Acessibilidade / Reportar erro

Consenso sobre a investigação de trombofilia em mulheres e manejo clínico

RESUMO

Objetivo

Padronizar a investigação e o manejo clínico de mulheres com anormalidades clínicas e exames laboratoriais sugestivos de trombofilia, para melhorar a abordagem antitrombótica e otimizar a indicação de exames laboratoriais.

Metodologia

Foi conduzida discussão incluindo 107 médicos (ginecologistas/obstetras, hematologistas e cirurgiões vasculares) participantes de um fórum realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). Como critério mínimo, estabeleceu-se concordância de 80% em votação para cada recomendação de conduta registrada em documento como diretrizes finais. Os casos em que a concordância esteve abaixo de 80% foram rediscutidos, para definir consenso na conduta.

Conclusão

A padronização e o estabelecimento de consenso institucional, com sugestões para abordagem clínica, contribui para melhorar o manejo do grupo a ser avaliado e minimizar os riscos de intercorrências. Este foi o primeiro consenso nacional sobre investigação de trombofilia em mulheres.

Trombofilia; Síndrome antifosfolipídica; Tromboembolia venosa; Gravidez; Aborto habitual; Complicações na gravidez; Anticoncepção; Trombose venosa

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br