Acessibilidade / Reportar erro

Cultura Didática: olhar teórico para compreender a (não) inovação no ensino

RESUMO

Diferentes estudos têm sinalizado a dificuldade dos professores em inovar suas práticas. Para melhor compreender esta dificuldade, propõe-se a noção de cultura didática. Tendo em vista os conceitos de cultura, cultura escolar, cultura de área e cultura científica e transposição didática, o conceito de cultura didática é apresentado como uma forma de compreender os mecanismos sociais que atuam no microcosmo da sala de aula, funcionando como o meio fluido que tanto possibilita como refreia as inovações de caráter prático. Apresenta-se, ao final, um exemplo do uso do conceito para pesquisa em campo e perspectivas futuras de elaboração teórica.

alavras-chave
Inovação; Cultura; Cultura Didática; Cultura Escolar; Práticas Docentes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br