Acessibilidade / Reportar erro

Narrativas de Transição, Eventos Priming, Processos Reprodutivos nas Vidas das Famílias Negras que vivem na Pobreza1 1 Este artigo integra a seção temática, Infâncias e Educação das Relações Étnico-Raciais, organizada por Renato Noguera (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Míghian Danae Ferreira Nunes (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Luciana Pires Alves (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Nancy Lamenza Sholl da Silva (Universidade Federal Fluminense).

Resumo:

Este artigo relata uma etnografia de três anos com nove famílias negras que vivem na pobreza. Vendo a socialização como um processo de reprodução interpretativa, o artigo examina a linguagem e os estilos comunicativos em várias culturas locais nas quais as famílias estão inseridas. Esses estilos comunicativos são cruciais para compreender as atividades rotineiras em que pais e filhos enfrentam as exigentes estruturas e circunstâncias socioeconômicas de suas vidas diárias. Microanálises de entrevistas em profundidade e interação natural em casa, comunidade e escolas geram narrativas detalhadas das transições das crianças pequenas da família para a escola e para a comunidade em geral.

Palavras-chave:
Narrativas de Transição; Eventos Priming; Famílias Negras

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br