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Ativismo da Juventude no Chile: das desigualdades educacionais urbanas às experiências de convivência e de solidariedade9 1 Este artigo é baseado na tese de doutorado inédita Space and Politics in the Penguins’ movement: geographies of the political construction of the Chilean student movement, UCL Institute of Education, University College London. A autora agradece pelo apoio financeiro da Society for Latin American Studies (SLAS) para realização do trabalho de campo no Chile entre julho e novembro de 2011.

Resumo:

Este artigo examina as geografias do ativismo político da juventude no Chile. Defende que uma identidade espacial histórica da educação pública, sendo motor da mobilidade da classe trabalhadora e da classe média e fazendo a interseção tanto com contextos de combinação social como com uma desigualdade educacional urbana histórica, fornece uma lente diferente para compreender o ativismo da juventude. Este artigo procura analisar os vínculos entre estas espacialidades da educação pública e as diferentes geografias do ativismo da juventude como espaços de convivência e como práticas de solidariedade. Reflete sobre a necessidade de que os debates continuados a respeito da educação para a cidadania envolvam estas geografias do ativismo da juventude, com a finalidade de compreender plenamente a importância da participação política da juventude nas agendas neoliberais da educação voltada para o mercado.

Palavras-chave:
Movimento Estudantil Chileno; Ativismo da Juventude; Educação Pública; Cidadania

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