Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Realidade, Volume: 45, Número: 3, Publicado: 2020
  • Alguns Pensamentos a Respeito de Wittgenstein e Educação Seção Temática: Wittgenstein E Educação

    Almeida, João José R. L. de

    Resumo em Português:

    Resumo: A finalidade deste artigo é apresentar um conjunto de oito discussões diferentes sobre o tema da educação no escopo de uma crítica wittgensteiniana da linguagem. Para tanto, adoto como temas relevantes não apenas o desenvolvimento e as peculiaridades do pensamento de Wittgenstein sobre a linguagem, mas também as dificuldades de suas metodologias, sua noção de “terapia” e a literariedade de seus escritos durante o amadurecimento de sua obra. Espero que este breve encadeamento sirva como introdução à leitura dos textos de nossa seção temática, pois todos abordam estes mesmos pontos de uma maneira ou de outra, seja concordando, seja divergindo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this article is to present a set of eight distinct discussions on the topic of education within the scope of a Wittgensteinian critique of language. To this end, I trace not only the development and peculiarities of Wittgenstein’s thought on language, but also the difficulties of his methodologies, his notion of “therapy”, and the literariness of his writings right through the maturation of his work as relevant topics to that effect. I hope this brief articulation will serve as an introduction to the reading of the texts of our thematic section, as they all touch in one way or another on these same points in a concordant or divergent way.
  • Investigações Pedagógicas: Wittgenstein e educação Seção Temática: Wittgenstein E Educação

    Peters, Michael A.

    Resumo em Português:

    Resumo: Nesta breve digressão autobiográfica, o professor Michael Peters não apenas nos apresenta aos aspectos mais fundamentais de seu pensamento em filosofia da educação, mas também ao modo como, em meio a algumas preocupações específicas, seu encontro com Wittgenstein e filósofos pós-estruturalistas definiu a maneira pela qual percorreu sua trajetória intelectual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this brief autobiographical excursus, Professor Michael Peters not only presents us with the most fundamental aspects of his thinking in philosophy of education, but reveals how, in the midst of some specific concerns, his encounter with Wittgenstein and post-structuralist philosophers ended up shaping the way that he traveled in his intellectual path.
  • A Relevância de Wittgenstein para a Filosofia da Educação: reflexões pessoais sobre usos significativos do pós-fundacionalismo Seção Temática: Wittgenstein E Educação

    Stickney, Jeff

    Resumo em Português:

    Resumo: Convidado a examinar meu trabalho em filosofia da educação relacionada à filosofia do último Ludwig Wittgenstein, primeiro investiguei como se tornou um pensador significativo neste campo. Ao afirmar esta conexão após algumas observações parciais, e ao esclarecer o propósito das frequentes observações de Wittgenstein sobre aprendizagem como filosóficas ao invés de pedagógicas, a seguir revisito minha discussão com Michael Luntley a respeito da interpretação de observações de Wittgenstein sobre treino. Ao evitar Abrichtung, leitura de ‘treinamento animal’, alinho-me com a perspectiva social-normativa de José Medina de gradativamente alcançar (por meio da formação), autonomia e domínio das regras. Seguir a leitura social-normativa amplamente compartilhada abre, então, uma perspectiva para diversas aplicações relevantes da filosofia pós-fundacional de Wittgenstein na educação. Uma questão é o desvio da regra nas reformas curriculares em que, ao invés de padronização e consenso, encontramos múltiplas interpretações de normas curriculares. Outra pergunta incômoda é como julgamos com algum grau de certeza a eficácia ou a lucidez de práticas pedagógicas variadas, como ao pesar os méritos da descoberta versus abordagens fundamentais no treino em matemática. Ao reconhecer como as pessoas podem ser potencialmente cegadas por reações antigas habituais e pressupostos ‘consolidados’, e também com base em Foucault, considero aplicações a questões de justiça social em termos de como, em geral, consideramos os outros: diagnosticar estudantes com TDAH ou superdotados, usar linguagem abusiva nas escolas, reconhecer reivindicações de indígenas pela soberania em um processo de decolonização da educação, e considerar árvores e outros seres não-humanos como algo mais do que recursos imóveis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Invited to survey my work in Philosophy of Education related to the later philosophy of Ludwig Wittgenstein, I first investigate how Wittgenstein became a significant thinker in this field. Affirming this connection after some deflationary remarks, clarifying the philosophical as opposed to pedagogical intent of Wittgenstein’s frequent remarks on learning, I then revisit my contest with Michael Luntley over interpreting Wittgenstein’s remarks on training. Eliding the Abrichtung, ‘animal-training’ reading, I side with José Medina’s social-normative view of gradually attaining (through training), autonomy within and mastery of the rules. Following the widely shared social-normative reading then opens a vista onto several meaningful applications in education of Wittgenstein’s post-foundational philosophy. One case is rule-deviation within curriculum reforms, where instead of standardization and consensus we find multiple interpretations of curricular rules. Another vexing question is how we judge with some degree of certainty the efficacy or sanity of various pedagogical practices, as in weighing the merits of discovery versus fundamentals approaches in math training. Recognizing how people become potentially blinded by long-held, second-nature reactions and ‘bedrock’ assumptions, and drawing also on Foucault, I consider applications to social justice issues in terms of how we commonly regard others: diagnosing students as ADHD or Gifted, calling out abusive language in schools, recognizing Indigenous claims for sovereignty in a process of decolonizing education, and seeing trees and other non-human beings as something more than standing resources.
  • Wittgenstein, Pesquisa Educacional e a Captura da Ciência Seção Temática: Wittgenstein E Educação

    Smith, Richard

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor discute a importância do pensamento de Wittgenstein para a relativização da atitude científica na filosofia da educação, particularmente quando as ciências sociais tendem a seguir o modelo das ciências duras em suas atividades de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The author discusses the importance of Wittgenstein’s thinking for the relativization of the scientific attitude in the philosophy of education, particularly when the social sciences tend to follow the model of the hard sciences in their research activities.
  • Currículo [de matemáticas]: una problematización de la dicotomía teoría/práctica desde un territorio chocoano Seção Temática: Wittgenstein E Educação

    Charry, Óscar; Jaramillo, Diana; Tamayo, Carolina

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo problematizamos las relaciones entre teoría y práctica (teoría/práctica) en el campo del currículo [de matemáticas] desde y para un territorio indígena colombiano. Relaciones que, en términos curriculares, son vistas como un problema, toda vez que parecen ser jerárquicas. Este artículo es derivado de una investigación doctoral en curso; estudio en el que asumimos una actitud terapéutico deconstruccionista para la conducción de investigaciones académicas, inspirada en los trabajos de los filósofos Wittgenstein y Derrida; a su vez, realizamos algunas articulaciones con los estudios foucaultianos, con el fin de pensar el currículo [de matemáticas] desde una perspectiva posestructuralista. Así, en primer lugar, presentamos el territorio chocoano donde se viene realizando esa investigación doctoral. Posteriormente, mostramos algunas articulaciones entre los trabajos de Wittgenstein y Derrida para pensar - ver de otras maneras - la investigación en el campo de la Educación Matemática, inspirados en las investigaciones de Antonio Miguel. Luego, establecemos algunas articulaciones con Foucault para discutir las relaciones entre teoría/práctica en el campo curricular [de matemáticas]. Finalmente, presentamos algunas reflexiones emergentes para pensarnos el currículo [de matemáticas] en la Institución Educativa Katío Chamí (Chocó, Colombia), mostrando cómo, en la propuesta del Tejido de Saberes, propio de esta comunidad, no se separa la diada teoría/práctica; esa diada se convierte en una, en unidad. Teoría/práctica juntas y en armonía con la naturaleza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper we problematize the relationships between theory and practice (theory/practice) in the field of [mathematics] curriculum from and for a Colombian indigenous territory. Relationships that, in curricular terms, are a problem since they seem to be hierarchical. This paper is derived from a doctoral research in progress; a study in which we assume a deconstructionist therapeutic attitude for the conduct of academic research, inspired by the work of the philosophers Wittgenstein and Derrida; at the same time, we made some articulations with Foucauldian studies, in order to think about the [mathematics] curriculum from a post-structuralist perspective. Thus, first, we present the Chocoan territory where this doctoral research is being carried out. Later, we show some approaches between Wittgenstein’s and Derrida’s works to think - see in other ways - about research in the field of Mathematical Education, inspired by Antonio Miguel’s investigations. Then, we establish some approaches with Foucault to discuss the relationships between theory/practice in the [mathematics] curricular field. Finally, we present some emergent reflections to think about the [mathematics] curriculum in the Educational Institution Katío Chamí (Chocó, Colombia), showing how, in the proposal of the Tejido de Saberes, typical of this community, the dyad theory/practice is not isolated; this dyad becomes a unity. Theory/practice are together and in harmony with nature.
  • Wittgenstein, Terapia e Educação Escolar Decolonial Seção Temática: Wittgenstein E Educação

    Miguel, Antonio; Tamayo, Carolina

    Resumo em Português:

    Resumo: Partindo-se da convicção de que o conjunto da obra de Wittgenstein - que tem como marco decolonial emblemático de partida a crítica terapêutico-gramatical que ele dirige à obra monumental do antropólogo escocês James George Frazer, intitulada O ramo de ouro - pode ser visto, não propriamente como uma filosofia ou uma nova filosofia, mas como um filosofar (auto)terapêutico acerca de um conjunto de problemas que a tradição escolar denominou ‘filosóficos’ - dentre eles, o problema básico da linguagem que, para ele, não constitui um problema entre outros, mas a condição para o filosofar e, por extensão, para a desconstrução filosófica ou verbalista dos demais problemas -, o propósito deste artigo é caracterizar e descrever terapeuticamente o que vemos como o aspecto decolonial desse filosofar. Para isso, levaremos ao divã, constitutindo-o como uma doença passível de ser tratada por uma atitude terapêutico-gramatical, o próprio problema da colonialidade que vem orientando a educação escolar global desde a constituição dos sistemas nacionais de escolarização, a partir do século XIX. Sob esta perspectiva, temos assumido e praticado a crença de que uma escrita (auto)terapêutica deve ser também uma escrita (auto)decolonial. Assim, optamos por escrever este artigo segundo um gênero dialógico polifônico, que é também uma das características do modo terapêutico de LW filosofar. Especificamos as autorias das vozes que participam do diálogo pelas iniciais do nome e sobrenome de seus autores, de modo que Ludwig Wittgenstein aparecerá como LW. Já as nossas vozes serão referenciadas por HW e WH, o que, intencionalmente, não as distinguem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Founded on the conviction that Wittgenstein’s oeuvre - which has as initial emblematic decolonial landmark the therapeutic-grammatical criticism that he addresses to the monumental work of Scottish anthropologist James George Frazer, entitled The golden bough - can be seen not exactly as a philosophy or a new philosophy, but as a (self) therapeutic philosophizing about a set of problems that the scholar tradition called ‘philosophical’ - among which, the basic problem of language that, to him, does not constitute a problem among others, but the condition for philosophizing and, by extension, for the philosophical or verbalist deconstruction of the other problems -, the purpose of this article is to characterize and describe therapeutically what we see as the decolonial aspect of this philosophizing. To this end, we will take to the divan, constituting it as a disease that can be treated by a therapeutic-grammatical attitude, the very problem of coloniality that has been guiding global school education since the constitution of national schooling systems, since the 19th century. From this perspective, we have assumed and practiced the belief that a (self) therapeutic writing must also be a (self) decolonial writing. Thus, we chose to write this article according to a polyphonic dialogic genre, which is also one of the characteristics of the therapeutic manner of philosophizing of LW. We specify the authorship of the voices participating in the dialogue by the initials of the first and last names of their authors, so Ludwig Wittgenstein will appear as LW. Our voices, in turn, will be referenced using HW and WH, which, intentionally, do not distinguish them.
  • Uma Reflexão sobre o Sentido Linguístico Rumo a uma Pedagogia de Inspiração Wittgensteiniana Seção Temática: Wittgenstein E Educação

    Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia

    Resumo em Português:

    Resumo: Com base nas reflexões de Wittgenstein sobre a linguagem, buscamos transpor algumas de suas afirmações terapêuticas para o campo da educação, em particular aquelas sobre as relações entre saber fazer (conhecimento prático) e o aprendizado de regras (conhecimento teórico). Suas considerações filosóficas, na minha opinião, permitem esclarecer não apenas o conceito de ‘seguir regras’ como fundamento da ação significativa e do pensamento, mas também o papel desempenhado pelas diferentes técnicas desenvolvidas nos procedimentos adotados pelos professores para que o aluno aprenda o conteúdo de suas disciplinas, apontando assim uma pedagogia que não proclama como o professor deve agir, mas, sobretudo, o que evitar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on Wittgenstein’s reflections about language, we seek to transpose some of his therapeutic affirmations into the field of education, in particular those about the relations between knowing how to do (practical knowledge), and knowing about rules (theoretical knowledge). His philosophical considerations, in my view, allow us to clarify, not only the concept of ‘following rules’ as the foundation of meaningful action and of thinking, but also the role played by the different techniques evolved within the procedures adopted by teachers so that the student learns the contents of their disciplines, thus pointing to a pedagogy that does not proclaim how the teacher should act, but, above all, what to avoid.
  • O Trabalho sobre si Mesmo: reflexões sobre o legado de Wittgenstein para a filosofia da arte e a educação artística Seção Temática: Wittgenstein E Educação

    Mautone, Guilherme

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente texto discute a filosofia tardia de Wittgenstein. Tentaremos estabelecer os seguintes pontos: (A) A filosofia tardia de Wittgenstein é vista por Morris Weitz como uma oportunidade de desenvolvimento de novas ideias na estética e na filosofia da arte, embora Wittgenstein não tenha feito esses desenvolvimentos. (B) A interpretação de Weitz sobre Wittgenstein dispara um debate sobre os aspectos definicionais concernentes aos campos mencionados. (C) Esse debate é, ainda hoje, vivo e continuado e um de seus protagonistas mais recentes é Noël Carroll. (D) A proposta metodológica de identificação de arte sem definições essenciais de Carroll é, em certo sentido, uma resposta relevante a outras abordagens no campo, especial a weitziana. (E) Porque a abordagem de Carroll evoca a identificação de arte como algo orientado pela linguagem, pela crítica e pela construção de narrativas, pelo contato com outros, etc., sua abordagem parece representar um retorno às ideias originais de Wittgenstein; especialmente à de crítica de arte como algo dependente da apreciação artística e de um “trabalho sobre si mesmo” - no sentido de que a apreciação artística requer um trabalho sobre nossa própria percepção e crença. Por fim, nossa hipótese é que esse retorno a Wittgenstein feito por Carroll evoca também a ideia de que a educação em arte é, consequentemente, um processo de revisitação das próprias percepções e crenças por meio de um encontro com a história da arte, da cultura, dos contextos concretos de uso da linguagem, etc.; coisas que representam uma instância de radical alteridade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present text discusses Wittgenstein’s later works. We attempt to establish the following: (A) Wittgenstein’s later philosophy was first understood by Morris Weitz as an opportunity to develop new ideas on aesthetics and philosophy of art, although Wittgenstein himself haven’t made those developments. (B) Weitz’s interpretation of Wittgenstein jumpstarts a debate concerned with definitional aspects within these fields. (C) This debate is vividly ongoing and one of its most recent figures is Noël Carroll. (D) Carroll’s methodological account for art identification without essential definitions is a relevant response to other accounts within the field, especially to Weitz. (E) Because Carroll’s account evokes art identification as something oriented by language, critique and narrative making, contact with others, etc., his account seems to be a truly return to some of Wittgenstein original ideas; specially on art criticism as something entirely dependent of art appreciation and of learning to “work on oneself” - in the sense that art appreciation requires a work on one’s own perception and beliefs. Finally, it is our opinion that this return to Wittgenstein through Carroll’s account evokes the idea that art education is a process of revisiting one’s own perceptions and beliefs by means of an encounter with history of art, culture, concrete contexts of language usage, etc.; things that represent the instance of a radical otherness.
  • Culinária Revolucionária de Wittgenstein: alimentos para mudar o paladar Seção Temática: Wittgenstein E Educação

    Almeida, João José R. L. de

    Resumo em Português:

    Resumo: Sempre me intrigou como seria possível que uma forma de filosofia estritamente desconstrutiva, que nunca oferece nenhum conteúdo positivo a/o leitor/a, poderia ter algum tipo de interesse por educação e ensino. Talvez um exame mais de perto de uma observação de um manuscrito de 1931 pudesse nos ajudar a avaliar melhor se este tipo de pensamento seria capaz disso e, de resto, tivesse algum valor pedagógico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: It has always intrigued me how it would be possible that a strictly deconstructive form of philosophy, which never gives the reader any positive content at all, would be capable of holding some kind of concern with instruction and teaching. Perhaps a closer examination of one remark from a 1931 manuscript could help us to better evaluate whether this type of thinking would have such capacities and, for that matter, any pedagogical value.
  • Élites Académicas y Élites Económicas: profesionales con postgrado en Brasil Outros Temas

    Duraes, Sarah Jane; Rodriguez-Avila, Nuria; Santos, Gilmar; Queiroz, Luan; Ferreira, Maria da Luz

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo analiza algunas características de la población brasileña posgraduada en el periodo de 2009-2015 presentados por los datos estadísticos del Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística (IBGE), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) y de la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE). El análisis de los datos muestra que las personas con postgrado siguen siendo una minoría en Brasil, perteneciendo a una elite académica y, en la mayoría de los casos, a una élite económica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyses some characteristics of the postgraduate Brazilian population in the period of 2009-2015 presented by the statistical data of the Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística - IBGE, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE, Relação Anual de Informações Sociais - RAIS and the Organization for Economic Cooperation and Development - OECD. The analysis of the data shows that the postgraduate professionals continue to be a minority in Brazil, belonging to academic elite and, in most cases, to economic elite.
  • Uma Estratégia Regulatória Local para a Educação Básica no Rio de Janeiro Outros Temas

    Ragazzo, Carlos Emmanuel Joppert; Almeida, Guilherme da Franca Couto Fernandes de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo explora dados referentes ao desempenho das escolas municipais do Rio de Janeiro nos primeiros anos do Ensino Fundamental para apurar que medidas podem ser utilizadas para complementar os instrumentos regulatórios top down voltados para a educação, evidenciando que fatores locais exercem influência expressiva sobre a qualidade do ensino. Na cidade, escolas vizinhas apresentam resultados diametralmente opostos, apesar de serem comparáveis em termos socioeconômicos. Essa realidade sugere que instrumentos regulatórios bottom-up podem ser usados de maneira eficiente. Há, porém, uma lacuna normativa nesse sentido, com a forte prevalência de políticas públicas top-down.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper explores data about the performance of municipal schools in Rio de Janeiro during the first years of basic education to show that the regulatory instruments currently employed by the federal government must be complemented by a strategy that focus on local factors. Using data about the geographical location of Rio de Janeiro municipal schools and their performance at IDEB, we were able to pick out neighboring schools that achieved diametrically opposed results, despite serving students with comparable socioeconomic status. This reality suggests that bottom-up regulatory instruments might be employed efficiently. There is, however, a normative gap in that regard, with a strong prevalence of top-down public policies currently in place.
  • Dez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJA Outros Temas

    Sant`Anna, Sita Mara Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo apresenta recorte de análises sobre o que perguntam os professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, nos períodos entre 2002- 2004 e, dez anos depois, 2012-2014. Trata-se de pesquisa qualitativa, de tipo comparada, com perguntas coletadas em registro escrito e por adesão, pelos professores, objetivando verificar os efeitos de sentidos produzidos. Como resultados, especialmente a partir da Análise de Discurso por Pêcheux (1997, 1999,1987), destaca-se que parte dos sentidos produzidos se reatualizam, ao longo dos períodos, denunciando que as descontinuidades das políticas públicas de formação continuada de professores da EJA produzem efeitos de sentido de circularidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents a summarized analysis of teachers’ questions on the Education of Youths and Adults (EYA), across different areas of the Brazilian State of Rio Grande do Sul, between the years 2002 and 2004, as well as ten years later, from 2012 through 2014. This is a qualitative comparative research, with questions collected from written records and by teachers’ adherence, aiming to verify the effects of the meanings produced. The results, based especially on the Discourse Analysis by Pêcheux (1997, 1999 and 1987), point out that part of the meanings produced are updated again throughout the periods, uncovering that the discontinuities in the public policies of EYA teachers’ continuing educational training produce effects of a sense of circularity.
  • Análise da Configuração Textual: uma aula de L. S. Vigotski Outros Temas

    Shimite, Amabriane da Silva Oliveira; Koga, Fabiana Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: Pela análise do texto/aula O pensamento do escolar objetivou-se refletir sobre a síntese dos conceitos que constituem a Teoria Histórico-Cultural, com destaque para o desenvolvimento da consciência humana. O método para tal ação foi a análise documental e o procedimento de interpretação empregado foi a análise da configuração textual. Foram analisados aspectos do contexto histórico e da tradução, bem como a síntese de conceitos apresentada por Vigotski para professores em formação. A tentativa de esclarecer, exemplificar, contextualizar e demonstrar aos professores a necessidade de refletir sobre os conceitos da Teoria Histórico-Cultural na prática pedagógica explorou o pensamento conceitual no processo de desenvolvimento da criança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The analysis of the text/class The student’s thinking was carried out a reflecting on the synthesis of the concepts that constitute the Historical-Cultural Theory, with emphasis on the development of human consciousness. The method for such action was the documentary analysis and the interpretation procedure employed was the textual configuration analysis. Aspects of the historical context and translation were analyzed, as well as the synthesis of concepts presented by Vigotski for teachers in training. The attempt to clarify, exemplify, contextualize and demonstrate to teachers the need to reflect on the concepts of the Historical-Cultural Theory, in pedagogical practice, explored the conceptual thinking in the process of child development.
  • Ordem, Limpeza e Germinação: regulação da vida nas escolas cívico-militares Outros Temas

    Roseiro, Steferson Zanoni; Gonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires; Rodrigues, Alexsandro

    Resumo em Português:

    Resumo: Esse texto objetiva fabular as insurreições escolares onde a militarização é mais latente. No atual governo, as escolas cívico-militares tornaram-se modelo de ensino. Aliando o discurso de ordem e progresso à militarização escolar, faz-se prosperar uma imagem suja da escola pública atacando todos os corpos. Políticas conservadoras mais recentes investiram na higienização da vida realizada por elementos tensoativos. Eis as fabulações como resistência à militarização, cenas de pequenas insurreições no funcionamento da escola. Sobre o esfacelamento da vida, a pesquisa propõe pensar nas insurreições que ocorrem dentro das escolas como modo de valorizar as relações e os afetos tecidos entre corpos, ressaltando o caráter educativo de diferenciação infinito da vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This essay aims to fabulate school insurrections where the militarization is more powerful. In this govern, the military-civic school became the teaching model. Allying the discourse of order and progress to the school militarization, the president prospers a dirty image of the public school attacking all the bodies. Recent conservative policies have invested in the sanitation of the life accomplished by surfactant elements. Thus, fabulation as a resistance to the militarization, scenes of small insurrections of the school functioning. About crumbling of the life, the research proposes to think the school insurrections as a way to evaluate the relation and the affects sewed between bodies, highlighting the educative character of the infinite differentiation of life.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br