Acessibilidade / Reportar erro

Computing Cartel Overcharges: when theory meets practice This paper is a revised version of CADE’s working paper 002/2006 “Prevenção Ótima de Cartéis: o caso dos peróxidos no Brasil”, part of results from the PNUD project - Evaluation of Damages Caused by the “Peroxides Cartel”, CADE/PNUD. We would like to thank the editor and three anonymous referees for comments and suggestions. Claudio Lucinda thanks the support from CNPQ funding Productivity in Research, level 2. The authors are responsible for opinions expressed, without implying CADE or any other public completion authority.

Resumo

O sucesso na aplicação da lei de defesa da concorrência no que diz respeito à punição de cartéis depende de procedimentos sólidos de investigação e punição eficaz. No entanto, a legislação existente apenas fornece direção para o cálculo das multas de cartel com base na receita de vendas, ainda que tais multas não possam ser inferiores ao ganho de cartel. Usando dados de um caso real, temos dois objetivos no presente artigo: (i) revisar os desafios associados com o cálculo de estimativas de sobrepreço de cartel e (ii) investigar se as multas aplicadas à firma estavam de acordo com o valor do sobrepreço de cartel. Utilizamos três metodologias para estimar estes sobrepreços. Os resultados indicam que as estimativas são sensíveis às hipóteses utilizadas, mas exceto por modelos diferenças em diferenças com tendências quadráticas ou cúbicas, as multas estão aproximadamente no ponto médio das estimativas. Isso indica que as multas estão em linha com os sobrepreços de cartel, mas se recomenda o uso de um conjunto de estimativas produzidas por diferentes métodos para se ter maior segurança de sua adequação.

Palavras-Chave
Danos por cartel; Prevenção a cartéis; Antitruste

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br