Acessibilidade / Reportar erro

E AGORA, QUEM SOU EU? VOU ME LEMBRAR, SE PUDER! ESTOU DECIDIDA!1 1 O título é o que Alice diz para si mesma ao divagar quando chegou ao bosque em que as coisas não têm nomes, capítulo 3 - Insetos do Espelho - do livro “Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá” (CARROLL, 2013, p. 145). : (DES)CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA SOBRE2 2 Concordamos com as/os autoras/es da área de Educação Científica, a exemplo de Carvalho (2004), acerca da ideia de que o ensino de Ciências deve ocorrer na perspectiva de um ensino sobre Ciências, valorizando-se as discussões que dizem respeito à natureza das ciências e às dimensões procedimentais e atitudinais, além das dimensões conceituais. CIÊNCIAS

AND NOW, WHO AM I? I WILL REMEMBER, IF I CAN! I’M DETERMINED TO DO IT!: IDENTITY (DE)CONSTRUCTIONS OF A TEACHER WHO TEACHES ABOUT SCIENCES

RESUMO:

O estudo objetivou descrever experiências negociadas em trajetórias diversas para entender como elas forjam situações em que é possível imaginar-se uma professora que ensina sobre Ciências. Nessa pesquisa autobiográfica, em que a história de vida é utilizada como dispositivo de investigação, apresentamos a imaginação como um componente importante de nossa experiência no mundo, a qual possibilita-nos criar novas relações, ampliando nosso eu e transcendendo o tempo e o espaço. Sustentamos que, na participação em comunidades sociais, como as comunidades escolares de que as/os professoras/es são membros, significados são (re)negociados na relação com as/os outras/os, conduzindo-as/os a experiências de aprendizagem da docência que as/os permite imaginar-se no mundo, (des)construindo identidades docentes de pertencimento a essas comunidades. Como pertencemos, simultaneamente, a muitas comunidades diferentes, (des)construímos múltiplas identidades ao longo de nossas trajetórias, em um movimento contingente em que vamos assumindo vertentes de nossas identidades.

Palavras-chave:
Identidade; Negociação de significados; Imaginação; Ensino de Ciências; Docência

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br