Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Educação & Realidade, Volume: 49, Publicado: 2024
  • Pseudociências e os Desafios Atuais Impostos ao Ensino de Ciências Outros Temas

    Souza, Daniel Victor Lima de; Oliveira, Irlane Maia de

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo se propõe a apresentar reflexões conceituais sobre as pseudociências, introduzir à natureza psicológica das crenças pseudocientíficas, expor alguns indícios do quanto estão disseminadas entre brasileiros e seus efeitos danosos no contexto da pandemia de COVID-19. Há indícios que, aproveitando-se do excesso de informações e pensamento crítico e científico pouco acurado da população em geral, as crenças pseudocientíficas foram disseminadas através de fake news, negacionismo e teorias da conspiração a ponto de moldar narrativas e políticas públicas. Apresenta-se então algumas estratégias claras e concisas sobre como o ensino de ciências pode ser aprimorado com o objetivo de combater as pseudociências.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article presents conceptual reflections on pseudosciences, introduces the psychological nature of pseudoscientific beliefs, and exposes some indications of how widespread they are among Brazilians and their harmful effects in the context of the COVID-19 pandemic. Some indications taking advantage of the excess of information and inaccurate critical and scientific thinking of the general population, pseudoscientific beliefs were disseminated through fake news, denialism, and conspiracy theories to the point of shaping narratives and public policies. It then presents clear and concise strategies for improving science teaching to combat pseudoscience.
  • O Ocaso da Exegese: sobre a performance docente de Gilles Deleuze Outros Temas

    Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães

    Resumo em Português:

    RESUMO Recuperando algumas discussões sobre a performance docente de Gilles Deleuze, presentes em certa literatura francófona recente, esse ensaio apresenta algumas correlações dessa performatividade docente deleuziana com elementos da filosofia do autor. Para tanto, apresenta-se um breve panorama da discussão presente em uma leva de comentadores, articulando-as com discussões conceituais presentes no corpus deleuziano e deleuzo-guattariano. Como hipótese norteadora, defende-se haver em Deleuze uma preocupação em filosofar a partir de um lastro sensível mais do que racional, sendo impossível compreender sua prática docente sem levar em consideração seu apelo por uma sensibilidade filosófica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on some discussions on the teaching performance of Gilles Deleuze, present in some recent francophone literature, this essay will seek to present some correlations between this Deleuzian teaching performativity and elements of the author’s philosophy. To this end, we will present a brief overview of the discussion found in a series of commentators, correlating them with conceptual discussions present in the Deleuzian and Deleuzian-Guattarian corpus. As a guiding hypothesis, we argue that Deleuze has a concern to philosophize from a sensitive rather than rational perspective, being impossible to understand his teaching practice without taking into consideration his appeal for a philosophical sensitivity.
  • O que Explica a Desigualdade de Infraestrutura das EMEIs em Belo Horizonte? Outros Temas

    Braga, Daniel Santos; Silva, Franceline Rodrigues; Nonato, Bréscia França

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa se há associação da desigualdade na infraestrutura das escolas municipais de educação infantil (EMEIs) de Belo Horizonte quanto i) à localização, ii) ao tipo de gestão e iii) à correção de informação censitária prestada, em relação ao ano de 2019. Os dados do Censo Escolar foram cotejados com indicadores econômicos e visitas in loco. Verificou-se que a distribuição territorial das EMEIs e o tipo de administração têm repercussões no grau de adequação de infraestrutura das escolas. Porém, essas variáveis apresentaram pouco poder explicativo para as desigualdades encontradas no Censo Escolar daquele ano. Em contrapartida, identificou-se discrepâncias entre os dados preenchidos pelas unidades educacionais e as informações verificadas em visitas locais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes whether there is an association between inequality in the infrastructure of municipal schools (EMEIs) in Belo Horizonte regarding i) location, ii) the type of management and iii) the correction to information provided to the School Census 2019. We also compared the data from the School Census with economic indicators and on-site visits. We found that the territorial distribution of EMEIs and the type of administration affect the degree of school infrastructure adequacy. However, these variables showed few explanatory powers to the inequalities seen in the School Census. On the other hand, we identified discrepancies between the data filled out by the educational units and the information verified in local visits.
  • Corpo, Gestos e Movimento na BNCC: comparações com a pedagogia italiana Outros Temas

    Bravalheri, Rubens de Sousa

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o pressuposto de que os Campos de Experiência da BNCC tenham sido inspirados na pedagogia italiana, o objetivo do artigo é comparar o Campo de Experiência o corpo e o movimento contido no Decreto Italiano de 3 de junho de 1991 e o Campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimento da BNCC. Foi realizada uma comparação entre os documentos supracitados, e, como suporte teórico para investigações conceituais, utilizou-se livros, teses, dissertações e artigos disponíveis no Google Acadêmico e na Biblioteca Virtual da Universidade Federal do Paraná. Como resultado, observou-se proximidades entre os campos, com nomenclaturas semelhantes, porém as terminologias utilizadas para explicar o campo de experiência necessitam de revisão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With the assumption that the BNCC Fields of Experience were inspired by Italian pedagogy, the article aims to compare the Field of Experience Body and movement contained in the Italian Decree of June 3, 1991, and the Field of Experience Body, Gestures and Movement at BNCC. A comparison was made between the aforementioned documents and as a theoretical support for conceptual investigations, books, theses, dissertations, and articles available on Google Scholar and the Virtual Library of the Federal University of Paraná were used. As a result, proximity was observed between the fields, with similar nomenclatures, but the terminologies used to explain the field of experience need to be reviewed.
  • Tensionamentos acerca do Autoconhecimento a partir (e além) da BNCC Outros Temas

    Alves, Flávio Soares; Menezes, Potyra Curione; Sande, Wesley Aleixo de; Pereira, William Olielo; Silva, Crislaine da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo traz reflexões sobre o autoconhecimento na Educação Física Escolar. Para tanto, propõe tensionar seu enquadramento na BNCC, em que é compreendido como competência socioemocional ligada à construção das identidades dos alunos escolares. Deste ponto, aproxima o autoconhecimento à Educação Física e à proposta do Projeto de Vida, depois traça discussões tecidas em aliança com a filosofia oriental, a estilística da existência e a filosofia da diferença. E, por fim, problematiza o autoconhecimento na Educação Física Escolar, buscando evidenciar o protagonismo do movimento corporal na viabilização das inflexões conceituais aqui desencadeadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article brings reflections on self-knowledge in school physical education. To this end, it proposes to tighten its framework within the BNCC, which is understood as a socio-emotional competence linked to the construction of school students' identities. From this point, it brings self-knowledge closer to physical education and the Life Project proposal, then outlines discussions woven in alliance with Eastern philosophy, the stylistics of existence, and the philosophy of difference. And finally, it problematizes self-knowledge in school physical education, seeking to highlight the role of body movement in enabling the conceptual inflections triggered here.
  • Satisfacción Laboral Docente: rol moderador y mediador del sentido del trabajo Outros Temas

    Maldonado, Cristian Oyarzún; Leiva, Verónica López; Inostroza, Rodrigo Asún

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de esta investigación fue evaluar el rol moderador y mediador que el ‘sentido del trabajo’ ejerce en la ‘satisfacción laboral’ percibida por profesores. Para cumplir este objetivo, se emplearon las respuestas de cuestionarios auto-reportados por 4.813 profesores chilenos. A partir de esta base de datos y siguiendo la propuesta de A. Hayes se realizaron ‘Análisis de Moderación’ y ‘Análisis de Mediación’. Los resultados obtenidos entregan evidencia en favor del rol moderador y mediador del ‘sentido del trabajo’, constituyéndose en una variable que favorece la satisfacción laboral de los profesores. Al concluir, se discuten las implicancias de los resultados obtenidos, sus limitaciones y futuras líneas de investigación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to assess the moderating and mediating effects of work meaningfulness on job satisfaction as perceived by teachers. To achieve this, we utilized self-reported questionnaire responses from 4,813 Chilean teachers. We conducted moderation and mediation analyses based on A. Hayes' framework using this dataset to test our hypotheses. The results provide evidence for the significant moderating and mediating role of work meaningfulness, demonstrating its positive impact on teachers' job satisfaction. Finally, we discuss the theoretical and practical implications of our findings, along with their limitations and future research directions.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br