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PANDEMIA, “AGRO” E “SOFRÊNCIA”: JORNALISMO, PROPAGANDA E ENTRETENIMENTO NO DEBATE PÚBLICO SOBRE O MODELO AGRÍCOLA

Pandemic, “agro” and “sofrência”: journalism, advertising and entertainment in the public debate on the agricultural model

Pandemia, “agro” y “sofrência”: periodismo, publicidad y entretenimiento en el debate público sobre el modelo agrícola

RESUMO

A pandemia jogou luz sobre a relação entre novos agentes patogênicos e a agroindústria, reanimando o debate sobre a obsolescência do modelo agrícola atual. A partir do contexto de reação imediata ao fato epidemiológico, esta análise concatena um conjunto de episódios midiáticos para problematizar expressões do patrimônio ideológico do agronegócio. Articulando informações obtidas na interface digital e dados etnográficos anteriores à pandemia, o texto demonstra o trabalho de atribuição de sentido a agronegócio pela apologia economicista e pelo lançamento massivo de produtos culturais associados à agricultura moderna, por meio de campanhas publicitárias e da indústria do entretenimento.

PALAVRAS-CHAVE:
Agronegócio; Indústria Cultural; COVID-19

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