Acessibilidade / Reportar erro

Carta ao editor: Associação entre participação e cumprimento de um programa de Educação Médica Continuada e produção assistencial dos médicos: estudo transversal. einstein (São Paulo). 2015;13(1):1-6

Caro editor,

O artigo ilustra o desafio contínuo que os médicos enfrentam para se manterem atualizados em benefício de um tratamento de qualidade aos pacientes. Mas isso esbarra na grande carga horária e na dedicação que a profissão exige.(11. Carrera RM, Cendoroglo Neto M, Gonçales PD, Marques FR, Sardenberg C, Glezer M, et al. Association between participation and compliance with Continuing Medical Education and care production by physicians: a crosssectional study. einstein (São Paulo). 2015;13(1):1-6.)

Uma possível solução encontrada por algumas instituições de ensino para aumentar a aderência e a abrangência da Educação Médica Continuada é o uso do ensino à distância por meio da internet, ou seja, os cursos on-line. Essa modalidade de ensino permite que as aulas atinjam abrangência global, principalmente se ministradas em inglês, o que amplia a capacidade de atrair médicos de várias cidades e países. Tal prática dispensa a necessidade de espaço físico, problema encontrado por muitas instituições. O curso pela internet oferece maior flexibilidade de horário para os médicos de uma mesma instituição que possuam turnos de trabalho diferentes. Um curso on-line pode ter um custo maior em curto prazo, mas permite que muito material seja reutilizado em outras ocasiões, reduzindo o investimento. Existe a possibilidade da participação de professores de outros hospitais e países. O feedback aos professores é imediato quanto à quantidade de participantes, e parte da deficiência do contato com o professor pode ser contornada com a utilização de fóruns on-line.(22. Anderson T. Toward a theory of on line learning. In: Anderson T, Elloumi F, editor. Theory and practice of online learning. Athabasca, AB, Canada: Athabasca University; 2004. p. 33-46.)

Essa prática pode contribuir para que os hospitais mantenham-se como estimuladores do aprendizado contínuo, incentivando os médicos a buscarem cumprir as metas do programa de Educação Médica Continuada.

REFERENCES

  • 1
    Carrera RM, Cendoroglo Neto M, Gonçales PD, Marques FR, Sardenberg C, Glezer M, et al. Association between participation and compliance with Continuing Medical Education and care production by physicians: a crosssectional study. einstein (São Paulo). 2015;13(1):1-6.
  • 2
    Anderson T. Toward a theory of on line learning. In: Anderson T, Elloumi F, editor. Theory and practice of online learning. Athabasca, AB, Canada: Athabasca University; 2004. p. 33-46.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Apr-Jun 2015
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br