Acessibilidade / Reportar erro

A EDUCAÇÃO RURAL NA ESPANHA NA DÉCADA DE 1950: A UNESCO E OS PRINCÍPIOS EDUCATIVOS DO REGIME FRANQUISTA

LA EDUCACIÓN RURAL EN ESPAÑA EN LA DÉCADA DE 1950: LA UNESCO Y LOS PRINCIPIOS EDUCATIVOS DEL RÉGIMEN FRANQUISTA* * Investigación realizada en el posdoctorado junto al Instituto de Estudios Latinoamericanos (IELAT) de la Universidad de Alcala de Henares, con apoyo de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), subordinada al Ministerio de Educación de Brasil, proceso BEX 10136/12-6.

RURAL EDUCATION IN SPAIN IN THE 1950s: UNESCO AND THE EDUCATIONAL PRINCIPLES OF THE FRANCO REGIME

RESUMO:

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a educação rural na Espanha, com o objetivo principal de verificar as influências da Unesco na política educativa para o ensino rural do governo de Franco durante a década de 1950. A pesquisa foi feita na Espanha em 2013, usando como fontes documentais primárias revistas do Ministério Nacional de Educação e do Ministério de Informação e Turismo e publicações da Unesco de 1953 a 1956, nas quais foram recolhidas questões relacionadas aos organismos internacionais e à educação rural. Fontes secundárias foram utilizadas para obter dados da história e da educação rural espanholas. Identificamos etapas distintas em um processo de aproximação das diretrizes educativas espanholas aos preceitos da Unesco, com mediação especialmente da Igreja Católica e da Falange Espanhola, o partido político do regime franquista.

Palavras-chave:
Educação Rural; Unesco; Igreja Católica; Educação Franquista; Falange Espanhola.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br