Acessibilidade / Reportar erro

A CÉLULA MATER DA COMPOSIÇÃO MUSICAL E SEUS TRAÇOS GENÉTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE OS DOCUMENTOS MUSICAIS

The mater cell of musical composition and its genetic traces: an analysis of musical documents

RESUMO

Objetivo:

Este estudo tem como objeto de análise o documento musical, com o objetivo de evidenciar se a criação musicográfica pode gerar outros documentos interligados em si por uma célula mater, estando cada documento atrelado ao contexto sociocultural em que foi produzido.

Método:

Trata-se de uma pesquisa descritiva e documental de natureza qualitativa, em que foi adotado o método indiciário, que direcionou o levantamento de informações significativas para o estudo.

Resultado:

Como resultados, foram evidenciados que a criação musical quando registrada pela primeira vez, surge sua célula mater, que poderá se multiplicar e/ou subdividir, tanto na perspectiva do documento quanto da informação. A respeito da informação, da célula mater poderá surgir arranjos, edições, adaptações que são consideradas neste estudo como ramificações da composição original da obra. Quanto aos documentos, uma partitura pode subdividir em partes que apresentam trechos de instrumentos musicais específicos.

Conclusões:

Conclui que a concepção de célula mater na criação musical pode contribuir para que os profissionais da informação possam aprimorar os processos relacionados ao tratamento dos documentos musicográficos, evidenciando os aspectos socioculturais em que o documento e suas ramificações foram produzidos.

PALAVRAS-CHAVE:
Documento musical; Informação musical; Partituras; Documentos musicográficos

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade. CEP-88040-900, Telefone: +55 (48) 3721-2237 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: encontrosbibli@contato.ufsc.br