Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos na alta hospitalar

RESUMO

Objetivo

Analisar a frequência de uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos na prescrição de alta hospitalar de idosos de um hospital público, considerando o Consenso Brasileiro de Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Idosos, e identificar os fatores associados.

Métodos

Pacientes com idade ≥60 anos, internados nas unidades de clínica médica e geriátrica de um hospital público, foram convidados para participar do estudo. As informações sobre o uso de medicamentos foram coletadas do prontuário eletrônico do paciente e confirmadas por contato telefônico. O Consenso Brasileiro de Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Idosos independente da condição clínica foi utilizado para a classificação dos medicamentos.

Resultados

Foram incluídos no estudo 255 idosos. A frequência de uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos foi de 58,4%. O uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos foi associado positivamente à presença de depressão (razão de chance de 2,208) e polifarmácia (razão de chance de 2,495). A internação em unidade de geriatria apresentou associação inversa com uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos (razão de chance de 0,513).

Conclusão

A frequência de prescrição de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos na alta hospitalar foi alta. Depressão e polifarmácia estiveram diretamente associadas ao uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Ficar internado na clínica geriátrica mostrou-se fator protetor para uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos. Estratégias para melhorar a farmacoterapia do idoso devem ser implementadas, visando à qualidade assistencial e à segurança na transição do cuidado.

Lista de medicamentos potencialmente inapropriados; Prescrição inapropriada; Idoso; Alta do paciente; Tratamento farmacológico

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br