Acessibilidade / Reportar erro

Ignácio Rangel, a correção monetária e o PAEG: recontando a história Agradecemos os depoimentos de Luiz Carlos Bresser-Pereira e Roberto Saturnino Braga, bem como o bolsista do Programa BIC/UFRGS/CNPq Cesar Prazeres Fraga Pereira.

Resumo

A introdução de títulos públicos com cláusulas de indexação e a correção monetária são normalmente atribuídas ao período do PAEG. Em contraste com esta memória histórica, o artigo tem como objeto resgatar que ambas fazem parte de proposta de Ignácio Rangel, a qual foi rejeitada como projeto de Decreto Legislativo enviado ao Congresso Nacional pelo gabinete de Brochado da Rocha, na fase parlamentarista do governo João Goulart. Para tanto, apoia-se em fontes primárias, como os debates no legislativo e entrevistas, para mostrar a antecipação de Rangel nessas importantes medidas institucionais que marcarão a economia brasileira nas décadas seguintes.

Palavras-Chave:
Correção monetária; Indexação; Governo Goulart; Ignácio Rangel; PAEG.

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br