Acessibilidade / Reportar erro

Agências e linhas dos correios na integração do território catarinense no século XIX Pesquisa financiada pelo MCTI/CNPq.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar a trajetória da expansão dos serviços postais em Santa Catarina por meio da abertura de agências e linhas postais (terrestres, fluviais e marítimas) na integração e formação do território catarinense no século XIX. Além da introdução e das considerações finais, o texto está divido em três tópicos: a) uma análise do financiamento dos transportes e das comunicações por meio de recursos advindos do Tesouro e a geração de déficits constantes; b) um breve debate sobre a formação do território catarinense do século XIX; e c) a trajetória da abertura das agências e das linhas postais como elemento constitutivo do território catarinense.

Palavras-Chave:
Comunicações; Correio; Território; História Econômica; Santa Catarina

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br