Acessibilidade / Reportar erro

Sergio Pitol e os disfarces da autobiografia * * O presente texto faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre as formas híbridas na literatura latino-americana contemporânea que o autor desenvolve na Universidade de São Paulo com apoio da FAPESP desde o ano 2010.

Sergio Pitol and the disguises of autobiography

Resumo

O texto analisa os últimos livros do escritor mexicano Sergio Pitol (1933), El arte de la fuga (1997), El viaje (2000_____ (2000). El viaje. Barcelona: Anagrama.) e El mago de Viena (2005), reunidos na Trilogía de la memoria (2007). Em conjunto estes textos conformam uma espécie de autobiografia literária construída mediante uma mistura de crítica, relato de viagem e narração autobiográfica. No ensaio analiso a maneira como o escritor reconstrói sua vida por meio de suas leituras e seu processo criativo, as pistas sobre sua obra que podem ser encontradas nestes textos, assim como as principais características e antecedentes destas formas híbridas contemporâneas.

Palavras-chave:
Sergio Pitol; autobiografia; formas híbridas; literatura latinoamericana contemporânea

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com