Acessibilidade / Reportar erro

Perfil de pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus de unidades de Atenção Primária à Saúde

RESUMO

Objetivo

Analisar as características de pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus de unidades de Atenção Primária à Saúde.

Métodos

Estudo retrospectivo, com dados de dezembro de 2014 de pacientes com hipertensão e/ou diabetes, de 13 unidades de Atenção Primária à Saúde localizadas na região sul da cidade de São Paulo (SP). Os pacientes foram comparados por sexo, diagnósticos e risco cardiovascular, por meio dos testes t de Student, análise de variância de um fator, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e χ2.

Resultados

Foram avaliados 28.496 pacientes, de 20 anos a 79 anos de idade (média de 57,8 anos), sendo a maioria do sexo feminino (63,2%) e com 50 anos ou mais de idade (74,2%). A participação no Programa Remédio em Casa foi maior no sexo feminino (12,7%) e as proporções de hipertensão, diabetes e de ambas as doenças foram de 68,0%, 7,9% e 24,1%, respectivamente. Os pacientes com hipertensão e diabetes apresentaram maior proporção de participação no Programa Remédio em Casa (13,3%) e aqueles com apenas diabetes apresentaram maior proporção de participação no Programa de Automonitoramento Glicêmico (20,0%). As proporções de risco cardiovascular baixo, moderado e alto foram de 33,0%, 15,5% e 51,5%, respectivamente.

Conclusão

A amostra deste estudo foi constituída por pacientes em sua maioria do sexo feminino, com 50 anos ou mais de idade e diagnóstico de hipertensão. Cerca de um quarto dos pacientes apresentava também diabetes e aproximadamente um terço e metade deles foram categorizados como risco cardiovascular baixo e alto, respectivamente.

Doença crônica; Hipertensão; Diabetes mellitus; Atenção Primária à Saúde; Características da população

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br