Acessibilidade / Reportar erro

Estratégia de desenvolvimento e as três frentes de expansão no Brasil: um desenho conceitual

Development strategies and the three fronts of expansion in Brazil: a conceptual design

O artigo pretende ajudar a organizar, conceitualmente, o debate brasileiro sobre desenvolvimento, em sua dimensão econômica. Desenha uma estratégia de desenvolvimento para o Brasil com base na ideia de existência de três frentes de expansão, movidas pela demanda - três "motores do investimento": consumo de massa, recursos naturais e infraestrutura. Enfatiza a relevância de se acionarem dois "turbinadores" desses motores do desenvolvimento (inovação tecnológica e reativação de encadeamentos produtivos tradicionais). Argumenta, também, que a fórmula corresponde a um padrão viável de expansão econômica a longo prazo - tal como, no passado, deu-se com o processo de industrialização.

Estratégia de desenvolvimento; Frentes de expansão; Consumo de massa; Recursos naturais; Infraestrutura


Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br