Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre contagem de leucócitos, adiposidade e aptidão cardiorrespiratória em adolescentes púberes

Objetivo

Comparar a contagem total e diferencial de leucócitos de adolescentes obesos e eutróficos, e verificar suas possíveis relações com a aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade.

odos

Estudo transversal realizado com 139 adolescentes (107 obesos e 32 eutróficos), com idades entre 13 e 18 anos. A aptidão cardiorrespiratória foi determinada por análise direta de gases durante um teste incremental em esteira rolante. As contagens de leucócitos totais e subconjuntos foram estimadas por citometria de fluxo. A composição corporal foi avaliada pelo método de dupla energia de raios X. O teste t para amostras independentes foi utilizado para comparação entre os grupos. A relação entre leucócitos, aptidão cardiorrespiratória e indicadores de adiposidade foi verificada por meio dos testes de correlação de Pearson e regressão linear múltipla (ajustado para idade e índice de massa corporal).

Resultados

Os adolescentes obesos apresentaram leucócitos (8,12±2,36u/L x 103; p=0,001), neutrófilos (4,33±1,86u/L x 103; p=0,002) e monócitos (0,70±0,22u/L x 103; p=0,002) mais elevados em comparação com os níveis dos eutróficos. Após os ajustes necessários, a aptidão cardiorrespiratória foi negativamente associada com leucócitos, neutrófilos e monócitos em meninos.

Conclusão

Adolescentes obesos apresentaram maior contagem de leucócitos totais e subpopulações, quando comparados aos eutróficos. Observou-se também uma fraca relação positiva entre adiposidade e leucócitos totais, monócitos e neutrófilos, e em meninos, uma relação negativa entre aptidão cardiorrespiratória e leucócitos totais, monócitos e neutrófilos.

Obesidade; Adolescente; Contagem de leucócitos; Adiposidade; Aptidão física; Inflamação


Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br