Acessibilidade / Reportar erro

Transplante autólogo em mieloma múltiplo: experiência de um serviço brasileiro em 15 anos de seguimento

Objetivo:

Determinar a sobrevida de pacientes portadores de mieloma múltiplo em 5 anos pós-transplante.

Métodos:

Estudo retrospectivo em pacientes com diagnóstico de mieloma múltiplo submetidos a transplante autólogo de medula óssea em uma instituição brasileira, no período de 1993 a 2007.

Resultados:

Foram avaliados 73 pacientes com mediana de idade de 55 anos. A sobrevida encontrada em 5 anos foi de 75% (2,4 a 60 meses). A análise estatística demonstrou significância estatística para o grau de resposta ao tratamento aplicado previamente ao transplante autólogo de medula óssea (p = 0,01). Não houve significância estatística para o estadiamento clínico ou período de diagnóstico (antes ou após o ano 2000).

Conclusão:

A experiência na realização de transplante autólogo de medula para mileoma múltiplo, em uma instituição brasileira, demonstrou uma evolução concordante com a literatura médica e destacou a importância da resposta prévia ao transplante na sobrevida desses pacientes.

Mieloma múltiplo; Transplante autólogo; Transplante de medula óssea; Sobrevida


Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br