Acessibilidade / Reportar erro

Representações da Infância nos Discursos Pedagógicos: mutações e temporalidades

Representations of Childhood in Pedagogical Discourses: mutations and temporalities

Resumo:

Este estudo analisa as representações da infância nos discursos pedagógicos com o objetivo de detectar mutações que ocorreram na imagem da criança-aluno na modernidade. Tem-se como principal hipótese que as diferentes imagens da infância forjadas no âmbito da Pedagogia estão intrinsecamente ligadas às transformações no relacionamento das sociedades modernas com a temporalidade.

Palavras-chave:
Infância; Representação; Discurso Pedagógico; Regimes de Historicidade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br