Acessibilidade / Reportar erro

Métodos Quantitativos na Educação Comparada e em Outros Cursos: são válidos?

Resumo13 13 Este artigo é derivado de outro publicado em Real World Economics Review. Eu gostaria de agradecer a Jim Cobbe pelos comentários a uma das versões. Quero agradecer especialmente a Sande Milton por seus insights e longa colaboração comigo em relação a este tópico. :

A comparação é a essência da ciência e o campo da educação comparada e internacional, como muitas ciências sociais, encontra-se dominado por abordagens metodológicas quantitativas. Este artigo levanta questões fundamentais a respeito da utilidade da análise de regressão para inferências causais. Examina três obras extensas de análise de regressão aplicada referentes a políticas educacionais. O artigo conclui que o alcance ou até mesmo a proximidade das condições necessárias para que a análise de regressão produza inferências causais válidas está mais distante do que nunca, de modo que estas inferências nunca são válidas. As metodologias de pesquisa alternativas são então brevemente discutidas.

Palavras-chave:
Educação Comparada; Métodos de Pesquisa; Análise de Regressão; Inferência Causal

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br