Acessibilidade / Reportar erro

Diferenças na ingestão de ferro durante a gravidez influenciam na resposta à treinabilidade da prole de ratos machos

RESUMO

Objetivo:

Avaliar parâmetros aeróbios e anaeróbios da prole de ratas alimentadas com diferentes dietas de ferro durante a prenhez, por meio do teste de lactato mínimo.

Métodos:

As ratas prenhes foram divididas em quatro grupos com diferentes concentrações de ferro na dieta: padrão (40mg/kg), suplementação (100mg/kg), restrição desde o desmame e restrição apenas durante a gravidez (4mg/kg). Após o nascimento, os filhotes foram designados para seus respectivos grupos (Prole Padrão, Prole Suplementação, Prole Restrição ou Prole Restrição 2). O teste de lactato mínimo foi realizado em três momentos: antes de iniciar o treinamento físico, após 4 semanas e após 8 semanas de treinamento físico.

Resultados:

O Grupo Prole Restrição apresentou redução significativa na concentração do lactato mínimo e no tempo de natação até a exaustão, após 4 e 8 semanas de treinamento em relação ao período antes do início do treinamento. Assim, o Grupo Prole Restrição não foi capaz de manter regularidade durante o treinamento nos testes de lactato mínimo.

Conclusão:

Os resultados sugerem que o Grupo Prole Restrição apresentou diminuição acentuada nos parâmetros de desempenho, o que pode ter ocorrido devido à restrição de ferro.

Descritores:
Lactato mínimo; Modelo animal; Suplementação de ferro; Restrição de ferro

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br