Acessibilidade / Reportar erro

CURRÍCULO-DOCUMENTO, CURRÍCULOS-PERFORMANCE

CURRICULUM DOCUMENT, CURRICULUM PERFORMANCE

CURRÍCULO-DOCUMENTO, CURRÍCULO-PERFORMANCE

RESUMO:

Neste texto busca-se mostrar o enlace entre currículos e performance. Tal intento se opõe à noção de currículo como documento. Circunscreve-se as noções de ficção e de corpo no campo da performance, bem como nas produções que entrelaçam os Estudos da Performance com o campo da Educação. Apresenta-se uma revisão das principais referências sobre Performance e Educação, assim como discute-se a primazia da lógica do documento, da materialidade e do visível em detrimento da transmissão da memória e do conhecimento por meio das práticas incorporadas, em razão de sua efemeridade. Defende-se que a perspectiva da performance, tendo como operadores as noções de corpo e ficção, permite compreender a efemeridade como parte constituinte das práticas de transmissão de memória e de conhecimento. Propõe-se currículos-performance, em oposição ao conceito de currículo-documento, como possibilidade de inconstância nos processos de construção dos conhecimentos.

Palavras-chave:
Currículo; Performance; Corpo; Ficção

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br