Acessibilidade / Reportar erro

Análise do processo de declaração de morte encefálica e seu impacto na doação de órgãos em um centro de referência em trauma

RESUMO

Objetivo

Caracterizar os processos de diagnóstico de morte encefálica e doação de órgãos em um centro de referência de trauma.

Métodos

Estudo observacional e transversal com pacientes notificados com morte encefálica em um centro de referência de trauma. Os dados foram obtidos por meio da coleta de prontuários e formulários de declaração de morte encefálica.

Resultados

Foram notificados com morte encefálica 159 pacientes, com prevalência do sexo masculino (82,6%), adultos jovens (97,61%) e vítimas de traumatismo craniencefálico (93,7%). A mediana do intervalo total de tempo para o diagnóstico de morte encefálica foi de 20,75 horas, sem diferença entre doadores de órgãos e não doadores. Tivemos intervalos de tempo excessivos na declaração de morte encefálica, mas sem efeito estatístico no número de doações de órgãos.

Conclusão

Foi baixa a eficácia na declaração de morte encefálica com base em intervalos de tempo mais longos, sem impacto na doação de órgãos.

Morte encefálica; Coma; Obtenção de tecidos e órgãos; Lesões encefálicas traumáticas; Ferimentos e lesões

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br