Acessibilidade / Reportar erro

A trajetória de Tobias de Lacerda Martins Moscoso entre a Escola Politécnica e a Econometric Society: uma história inacabada O autor é grato a Ivan Salomão, Ubiratan D’Ambrosio, Mauro Boianovsky, Cibele De Biasi, Matheus Assaf, Cláudio de Lucinda e dois pareceristas anônimos por suas contribuições a versões anteriores deste trabalho. O autor agradece também a Nina Korbu, da Biblioteca Nacional da Noruega, pelo envio do material referente ao arquivo de Ragnar Frisch.

Resumo

Tobias de Lacerda Martins Moscoso (1879-1928) foi um engenheiro brasileiro que transitou pelas áreas da estatística, matemática e economia política. Professor da Escola Politécnica da Universidade do Rio de Janeiro, teve, contudo, seu nome ofuscado na historiografia brasileira pelo acidente aéreo que o vitimou, em 1928. Apesar de sua morte precoce, Moscoso viria a ser, em 1930, o único latino-americano entre os destinatários da carta-convite enviada por Fisher, Frisch e Roos para a reunião inaugural da Econometric Society. Este artigo busca, então, cumprir dois objetivos: recuperar o nome de Tobias Moscoso na historiografia brasileira e apresentar a trajetória que o levou a integrar o grupo de oitenta e três indivíduos convidados para a fundação da Econometric Society. Argumenta-se que o convite a Moscoso se alicerça sobre dois pilares: sua abordagem à economia política, que privilegiava os métodos quantitativos, e sua visita aos círculos acadêmicos parisienses, em 1926.

Palavras-Chave:
Tobias Moscoso; Econometric Society; Escola Politécnica; Economia Racional; Estatística Matemática

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br