals as elements that characterize the QLW.
  • O docente de enfermagem e sua representação sobre a formação profissional Pesquisa

    Rodrigues, Juliana; Mantovani, Maria de Fátima

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi identificar a representação do docente sobre a formação do enfermeiro. Foram entrevistados 22 enfermeiros docentes do curso de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino superior da cidade de Curitiba. Os preceitos éticos foram respeitados, e o projeto foi aprovado pelo Comitê do Setor de Ciências de Saúde da Universidade Federal do Paraná. As entrevistas foram gravadas e transcritas, e os relatos, analisados por meio técnica da Análise de Conteúdo. O tema que emergiu dos discursos foi: A representação do perfil do enfermeiro formado pela instituição. Este tema possibilitou a composição de três categorias: enfermeiro crítico-reflexivo, humanista e autônomo. Consideramos que a representação dos docentes sobre a formação do enfermeiro afasta-os cada vez mais do paradigma tradicional, aproximando-os do paradigma emergente que propõe a metodologia do aprender a aprender, e que suas representações estão ancoradas na legislação vigente e na missão da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

    Resumo em Espanhol:

    Tratase de una investigación de naturaleza cualitativa, cuyo objetivo fue identificar la representación del docente en la formación del enfermero. Fueron entrevistados 22 enfermeros docentes del curso de graduación en Enfermería de dos instituciones de educación superior de la ciudad de Curitiba (Brasil). Los preceptos éticos fueron respetados, y el proyecto fue aprobado por el Comité del Sector de Ciencias de Salud de la Universidad Federal del Paraná (Brasil). Las entrevistas fueron grabadas y transcriptas, y los relatos, analizados por medio de la técnica del Análisis del Contenido. El tema que emergió de los discursos fue: La representación del perfil del enfermero formado por la institución. Este tema hizo posible la composición de tres categorías: enfermero crítico-reflexivo, humanista y autónomo. Consideramos que la representación de los docentes sobre la formación del enfermero lo aleja más del paradigma tradicional, acercándole del paradigma emergente que propone la metodología del aprender a aprender, y que sus representaciones están ancladas en la ley vigente y en la misión de la universidad: educación, investigación y extensión.

    Resumo em Inglês:

    It is about a research of qualitative nature, whose objective was to identify the representation of the professor on the formation of the nurse. Were interviewed 22 teaching nurses of the course of graduation in Nursing of two institutions of superior education of the city of Curitiba (Brazil). The ethics precepts were respected, and the project was approved by the Committee of the Sector of Sciences of Health of the Federal University of the Paraná (Brazil). The interviews were recorded and transcribing, and the reports, analyzed by the technique of the Analysis of Content. The theme that emerged of the speeches was: The representation of the profile of the nurse formed by the institution. This theme made possible the composition of three categories: critical-reflexive nurse, humanistic and autonomous worker. We consider that the representation of the professors about the formation of the nurse more moves them away from the traditional paradigm, approaching them of the emergent paradigm that considers the methodology of learning to learn, and that their representations are anchored in the current law and in the mission of the university: education, research and extension.
  • Enfermagem e história da enfermagem: aspectos epistemológicos destacados na construção do conhecimento profissional Reflexão

    Carvalho, Vilma de

    Resumo em Português:

    Trata de discutir o tema designado como "A Construção do Saber de História da Enfermagem" com dois objetivos: 1. contribuir na ampliação do espaço dos pesquisadores da enfermagem justificando seus direitos em relação aos objetos de estudo ligados às disciplinas de sua formação profissional - Enfermagem e História da Enfermagem; e 2. ressaltar conceitos para uma epistemologia da enfermagem considerando aspectos da construção do conhecimento potenciais para reduzir dificuldades nas pesquisas da enfermagem, em especial no interesse da história da enfermagem brasileira. A abordagem parte da atitude intelectual face ao assunto e é colocada segundo uma postura crítica coerente com conjeturas e reflexões acerca de aspectos epistemológicos destacados na construção do conhecimento profissional, com mais pertinência ao pensar sobre Enfermagem - seu saber e sua história. As considerações visam a idéia representada pela questão de conhecimentos em construção a meio caminho entre subjetividade e objetividade - aspectos epistemológicos desses conhecimentos, e como sucedem no campo epistêmico. A Enfermagem e a História da Enfermagem são focalizadas como um conjunto de elementos relativos à prática social da profissão e outros radicados nas determinações históricas. A autora trata o assunto com base em conceitos epistemológicos (Canguilhem e Barchelard) relativamente ao que se deve compreender por "história das ciências" e numa perspectiva do que se possa compreender por "a atualidade da história das ciências".

    Resumo em Espanhol:

    Tratase de discutir el tema designado como "la Construcción del Saber de la Historia de la Enfermería" con dos objetivos: 1. contribuir en la ampliación del espacio de los investigadores de enfermería justificando sus derechos en relación al objeto de estudio unidos a los cursos de su formación profesional Enfermería e Historia de la Enfermería; y 2. resaltar conceptos para una epistemología de la enfermería considerando aspectos potenciales en la construcción del conocimiento para reducir dificultades en las investigaciones da enfermería, en especial en el interés de la historia de la enfermería brasileña. El abordaje parte de la actitud intelectual frente al asunto y es colocada siguiendo una postura crítica, coherente con conjeturas y reflexiones acerca de aspectos epistemológicos destacados en la construcción del conocimiento profesional, con mas pertinencia al pensar sobre Enfermería - su saber y su historia. Las consideraciones visan la idea representada por el problema de conocimientos en construcción medio camino entre subjetividad y objetividad - aspectos epistemológicos de esos conocimientos y como suceden en el campo epistémico. La Enfermería y la Historia de la Enfermería son enfocados como un conjunto de elementos relativos a la práctica social de la profesión y otros radicados en las determinaciones históricas. La autora trata el asunto con base en conceptos epistemológicos (Canguilhem y Barchelard) relativamente a lo que se debe comprender por "historia de las ciencias" y en una perspectiva de lo que se pueda comprender por "la actualidad de la historia de las ciencias".

    Resumo em Inglês:

    It treats to argue the designed theme as "the Construction of the History of the Nursing Know " with two objectives: 1. to contribute in the magnifying of the space of the researchers of the nursing justifying its rights related to the objects of study linked to the discipline of professional formation - Nursing and History of the Nursing; and 2, to stand out concepts for a epistemology of the nursing considering aspects of the construction of the knowledge potentials to reduce difficulties in the research of nursing, specially in the interest of the history of the Brazilian nursing. The approach come from the intellectual attitude face to the subject and is placed according to a coherent critical position with conjectures and reflections concerning the epistemological aspects detached in the construction of the professional knowledge, with more relevancies on the thinking about Nursing - its known and its history. The considerations aim at the idea represented by the question of knowledge in construction in the half way between subjectivity and objectivity - epistemological aspects of these knowledge, and as they occur in the epistemic field. The Nursing and the History of the Nursing are focused as a set of elements related to social practice of the profession and others consolidated in the historical determination. The author treats the theme on the basis of epistemological concepts (Canguilhem and Barchelard) relatively to that it must be understood as "history of sciences" and in a perspective of what can be understood as "the present time of the history of sciences".
  • O significado do pensar/fazer da prática do enfermeiro: uma revisão sistemática em artigos da REBEn 1932-1971 Reflexão

    Simões, Sonia Mara Faria

    Resumo em Português:

    A pesquisa teve por objetivo analisar compreensivamente o significado atribuído ao pensar/fazer da prática do enfermeiro. Utilizou o método de revisão sistemática, tendo como pressuposto a concepção da Enfermagem dialógica e a interpretação na ótica de Martin Heidegger. A amostra, composta por trinta e três publicações, foi selecionada a partir da Revista Brasileira de Enfermagem no período de 1932 a 1971. A análise dos textos revelou que o pensar/fazer caminhou de uma Enfermagem essencialmente técnica para uma Enfermagem relacional que visava prioritariamente o mundo social e de saúde. Posteriormente, emerge a Enfermagem dialógica, estabelecida na relação enfermeiro/cliente através da ponte dada pela sistematização da assistência aos clientes. Assim, a Enfermagem brasileira demonstrou a busca por um habitat profissional próprio e autêntico, mas que acabou se restringindo ao mundo acadêmico ao longo dos últimos 30 anos. Na atualidade, acredito ser urgente para a comunidade da Enfermagem discutir suas especificidades epistemológicas contribuindo para um habitat social e profissional próprio.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación tenía como objetivo analizar el significado atribuido al pensar/hacer del práctica de la enfermera. Utilizó el método de revisión sistemática, teniendo como presupuesto el concepto de enfermería dialógica y de la interpretación en la óptica de Martin Heidegger. La muestra es compuesta por treinta y tres publicaciones, fue seleccionada de la Revista Brasileira de Enfermagem en el período de 1932 al 1971. El análisis de los textos reveló que el pensar/hacer caminó de la enfermería esencialmente técnica para la enfermería relacional que tuvo como objetivo prioritário el mundo social y el mundo del salud. Más adelante, la enfermería dialógica estabelecida en la relacción enfermera/cliente a través del puente dada para la sistematización de la ayuda a los clientes. Así, la Enfermería brasileña demonstró la búsqueda para un habitat profesional propio y auténtico, pero eso que acabó se restringiendo al mundo académico a lo largo de los ultimos 30 años. En la actualidad creo ser urgente para las enfermeras discutir sus especificidades epistemológicas que contribuyen para un propio habitat social y profesional.

    Resumo em Inglês:

    The research had as objective to analyze in a comprehensive way the attributed meaning to thinking/doing in the nurse practice. Was used the systematic literature review method with dialogic nursing conception and Martin Heidegger's point of view interpretation. The sample was composed by thirty and three publications, selected from the Brazilian Magazine of Nursing in the period between 1932 and 1971. The texts analysis revealed that the thinking/doing walked from a essential technical Nursing to a relational Nursing that aimed essentially the social world and of health. After arise the dialogical Nursing, established in the nurse/client relationship trough the bridge build by the systematization of the assistance to the clients. Thus, the Brazilian Nursing demonstrated the search for an own and authentic professional habitat, but end restricted itself to the academic world trough the last 30 years. Nowadays, I believe it must be urgent to the Nursing community to discuss its epistemological specificies contributing to an own social and professional habitat.
  • Aplicação de estruturas conceituais na consulta de enfermagem à família Reflexão

    Costa, Lígia Barros; Costa, Alane Andréa Souza; Saraiva, Maria Roselise Bezerra; Barroso, Maria Grasiela Teixeira

    Resumo em Português:

    Estudo analítico-descritivo, no qual se objetiva refletir sobre a aplicação do Modelo de Atividades de Vida, de Roper, Logan e Tierney, e do Modelo de Autocuidado, de Orem, como base conceitual na prática de Enfermagem com famílias, em atenção primária de saúde. O interesse pelo estudo emergiu da necessidade de dotar a Unidade do Cuidado de Enfermagem do Centro de Desenvolvimento Familiar (UCE/CEDEFAM) de um corpo teórico que favoreça o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e cuidado. Foi possível constatar que existe coerência semântica entre os modelos, o que torna compatível a sua utilização concomitante, mesmo que em etapas diferentes do processo de cuidar. Esta constatação permitirá ampliar a base conceitual atualmente empregada no cuidado de Enfermagem à família no CEDEFAM.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio analítico-descriptivo, en el cual objetivamos reflejar sobre la aplicación de los Modelos de Roper, Logan y Tierney, además de Orem, basado en la práctica conceptual de Enfermería con familias, en la atención primaria de salud. El interés por el estudio emergió de la necesidad de adoptar la Unidad del Cuidado de Enfermería de la Unidad de Desarrollo Familiar (UCE/CEDEFAM) de un cuerpo teórica que favorezca el desarrollo de actividades de enseñanza, investigación y cuidado. Fue posible constatar que hay una coherencia semántica entre los modelos el que convierte compatible su utilización concomitante, aunque en etapas diferentes del proceso de cuidar. Esta comprobación permitirá ampliar la base conceptual que en la actualidad se usa en el cuidado de enfermería a la familia en el CEDEFAM.

    Resumo em Inglês:

    This is an analytical-descriptive study that has as objective to reflect about the Roper, Logan and Tierney's and Orem's Nursing Self-care Model application, as conceptual base to family nursing primary health care. The interest for this study emerged of the endow necessity the Nursing Care Unit of Familiar Development Center (UCE/CEDEFAM), Fortaleza, Northeastern Brazil by a theoretical body that promote some education, research and caring activities. We evidenced that selected models has a semantics coherence becoming compatible its concomitant use despite in different stages care process. This verification it will permit to extend the conceptual base that at present is used in the care of nursing to the family at CEDEFAM.
  • A importância do cuidador no contexto da saúde do idoso Revisão Crítica

    Moreira, Marcia Duarte; Caldas, Célia Pereira

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo bibliográfico que busca discutir a temática "idoso dependente de cuidados e a capacitação do cuidador no contexto domiciliar". A análise foi realizada a partir de autores que desenvolveram estudos sobre envelhecimento com dependência, cuidado familiar e ações direcionadas ao cuidador informal. Os temas destacados para esta análise foram: o papel do cuidador informal no cuidado do idoso dependente; a vivência de ser um cuidador familiar; e os modelos de atenção e suporte direcionados ao cuidador informal. O estudo demonstra a importância da ampliação de estratégias que tenham o cuidador como sujeito principal, cabendo ao profissional de saúde e às políticas públicas valorizarem a rede de suporte ao idoso dependente. Esta rede é importante como base do processo de cuidar com qualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio bibliográfico que busca discutir la tematica del anciano dependiente y la capacitación del cuidador en el contexto domiciliar. La análisis fue realizada a partir de autores que desarollaron estudios sobre envejecimiento con dependencia, cuidado familiar y acciones direccionadas al cuidador informal. Los temas destacados para esta análisis fueron: el papel del cuidador informal en el cuidado al idoso dependiente; la vivencia de ser un cuidador familiar; y los modelos de atención y suporte dirigidos para el cuidador informal. El estudio muestra la importancia de la ampliación de estrategias que tengan el cuidador como sujeto principal, siendo de competencia del profesional de salud y de las políticas públicas valoraren la red de soporte al idoso dependiente y tenerla como aliada en el proceso de cuidar con calidad.

    Resumo em Inglês:

    The present study is a bibliographic research that aims to discuss the theme "the dependent elderly and caregiver's skills in domiciliary context". The authors who developed studies on dependent elderly, familiar care and non-professional care actions were consulted. The themes emphasized were: the role of non-professional caregivers; the experience of caring a relative, and models of assistance and support for non-professional caregivers. The study shows the importance of establishing strategies of support for the community Care. It is up to the health professionals and to the public policies to value a support system to the dependent aged cared in community. This system should be the base for a qualified process of care.
  • Intercâmbio internacional EEAN/UFRJ e Instituto Superior de Ciências de Saúde da República de Moçambique: criando as bases de uma cooperação técnico-educacional Relato De Experiência

    Moreira, Marléa Chagas; Alvim, Neide Aparecida Titonelli; Tyrrell, Maria Antonieta Rubio; Cabral, Ivone Evangelista; Monjane, Lidia; Tuto, Domingos E

    Resumo em Português:

    O estudo visa descrever as atividades desenvolvidas durante visita de trabalho de uma delegação do Instituto Superior de Ciências da Saúde da República de Moçambique (ISCISA) na Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, bem como as primeiras repercussões que culminaram em proposta de convênio entre estas instituições. O propósito foi o estabelecimento de cooperação e intercâmbio internacional para formação e qualificação de recursos humanos em enfermagem. Como resultado dessa visita, foi assinada uma Carta de Intenção entre EEAN/UFRJ e ISCISA, cujas primeiras repercussões foi a realização de uma Reunião Científica no Brasil e uma Missão Brasileira de cooperação técnico-educacional em Moçambique.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio visa describir las actividades desarrolladas durante la visita de trabajo de una delegación del Instituto Superior de las Ciencias de la Salud de la República de Mozambique (ISCISA), en la Escuela de Enfermería Ana Nery/UFRJ, así como las primeras repercusiones que habían culminado en una oferta de acuerdo entre estas instituciones. La intención era el establecimiento de la cooperación y del intercambio internacional para la formación y calificación de recursos humanos en enfermería. Como resultado de esta visita fue firmada una Carta de Intención entre EEAN/UFRJ e ISCISA, cuyas primeras repercusiones fueron la realización de una Reunión Científica en el Brasil y una Misión Brasileña de Cooperación Tecnico-Educacional en Mozambique.

    Resumo em Inglês:

    The study aims to describe the activities developed during the visit of work from a delegation of the Superior Institute of Health Sciences from the Republic of Mozambique (ISCISA), in the Anna Nery School of Nursing/UFRJ, as well as the first repercussions that had culminated in an agreement proposal between these institutions. The intention was the establishment of cooperation and international exchange for formation and qualification of human resources in nursing. As result of this visit was signed a Letter of Intention between EEAN/UFRJ and ISCISA, whose first repercussions were the accomplishment of a Scientific Meeting in Brazil and a Brazilian Mission of technical-educational cooperation in Mozambique.
  • Gerenciamento inter(rel)ações humanas no Programa Fábrica de Cuidados Relato De Experiência

    Costa, Eva Maria; Figueiredo, Nébia Maria Almeida de; Gusmão, Eduardo; Tonini, Teresa; Tozini, Abilio; Araújo, Wilma Ferreira

    Resumo em Português:

    Trata da experiência de oito anos da implantação do Programa "Fábrica de Cuidados - um espaço para criar modelos e tecnologias em saúde". Questão norteadora: quanto tempo é necessário para a criação de relações seguras/sustentáveis entre docentes e comunidade e que problemas/dificuldades são vividos no cotidiano de gerenciar um programa comunitário? Objetivos: Identificar as facilidades/dificuldades destacadas nas relações entre os gestores e as comunidades, caracterizando-as; e discutir as implicações destas facilidades/dificuldades para o gerenciamento do Programa. Método qualitativo e estudo exploratório-descritivo. Os resultados indicam a necessidade de: a) conhecer e confiar no outro; b) tempo e disponibilidade; c) controle do processo. Conclusão: Necessitamos de 10 anos para fortalecer vínculos de confiança no trabalho e nas relações. Houve exigências de ceder e avançar nos desejos e nas necessidades de cada grupo, mas a experiência tem propiciado aprender buscar coletivamente outros caminhos e "fugas" para resolução de problemas da comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    La experiencia de ocho años de la implantación del Proyecto "Fábrica de Cuidados - un espacio para crear modelos y tecnologías en salud". Tuvo como cuestión norteadota: ¿Cuánto tiempo es necesario para la creación de las relaciones seguras/sustentables entre los profesores y la comunidad? y ¿Cuáles problemas/dificultades se viven diariamente en la administración de un proyecto comunitario? Objetivos: Identificar las facilidades/dificultades separadas en las relaciones entre los encargados del proyecto caracterizándolas; discutir las implicaciones de estas facilidades/dificultades para la administración. Los resultados apuntan la necesidad de: a) conocer y confiar en el otro, b) tiempo y disponibilidad, c) control del proceso. Conclusión: necesitamos de 10 años para fortalecer un enlace de confiabilidad para trabajar juntos. Esto ha exigido momentos para ceder y avanzar en los deseos y las necesidades de cada persona en las cuestiones colectivas así como en las individuales, pero eso ha proporcionado buscas de aprendercolectivamente otros caminos y "escapes" para la resolución de problemas de la comunidad.

    Resumo em Inglês:

    Study about the experience of eight years of the implantation of the Program "Factory of Cares - a space to create models and technologies in health". Guiding Questions: How long does it take to create secure/maintainable relationships among professors and community? What problems/difficulties are experienced in the daily management of a communitarian project? Objectives: the identifying the facilities/difficulties detached at the relationship among the managers of the Program, characterizing them; arguing the implications of these facilities/difficulties for the management. The results have pointed to the necessity of: a) know and trust on the other, b) time and availability, c) control of the process. We need of 10 years to strengthen a reliable bond to work together. This has demanded yielding and advancing into desires and of each one's necessities on the collectives issues as well as on the individual ones, but it has propitiated to learn how to search together other ways and "escapes" to solve this community problems.
  • Interfaces da história da enfermagem: a contribuição da Associação Brasileira de Enfermagem Relato De Experiência

    Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Sanna, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    No contexto de transformação pela qual passou a Enfermagem brasileira, a Associação Brasileira de Enfermagem foi e é protagonista no cenário de compromisso com a categoria e a produção e difusão do conhecimento. A ABEn, como entidade representativa dos enfermeiros, liderou este processo, e neste artigo lança-se um olhar atento de avaliação do passado, entendendo o presente e, mais que tudo, desenhando as possibilidades para o futuro. Nessa perspectiva, o projeto de preservação do acervo e resgate da história da associação, em parceria com o NUPHEBRAS / EEAN, é um marco histórico que se reveste de importância para as próximas gerações de enfermeiros. Ao fazer o seu dever de conservar seu Centro de Documentação, disponibilizá-lo aos abenistas e às novas gerações, a ABEn reitera o seu compromisso com a história da Enfermagem brasileira, dando o exemplo que espera que frutifique.

    Resumo em Espanhol:

    En el contexto de transformación por la cual pasó la Enfermería brasileña, la Asociación Brasileña de Enfermería era y es protagonista en el escenario de compromiso con la categoría y la producción y la difusión del conocimiento. La ABEn como entidad representativa de las enfermeras condujo este proceso y en este artículo, se lanza una mirada atenta de evaluación del pasado, entendiendo el presente y, más que todo, dibujando las posibilidades para el futuro. En esta perspectiva, el proyecto de preservación del acervo y el rescate de la historia de la asociación, en parcería con el NUPHEBRAS/EEAN, es un marco histórico que se recubre de importancia para las generaciones siguientes de enfermeros. Al hacer su deber de conservar su Centro de Documentación, hacerlo disponible a los asociados de la ABEn y a las nuevas generaciones, la ABEn reitera su compromiso con la historia de la Enfermería brasileña, dando el ejemplo esperado.

    Resumo em Inglês:

    In the context of changes which Brazilian Nursing had passed, the Brazilian Nursing Association - ABEn, was and it is the protagonist in the scenery of commitment with the category and the production and dissemination of knowledge. The ABEn, as nurse´s representative entity, leaded this process, and in this article, launches a look at with attention to evaluate the past, understanding the present and, more than everything, drawing possibilities for the future. In this perspective, the project of preservation of the pile and historical rescue of the association, in partnership with the NUPHEBRAS/EEAN, is a historical mark that is coated of relevance for the next generation of nurses. In comprising the duty of conserving its Documentation Center, and to make it available to ABEn´s associates as well to the new generations, ABEn reiterates its compromise with the history of Brazilian Nursing, giving an expected example.
  • Homenagem internacional a ilustre enfermeira peruana Susana Espino Muñoz - pela ALADEFE/UDUAL na Espanha Carta Ao Editor

    Heredia, Ana María
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