Acessibilidade / Reportar erro

A gênese do neoliberalismo no Brasil: uma análise dos ajustes da SEST* * É baseado em parte da minha tese de doutorado defendida no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp) e intitulada “Imperialismo e empresas estatais no capitalismo dependente brasileiro (1956-1998)”.

The genesis of neoliberalism in Brazil: an analysis of SEST adjustments

Resumo

O artigo discute o início do neoliberalismo no Brasil a partir dos ajustes promovidos sobre as empresas estatais do país pela Secretaria de Controle das Empresas Estatais (SEST) no começo dos anos 1980. As políticas da SEST promoveram o neoliberalismo no Brasil antes mesmo dos ajustes propostos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) a partir de 1983 e muito anteriormente às propostas do Consenso de Washington e à política econômica implementada a partir dos anos 1990, como costuma ser datado pela literatura econômica o marco do neoliberalismo no país.

Palavras-chave:
Empresas multinacionais; SEST; Neoliberalismo

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br