Acessibilidade / Reportar erro
Estudos Históricos (Rio de Janeiro), Volume: 32, Número: 66, Publicado: 2019
  • Escravidão e liberdade nas Américas Editorial

    Hollanda, Bernardo Borges Buarque de; Maia, João Marcelo Ehlert; Santos, Ynaê Lopes dos
  • Da obrigação de alimentar os escravos no Brasil colonial Artigo

    Viotti, Ana Carolina de Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo Para se servirem dos braços escravizados dentro do que se compreendia, então, como justo, aos senhores concorria uma série de deveres. Entre os recorrentemente elencados como essenciais e irrefutáveis, três saltam aos olhos: vesti-los adequadamente, castigá-los com justiça, e alimentar-lhes os corpos. Aqui, pois, tomando o último desses aspectos, a alimentação, procuraremos apresentar os argumentos que fundamentavam a obrigatoriedade legal e moral de o senhor fornecer, de forma adequada, mantimento em suficiente quantidade e de suficiente qualidade para a escravaria. A partir, sobretudo, das impressões registradas por padres, administradores, moralistas e viajantes que estiveram ou se fixaram no Brasil setecentista, o objetivo deste breve estudo é, mais do que tratar dos ingredientes que compunham a ração dos cativos, discutir as justificações que respaldavam a assertiva de que alimentar o corpo do escravo era dever inescusável do senhor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Para servirse de la fuerza laboral esclavizada, considerando lo que entonces se entendía como justo y correcto, los amos de los esclavos tenían que seguir una serie de prescripciones. Entre las que figuran de forma recurrente como tareas esenciales e irrefutables, se pueden destacar tres: vestir a los esclavos adecuadamente, castigarlos con justicia y alimentar a sus cuerpos. En este artículo, por lo tanto, tomando el último de estos aspectos, la alimentación, serán presentados los argumentos que apoyaron la obligación moral y legal de proporcionar, adecuadamente, comida en suficiente cantidad y calidad para el esclavo. A partir de las impresiones registradas por sacerdotes, administradores, moralistas y viajeros que se pasaron por o se asentaron en Brasil (principalmente durante el siglo XVIII), el propósito de este breve estudio es, en lugar de presentar los ingredientes que conformaron la ración de los cautivos, discutir las justificaciones que apoyaron la asertiva de que alimentar el cuerpo del esclavo era un deber inexcusable del amo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract To serve themselves of the enslaved workforce considering what was then understood as fair and correct, the slave masters had to follow a series of prescriptions. Among those recurrently listed as essential and irrefutable duties, three can be highlighted: to dress the slaves properly, to punish them with justice and to feed their bodies. Therefore, in the present article, taking the last of these aspects, the food, we will try to present the arguments that supported the legal and moral obligation on the part of the slave masters of adequately providing enough food in terms of quality and quantity for the slaves. From the impressions recorded by priests, administrators, moralists and travellers who passed by or settled in Brazil (mainly during the 18th century), the purpose of this brief study is, rather than to present the ingredients that comprised the ration of the captives, to discuss the justifications that supported the assertive that feeding the body of the slave was the inexcusable duty of the master.
  • Compadrio, mobilidade social e redes sociais: a trajetória de uma família entre a escravidão e a liberdade (Minas Gerais, 1797-1828) Artigo

    Andrade, Mateus Rezende

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo explora as interseções entre os mundos dos livres, libertos e escravos, propondo reflexões sobre as hierarquias e desigualdades gestadas pela escravidão brasileira. A partir de métodos e técnicas da história da família, da demografia histórica e da análise de redes sociais, reconstituíram-se as relações de compadrio de uma família em seu processo histórico de confirmação da liberdade, o qual se apresentou difuso e repleto de estratégias que contornavam incertezas. Como conclusão, demonstrou-se a liberdade como uma condição que cotidianamente precisou ser confirmada por indivíduos libertos e alforriados, o que salienta a força sistêmica da escravidão na formação social brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo explora las intersecciones entre los mundos de los libres, libertos y esclavos, proponiendo reflexiones sobre las jerarquías y desigualdades gestadas por la esclavitud brasileña. A partir de métodos y técnicas de la historia de la familia, de la demografía histórica y del análisis de redes sociales, se han reconstituido las relaciones de compadrazgo de una familia en su proceso histórico de confirmación de la libertad, lo cual se presentó difuso y repleto de estrategias que circunvalaban incertidumbres. Como conclusión, se ha demostrado la libertad como una condición que cotidianamente necesitó ser confirmada por individuos libertos, lo que evidencia la fuerza sistémica de la esclavitud en la formación social brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present paper explores the intersections between the worlds of the free, the freed and the slaves, proposing reflections on the hierarchies and inequalities of Brazilian slavery. Based on methods and techniques of family history, historical demography and social networks analysis, we reconstituted a family’s relationships of godparentage in their historical process of shift from slavery to freedom, which was diffuse and filled with strategies that circumvented uncertainties. As a conclusion, freedom was demonstrated as a condition that needed to be confirmed by freed people on a daily basis, which highlights the systemic strength of slavery in the development of Brazilian society.
  • O RIO DA PRATA, A INDEPENDÊNCIA E A ABOLIÇÃO: PERSPECTIVAS DE LIBERDADE DOS ESCRAVOS NO ALÉM-FRONTEIRA Artigo

    Acruche, Hevelly Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo o presente artigo tem por objetivo analisar as possibilidades de liberdade de escravos oriundos de terras do Brasil para as colônias espanholas no contexto das lutas pela independência política ocorridas a partir de 1810. Procuramos dar um panorama da política nesse período e apresentar algumas trajetórias negras no decorrer destas lutas, sobretudo após a publicação da lei de 1813 e do decreto que permitia aos escravos vindos de terras estrangeiras a aquisição da liberdade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo tiene por objetivo analizar las posibilidades de libertad de esclavos oriundos de tierras de Brasil hacia las colonias españolas en el contexto de las luchas por la independencia política ocurridas a partir de 1810. Buscamos dar un panorama de la política en ese período y presentar algunas trayectorias negras en el transcurso de estas luchas, sobre todo después de la publicación de la ley de 1813 y del decreto que permitía a los esclavos provenientes de tierras extranjeras la adquisición de la libertad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Abstract: The present article aims to analyze the possibilities of freedom of slaves from Brazil to Spanish colonies in the context of the political independence struggles that took place ever since 1810. We sought to give an overview of the strategy in this period and to present some life stories of black people in the course of these struggles, mainly after the publication of the law of 1813 and the decree that allowed slaves coming from foreign lands to acquire freedom.
  • SILÊNCIOS ATLÂNTICOS: SUJEITOS E LUGARES PRAIEIROS NO TRÁFICO ILEGAL DE AFRICANOS PARA O SUDESTE BRASILEIRO (C.1830 - C.1860) Artigo

    Pereira, Walter Luiz Carneiro de Mattos; Pessoa, Thiago Campos

    Resumo em Português:

    Resumo A ilegalidade do tráfico de africanos para o Brasil impôs profundos silêncios à sua história. No Sudeste, os desembarques de africanos eram sustentados por uma estrutura ajustada. Nas franjas do Atlântico, grandes propriedades praieiras serviam à recepção desses africanos. Seus donos, comendadores e nobres, animados pelo dinamismo do complexo cafeeiro, fundaram uma aristocracia ungida pela ilicitude. As fazendas negreiras e seus senhores reergueram o tráfico sob o manto da ilegalidade. Quebrar esse silêncio construído como política de Estado significa identificar sujeitos e lugares, valendo-se de indícios apresentados por uma cartografia de fontes pouco exploradas pela historiografia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La ilegalidad del tráfico de africanos hacia Brasil impuso profundos silencios a su historia. En el Sureste, los desembarques de africanos eran sostenidos por una estructura ajustada. En las franjas del Atlántico, grandes propiedades cercanas a las playas eran usadas para recibir esos africanos. Sus dueños, comendadores y nobles, animados por el dinamismo de la caficultura, fundaron una aristocracia ungida por la ilicitud. Las haciendas negras y sus señores restablecieron el tráfico bajo el manto de la ilegalidad. Romper ese silencio construido como política de Estado significa identificar sujetos y lugares, valiéndose de indicios presentados por una cartografía de fuentes poco exploradas por la historiografía.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The illegal trade of Africans to Brazil imposed deep silences on their history. In the Southeast, the landings of Africans were supported by a tight structure. In the fringes of the Atlantic, large properties close to beaches were used to receive these Africans. Its owners, commanders and nobles, excitedby the dynamism of the coffee production, established an aristocracy anointed by illicitness. The slave farms and their masters reinstated the traffic under the cloak of illegality. Breaking this silence that was established as a State policy means identifying subjects and places, using evidence presented by a cartography of sources little explored by historiography.
  • DA ESCRAVIDÃO À LIBERDADE: A história de Maria da Conceição, roubada e escravizada (Nazaré, 1830-1876) Artigo

    Barreto, Virginia Queiroz

    Resumo em Português:

    Resumo Em 1830, Maria da Conceição, moradora da Vila de Nossa Senhora da Ajuda de Jaguaripe, recôncavo sul da Bahia, foi vítima da prática ilícita de “reduzir pessoa livre à escravidão”. No longo período de 1830 a 1876, permaneceu ilegalmente como escrava. No Brasil, a legislação em vigor poderia ajudar a referida “escrava” na tentativa de obter a sua liberdade de volta, mas o caminho empreendido por ela até a Justiça, na qual teve que provar sua condição de mulher livre, levou longos e penosos 46 anos. Essa história será contada a partir do processo civil de ação de liberdade movido por ela em 1876. Os dados localizados em tal processo e o cruzamento de outras fontes foram o fio condutor para entender as tramas vividas por essa mulher que, na contramão de uma sociedade escravista marcada pela hierarquia de gênero, conseguiu alcançar seus objetivos, revelando, assim, que em diversas situações, o resultado das relações de poder nem sempre foi negativo para as mulheres. Sua história de vida possibilitou, ainda, trazer à tona muitas outras histórias de sujeitos que compuseram o universo vivido por essa personagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el año 1830, Maria da Conceição, moradora del pueblo de Nossa Senhora da Ajuda de Jaguaripe, en la ensenada sur de Bahía, fue víctima de la práctica ilícita de “reducir a la persona libre a la esclavitud”. En el largo periodo de1830 a 1876, permaneció ilegalmente como esclava. En Brasil, la legislación en vigor podría ayudar a la referida “esclava” en su intento de reconquistar la libertad, pero el camino hecho por ella hacia la Justicia, en la cual tuvo que probar su condición de mujer libre, llevó largos y penosos 46 años. Esa historia será contada a partir de la demanda civil de acción de libertad presentada por ella en 1876. Los datos localizados en tal demanda y el cruce con otras fuentes han sido el hilo conductor para comprenderlas situaciones vividas por esta mujer que, a contramano de una sociedad esclavista marcada por la jerarquía de género, logró alcanzar sus objetivos, revelando, por lo tanto, que en diversas situaciones el resultado de las relaciones de poder ni siempre ha sido negativo para las mujeres. Su historia de vida posibilitó aún sacar a la luz muchas otras historias de individuos que compusieron el universo vivido por ese personaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In 1830, Maria da Conceição, a resident of the village of Nossa Senhora da Ajuda de Jaguaripe, in the southern region of the Bahia cove, was a victim of the illegal practice of ‘reducing free people to slavery.’ In the long period between1830 and1876, she lived as anillegal slave. In Brazil, the legislation in effect at the time could help the aforesaid ‘slave’ tryto gain her freedom back, but the path she took to Justice, in whichshe had to prove her status as a free woman, took a long and arduous 46 years. This story will be told based on the action of freedom civil action moved by her in 1876. The data located in this civil action and the crossing of other sources were the guidelines to understand the situations lived by this woman who, going against a slave society marked by gender hierarchy, was able to achieve her goals, thus revealing that in several situations the result of power relations has not always been negative for women. Her life story has also made it possible to bring to light many other stories of the individual swho were part of the universe in which this character lived.
  • “OS JUÍZES DE PAZ SÃO TODOS UNS LADRÕES”: AUTORIDADES PÚBLICAS E O TRÁFICO DE ESCRAVOS NO INTERIOR DA PROVÍNCIA DA BAHIA (C.1831 - C.1841) Artigo

    Costa, Alex Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa o envolvimento de autoridades públicas no tráfico de escravos no contexto da implementação da lei de 1831 que proibiu o comércio de africanos para o Brasil. Juízes, promotores e outros agentes públicos não só acobertaram atividades do tráfico como se beneficiaram do cargo para realizar negócios a partir das novas rotas de desembarque e de distribuição de africanos recém-chegados no interior da província da Bahia. Essas autoridades tiveram papel fundamental na continuidade das atividades do tráfico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza la participación de autoridades públicas en el tráfico de esclavos en el contexto de la implementación de la ley de 1831 que prohibió el comercio de africanos para Brasil. Jueces, promotores y otros agentes públicos no sólo encubrieron actividades del tráfico como se beneficiaron del puesto para realizar negocios a partir de las nuevas rutas de desembarque y de distribución de africanos recién llegados en el interior de la provincia de Bahia. Esas autoridades tuvieron un papel fundamental para la continuidad de las actividades del tráfico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article analyzes the involvement of public authorities in the slave trade in the context of the implementation of the 1831 law that prohibited the trade of Africans to Brazil. Judges, prosecutors and other agents not only covered up the traffic but also benefited from their positions to conduct business in the new landing and distribution routes for newly-arrived Africans in the interior of the province of Bahia. These authorities played a key role in the continuity of slave trade.
  • VISUALIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO NAS FAZENDAS DE CAFÉ E ENGENHOS DE AÇÚCAR DE BRASIL E CUBA, C.1840-1880 Artigo

    Marquese, Rafael de Bivar

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é compreender como os novos mecanismos de administração do trabalho escravo elaborados nas fronteiras açucareiras e cafeeiras de Cuba e do Brasil do século XIX se relacionaram com uma nova visualidade da escravidão. O artigo argumenta que é possível identificar um feixe de novas estratégias mobilizadas para extrair mais trabalho dos escravos, nos cafezais e canaviais do Brasil e de Cuba, como resposta à reorganização da economia-mundo sob a égide do capitalismo industrial e aos novos padrões de resistência escrava. Essas estratégias podem ser concebidas como parte de um novo regime visual da escravidão negra nas Américas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es comprender como los nuevos mecanismos de administración del trabajo esclavo desarrollados en las fronteras azucareras y de la caficultura de Cuba y de Brasil del siglo XIX se relacionaron con una nueva visualidad de la esclavitud. El artículo argumenta que es posible identificar un grupo de nuevas estrategias movilizadas para extraer más trabajo de los esclavos, en los cafetales y cañaverales de Brasil y de Cuba, como respuesta a la reorganización de la economía-mundo bajo la égida del capitalismo industrial y a los nuevos patrones de resistencia esclava. Se puede concebir esas estrategias como parte de un nuevo régimen visual de la esclavitud negra en las Américas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present article is to understand how the new mechanisms of slave management developed in the Cuban and Brazilian sugar and coffee frontiers during the 19th century were connected to a new visuality of slavery. The argument is that it is possible to identify a cluster of new strategies to extract more labor from slaves in the coffee and sugar cane plantations of Brazil and Cuba, which was a response not only to the major reorganization of the world economy under industrial capitalism but also to new patterns of slave resistance. Those strategies can be conceived as part of a new visual regime of New World slavery.
  • Muito além do consumo de pão: condições de vida no Rio de Janeiro na década de 1870 Artigo

    Boucinhas, André

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta, lançando mão de diversas fontes - jornais de época, inventários post-mortem, lista de qualificação de votantes, romances -, as condições de vida dos trabalhadores da Corte, com o objetivo de mostrar que, apesar das inúmeras dificuldades, havia uma margem para consumo de supérfluos e mesmo de acumulação de bens, e que suas escolhas no mercado não são fruto apenas de uma lógica econômica, mas, como argumentou Giovani Levi, refletem também aspectos importantes da cultura desses grupos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo presenta, utilizando diversas fuentes - diarios de época, inventarios post-mortem, lista de calificación de votantes, romances -, las condiciones de vida de los trabajadores de la Corte, con el objetivo de mostrar que, a pesar de las numerosas dificultades, había un margen para el consumo de superfluos e incluso de acumulación de bienes, y que sus elecciones no son fruto sólo de una lógica económica, sino que, como argumentó Giovanni Levi, reflejan un aspecto importante de la cultura de esos grupos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article presents, through various sources - periodicals, post-mortem inventories, voter qualification lists, novels -, the living conditions of Court workers, in order to show that despite the difficulties there was a margin for the consumption of superfluous products and even accumulation of goods, and that their choices in the market are not results of a pure economic logic, but, as Giovanni Levi argued, reflect important aspects of the culture of these groups.
  • HOMBRES DE COLOR E OS SIGNIFICADOS DA LIBERDADE NEGRA: CONTRIBUIÇÕES À HISTÓRIA DO PÓS-ABOLIÇÃO NO URUGUAI (1872) Artigo

    Oliveira, Fernanda

    Resumo em Português:

    Resumo A conformação do Estado republicano uruguaio e sua relação com a libertação dos escravizados é assunto recorrente nos estudos históricos. Com o intuito de contribuir para esse debate, alargando-o a partir de apontamentos sobre as condições do pós-abolição, apresento este artigo adotando por fio condutor um acontecimento de 1872: a criação do Club Igualdad. Composto por um grupo de homens de color em um contexto de disputas eleitorais, a justificativa para a sua criação estava na denúncia de que a ideia de raça apresentava uma intrínseca relação com o acesso à cidadania naquela capital emancipada desde a década de 1840.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La conformación del Estado republicano uruguayo y su relación con la liberación de los esclavizados es asunto recurrente en los estudios históricos. Con el fin de contribuir a ese debate, ampliándolo a partir de apuntes sobre las condiciones de la post-abolición, presento este artículo tomando por hilo conductor un acontecimiento del año 1872: la creación del Club Igualdad. Compuesto por un grupo de hombres de color en un contexto de disputas electorales, la justificación para su creación estaba en la denuncia de que la idea de raza presentaba una intrínseca relación con el acceso a la ciudadanía en aquella capital emancipada desde la década de 1840.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The conformation of the Uruguayan republican State and its relationship with the liberation of the enslaved is a recurrent subject in historical studies. In order to contribute to this debate, extending it based on notes on the conditions of post-abolition, I present this article taking as guideline an event of the year 1872: the creation of Club Igualdad. Composed of a group of men of color in a context of electoral disputes, the justification for its creation resided in the denunciation that the idea of race had an intrinsic relationship with the access to the citizenship in that emancipated capital ever since the 1840s.
  • “A ESCRAVIDÃO ESTÁ CONDENADA PELA RELIGIÃO”: CATÓLICOS E PRESBITERIANOS NO CONTEXTO DA ABOLIÇÃO (MINAS GERAIS, 1886-1888) Artigo

    Custodio Sobrinho, Juliano

    Resumo em Português:

    Resumo As mais recentes pesquisas sobre a abolição vêm apontando um processo multifacetado e complexo, que não pode ser entendido apenas pelo simbólico Treze de Maio de 1888. Tais estudos consideram a participação de diferentes agentes que, à sua maneira, produziram distintas e inúmeras ações de ativismo contra o cativeiro. Partindo de uma problematização sobre o discurso religioso e os ideais abolicionistas, este artigo analisa a presença de católicos e presbiterianos em Minas Gerais, entre 1886 a 1888, período em que as movimentações sociais ficam mais agitadas e decisivas. Por meio da documentação de polícia e dos jornais, foi possível analisar a participação do clero católico e de presbiterianos numa trama de disputas políticas, interesses pessoais e ideias abolicionistas. Somada a tantas outras manifestações populares, produzidas por escravizados e libertos na região, essa atuação minou, pouco a pouco, os pilares da escravidão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las más recientes investigaciones sobre la abolición ven señalando un proceso multifacético y complejo que no puede ser entendido únicamente por la simbólica fecha del Trece de Mayo de 1988. Tales estudios consideran la participación de diferentes agentes que, a su manera, produjeron diversas e inúmeras acciones de activismo contra el cautiverio. Partiendo de una problematización sobre el discurso religioso y los ideales abolicionistas, este artículo analiza la presencia de católicos y presbiterianos en Minas Gerais entre 1886 y 1888, período en el cual los movimientos sociales se muestran más agitados. A través de documentación de la policía y de periódicos, fue posible analizar la participación del clero católico y de los presbiterianos en una trama de disputas políticas, intereses personales e ideales abolicionistas que, sumada a tantas otras manifestaciones populares provenientes de esclavizados y libertos en la región, minaron, poco a poco, los pilares de la esclavitud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The latest research on abolition has indicated a multifaceted and complex process, which cannot be understood only by the symbolic date of May 13th, 1888. These studies consider the participation of different social agents who, in their own way, produced distinct and numerous actions of activism against captivity. This article analyzes the presence of Catholics and Presbyterians in Minas Gerais from 1886 to 1888, a period in which social movements are more agitated and decisive, based on a problematization of religious discourse and abolitionist ideals. Through police documentation and newspapers, it was possible to analyze the participation of the Catholic clergy and of Presbyterians in a network of political disputes, personal interests and abolitionist ideas. In addition to so many other popular manifestations produced by slaves and freedmen in the region, these activities gradually undermined the pillars of slavery.
  • “MR. PERPETUAL MOTION” ENFRENTA O JIM CROW: ANDRÉ REBOUÇAS E SUA PASSAGEM PELOS ESTADOS UNIDOS NO PÓS-ABOLIÇÃO Artigo

    Brito, Luciana da Cruz

    Resumo em Português:

    Resumo No verão de 1873, o jovem engenheiro afro-brasileiro André Rebouças chegava à cidade de Nova York. Segundo ele, conforme anotou no seu diário, a sua viagem era a “de alguém que vai estudar e aprender”. Porém, a passagem de Rebouças pelos Estados Unidos também foi marcada por repetidos episódios de racismo e segregação na Região Norte daquele país durante o período conhecido como Reconstrução. Com base no seu diário e matérias de jornais estadunidenses, este artigo vai utilizar a passagem de Rebouças pelos Estados Unidos para discutir as políticas de segregação racial vigentes naquele país, conhecidas como Jim Crow. Além disso, meu objetivo é situar Rebouças na condição de viajante negro, analisando sua condição racial, de classe e gênero para compreender as suas subjetividades e especificidades do seu lugar por diferentes sociedades pós-escravistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el verano del año 1873, el joven abolicionista André Rebouças llegaba a la ciudad de Nueva York. Según apuntó en su diario, su viaje era la de “uno que va a estudiar y aprender”. Pero el viaje de Rebouças por los Estados Unidos también fue marcado por repetidos episodios de racismo y segregación en la Región Norte de aquél país durante el periodo conocido como Reconstrucción. Con base en su diario y en artículos de periódicos estadunidenses, este artículo utilizará el viaje de Rebouças por los Estados Unidos para discutir las políticas de segregación racial vigentes en aquél país, conocidas como Jim Crow. Más allá de eso, mi objetivo es situar Rebouças en la condición de viajero negro, analizando su condición racial, de clase y género para comprender sus subjetividades e especificidades de su posición por diferentes sociedades post-esclavistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the summer of 1873, the young Afro-Brazilian engineer André Rebouças arrived in New York City. According to the notes he made on his journal, his trip was that ‘of one who intends to study and learn.’ But the time spent by Rebouças in the United States was also marked by repeated episodes of racismo and segregation in the North during the period known as the Reconstruction era. Based on his journal and on American newspaper articles, the present article will use Rebouças’ trip to the United States to discuss the racial segregation policies in effect in that country, known as Jim Crow. My goal is also to place Rebouças in the condition of Black traveller, analyzing his racial condition, class status and gender in order to comprehend their subjectivities and the specificities of his position im different post-slavery societies.
  • VICENTE DE SOUZA: INTERSECÇÕES E CONFLUÊNCIAS NA TRAJETÓRIA DE UM ABOLICIONISTA, REPUBLICANO E SOCIALISTA NEGRO BRASILEIRO Artigo

    Pinto, Ana Flávia Magalhães

    Resumo em Português:

    Resumo Voltado às continuidades e rupturas das lutas por liberdade e cidadania protagonizadas por trabalhadores entre as últimas décadas do século XIX e início do XX, este artigo elege como linha condutora a trajetória de Vicente de Souza, professor, médico, abolicionista, republicano e socialista negro, na cidade do Rio de Janeiro. O estudo vale-se, basicamente, da análise de textos de natureza diversa publicados em jornais, imagens, documentos do governo e de associações políticas, culturais e de socorro mútuo do Império e da Primeira República, a fim de problematizar práticas comuns às políticas de memória sobre pessoas negras livres no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Dedicado a las continuidades y rupturas de las luchas por libertad y ciudadanía protagonizadas por trabajadores entre las últimas décadas del siglo XIX y principios del siglo XX, este artículo elige como línea conductora la trayectoria de Vicente de Souza, profesor, médico, abolicionista, republicano y socialista negro, en la ciudad de Río de Janeiro. El estudio se basa fundamentalmente en el análisis de textos de naturaleza diversa publicados en periódicos, imágenes, documentos del gobierno y de asociaciones políticas, culturales y de socorro mutuo del Imperio y de la Primera República, a fin de problematizar prácticas comunes a las políticas de la memoria sobre las personas negras libres en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Interested in the continuities and ruptures of the struggles for freedom and citizenship carried out by workers between the last decades of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century, the present article chooses as a guiding line the trajectory of Vicente de Souza, Black teacher, physician, abolitionist, republican and socialist, in the city of Rio de Janeiro. The study is fundamentally based on the analysis of different texts published in newspapers, images, government documents and political, cultural and mutual aid associations of the Brazilian Empire and First Republic, in order to problematize the policies of memory about free black people in Brazil.
  • QUE LIBERDADE? UMA ANÁLISE DA CRIMINALIZAÇÃO DAS SERVIDORAS DOMÉSTICAS CARIOCAS (1880-1930) Artigo

    Peçanha, Natália Batista

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo propõe uma discussão que articula diversas áreas dos saberes historiográficos: a história do crime, dos mundos do trabalho, e do gênero. Ao propor tal tarefa, pretendemos analisar o processo de criminalização do serviço doméstico, sobretudo de suas trabalhadoras, pensando em uma perspectiva interseccional, ao analisar como raça, classe e gênero foram decisivos para a consolidação de estigmas disseminados pela imprensa carioca de fins do século XIX e princípios do XX.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo propone una discusión que articula diversas áreas de los saberes historiográficos: la historia del crimen, de los mundos del trabajo, y del género. Al proponer tal tarea, pretendemos analizar el proceso de criminalización del servicio doméstico, sobretodo de sus trabajadoras, pensando en una perspectiva interseccional, al analizar como raza, clase y género han sido decisivos para la consolidación de estigmas diseminados por la prensa de Río de Janeiro de finales del siglo XIX y principios del siglo XX.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article proposes a discussion that deals with many different areas of historiographical knowledge: the history of crime, of the realms of labor, and of gender. By proposing this task, we intend to analyze the process of criminalization of domestic service, especially of the domestic workers, through a intersectional perspective, by analyzing were crucial for the consolidation of stigmas disseminated by the Rio de Janeiro press of the end of the 19th century and beginning of the 20th century.
  • CLASSE, RAÇA E A HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO NO BRASIL (2001-2016) Artigo

    Popinigis, Fabiane; Terra, Paulo Cruz

    Resumo em Português:

    Resumo Em artigo de 1998, Silvia H. Lara fez uma dura crítica à exclusão dos negros, escravos ou libertos, da história do trabalho no Brasil. Identificada somente com o trabalho livre e assalariado, esta teria ignorado as experiências e lutas daqueles trabalhadores antes e depois da abolição. Passados quase vinte anos da publicação desta crítica, bastante influente no meio acadêmico desde então, nosso objetivo aqui é retomar tal questionamento, buscando identificar como e em que medida a demanda por diálogos ampliados foi incorporada na produção do Grupo de Trabalho (GT) Mundos do Trabalho, ligado à Associação Nacional de História, e usando como fonte a produção apresentada por pesquisadores no âmbito do referido GT.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En un artículo de 1998, Silvia H. Lara hizo una dura crítica a la exclusión de los negros, esclavos o libertos, de la historia del trabajo en Brasil. Identificada solo con el trabajo libre y asalariado, esta tendría ignorado las experiencias y luchas de aquellos trabajadores antes y después de la abolición. Pasados casi veinte años de la publicación de esta crítica, muy influyente en el medio académico desde entonces, nuestro objetivo aquí es retomar tal cuestionamiento, buscando identificar como y en qué medida la demanda por diálogos ampliados fue incorporada en la producción del Grupo de Trabajo (GT) Mundos do Trabalho (“Mundos del Trabajo”), conectado a la Associação Nacional de História (“Asociación Nacional de Historia”), y usando como fuente la producción presentada por investigadores en el ámbito del referido GT.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In a 1998 article, Silvia H. Lara made a harsh critique regarding the exclusion of Black people, be them enslaved or free, from the history of labor in Brazil. Identified only with free and wage-earning labor, this history would have ignored the experiences and struggles of those workers before and after the abolition of slavery. Twenty years after the publication of this is critique, which has been highly influential among academia, our goal in the present article is to resume this questioning, trying to identify how and to what extent the demand for expanded dialogues was incorporated into the production of the Work Group Mundos do Trabalho (‘Worlds of Labor’), which is connected to Associação Nacional de História (‘National History Association’), and using as sources the production presented by the researches within this Work Group.
  • O TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: CONCEITO E ENFRENTAMENTO À LUZ DO TRABALHO JURÍDICO E PASTORAL DO FREI HENRI BURIN DES ROZIERS Artigo

    Silva, Moisés Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo A denúncia de trabalho escravo na Amazônia, publicada por Pedro Casaldáliga (1970; 1971), embora caracterizasse o crime e orientasse a ação dos agentes pastorais, esbarrou nos limites da legislação brasileira. O propósito deste texto é demonstrar como o trabalho jurídico-pastoral de Henri Burin des Roziers, somado a outros sujeitos e instituições, contribuiu para a reconfiguração do conceito de trabalho escravo, o que repercutiu no campo jurídico e foi fundamental para o desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas de enfrentamento à exploração dos trabalhadores do campo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La denuncia de trabajo esclavo en la Amazonia publicada por Pedro Casaldáliga (1970; 1971), aunque caracterizaba el crimen y orientaba la acción de los agentes pastorales, chocó en los límites de la legislación brasileña. El propósito de este texto es demostrar cómo el trabajo jurídico-pastoral de Henri Burin des Roziers, sumado a otros sujetos e instituciones, contribuyó a la reconfiguración del concepto de trabajo esclavo, lo que repercutió en el campo jurídico y fue fundamental para el desarrollo y perfeccionamiento de políticas públicas de enfrentamiento a la explotación de los trabajadores del campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The denunciation of slave labor in the Amazon published by Pedro Casaldáliga (1970; 1971), although characterizing crime and guiding the action of pastoral agents, ran up against the limits of Brazilian legislation. The purpose of the present text is to demonstrate how the legal and pastoral work of Henri Burin des Roziers, in addition to other subjects and institutions, contributed to the reconfiguration of the concept of slave labor, which had repercussions in the legal field and was fundamental for the development and improvement of policies to combat the exploitation of rural workers.
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br