RESUMO
Este artigo apresenta uma pesquisa acerca das ferramentas tecnológicas escolhidas e utilizadas por professores de Matemática durante o período de aulas remotas, ocasionadas pela pandemia de Covid-19. Fundamenta-se em autores como Van de Walle (2009), Garcia (1999), D’Ambrosio (2014), Machado (1997; 2013), Baraldi (1999) e Valente (1999). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual participaram 23 professores de Matemática, da região metropolitana de Porto Alegre, por meio de um questionário online com 13 questões. Desses professores, 20 atuavam em escolas públicas e quatro em escolas privadas. Para realizar a análise do corpus utilizou-se a Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi. Após realizar a categorização das respostas, verifica-se que a maior parte dos professores define a Matemática como uma ciência que ajuda a compreender o mundo. Em relação aos recursos tecnológicos, os principais foram: GeoGebra para ensinar geometria e equações; sites para jogos, exercícios e simulados; YouTube e plataformas de videoconferência para comunicação com os estudantes. O uso desses recursos aumentou a participação e interesse dos estudantes nas aulas e levou os professores a aprender sobre tecnologia.
Palavras-chave:
Matemática; pandemia; realidade; ferramentas tecnológicas