Acessibilidade / Reportar erro

Comportamento alimentar, consumo de substâncias não alimentares e urgência negativa em mulheres

RESUMO

Objetivo

Avaliar aspectos do comportamento alimentar, presença do consumo de substâncias não alimentares e urgência negativa em mulheres de um grupo de apoio para transtornos alimentares.

Métodos

As participantes (n=147) preencheram instrumentos para avaliação de compulsão alimentar, Comer Intuitivo, urgência negativa, restrição cognitiva e uma questão para consumo de substâncias não alimentares. Elas foram divididas de acordo com critérios para sintomas bulímicos e sintomas compulsivos.

Resultados

O consumo de substâncias não alimentares foi de 4,8% (n=7). O Grupo Bulímico (n=61) apresentou maiores valores para compulsão alimentar (p=0,01), restrição cognitiva (p=0,01), e urgência negativa (p=0,01) em relação ao Grupo Compulsivo (n=86). Apenas o Grupo Compulsivo demonstrou correlação inversa entre escores para compulsão alimentar e Comer Intuitivo (p=0,01). Para ambos os grupos, a compulsão alimentar foi inversamente correlacionada com a subescala de escolhas alimentares realizadas em congruência com o estado do corpo do Comer Intuitivo. Como esperado, o Grupo Bulímico apresentou maiores valores para medidas de comportamentos disfuncionais como restrição e compulsão alimentar, e menores escores para Comer Intuitivo.

Conclusão

Os aspectos do Comer Intuitivo estiveram inversamente associados com os sintomas compulsivos e bulímicos, e os resultados das análises de correlação para Escala de Compulsão Alimentar e urgência negativa concordam com modelos da literatura sobre o envolvimento da urgência negativa.

Pica; Comportamento alimentar; Transtorno da compulsão alimentar; Bulimia nervosa

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br