Acessibilidade / Reportar erro

Marketing e Educação Política: um estudo sobre agentes, estratégias e interpretações da cultura

Political Marketing and Education: a study on agents, strategies and interpretations of culture

Resumo:

O objetivo deste artigo é refletir sobre o marketing político como instância cultural e socializadora capaz de oferecer uma educação política para amplos segmentos da população. Com suas estratégias comunicacionais, os profissionais da área são potenciais produtores, difusores, mediadores e consagradores de ideias acerca da política, do povo e da nação brasileira. O artigo propõe discutir algumas estratégias dando destaque aos mecanismos utilizados para orientar percepções acerca dos vínculos sociais entre os agentes da política, com destaque para os candidatos e os eleitores. Trata-se de um esforço de precisar as relações indissociáveis entre a sociologia da educação e a sociologia da cultura.

Palavras-chave:
Marketing Político; Educação Política; Cultura; Socialização; Agentes Socializadores

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br