Acessibilidade / Reportar erro

Imigrantes e fazendeiros no alvorecer da indústria paulista: a formação da Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo (1882-1892)* * O trabalho teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no processo 08/50917-0.

Immigrants and farmers at the dawn of São Paulo's industry: the formation of the Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo (1882-1892)

Resumo

Em que pese o crescimento recente do campo história de empresas no Brasil, ainda permanecem lacunas sobre como e quem constituiu algumas das grandes firmas nacionais presentes no início do avanço industrial paulista, caso da Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo, criada em 1890 na capital paulista. Dessa forma, o artigo busca mostrar que na formação da maior empresa de bens de capital paulista do final do XIX e décadas iniciais do século XX, a Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo - a partir da incorporação da Lacerda, Camargo & Cia. e da Engelberg, Siciliano & Cia. - concorreram tanto nacionais quanto estrangeiros, que comandavam as empresas que foram incorporadas. Para tanto, utilizaremos demonstrações financeiras, relatórios, contratos e atas das seguintes empresas: J. Arbenz & Cia.; Lacerda, Camargo & Arbenz; Lacerda, Camargo & Cia; Cia. Mecânica e Importadora de São Paulo, além de anúncios do jornal Correio Paulistano no período 1882-1893.

Palavras-chave:
Indústria; Imigrantes; Fazendeiros; São Paulo

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br