Acessibilidade / Reportar erro

Ficções da memória ou a memória da ficção: Dulce María Loynaz e Cecília Meireles

Fictions of memory or the memory of fiction: Cecília Meireles and Dulce Maria Loynaz

Resumos

Dulce María Loynaz e Cecília Meireles são lidas como poetas que compartilham, com suas poéticas singulares, uma estética memorialista e reflexiva, simbolistas extemporâneas, inclassificáveis. Sobre temporalidade, saberes e genealogia, funções principais da memória, reflete este artigo que se aprofunda em Últimos dias de una casa (1958) e Solombra (1963), poemas-livros da problemática do ser na temporalidade e dos processos de constituição/destruição da identidade que acontecem, precisamente, no tempo humano da memória. Estudam-se esses poemas de ficção do memorável nas suas diferenciadas formas de compor e significar ao coletar e preservar vestígios da memória injuriada, mutilada, ferida de morte, configurando uma volta ao passado imaginado, mas também uma abertura às "memórias do porvir" em uma poética paradoxal da memória incólume e devastada.

poéticas da memória; vestígios; simbolismo; poesia brasileira e cubana; Cecília Meireles; Dulce Maria Loynaz


Dulce María Loynaz e Cecília Meireles are read as poets that share, with their singular poetics, a memorialistic and reflexive aesthetics, in the condition of symbolist poets untimely. This article thinks about temporality, knowledge and genealogy, main memory's functions, and examines Últimos días de una casa (1958) and Solombra (1963), poems-books on the problematic of the being in the temporality and the process of doing/undoing identity that occur, precisely, in the human time of memory. These poems of memorable fiction are studied in their different forms of composition and meanings when they pick up and preserve traces of offended, mutilated and deadly hurt memory in order to look at the pass and, also, to the future in a paradoxical poetics of a wasted and uninhabited memory.

poetics of the memory; traces; symbolism; Brazilian and Cuban poetry; Cecília Meireles; Dulce Maria Loynaz


  • BACHELARD, Gastón (1993). A poética do espaço São Paulo: Martins Fontes.
  • BARQUET, Jesús J. (1999). "Testimonio de una destrucción: últimos días de una casa de Dulce María Loynaz". In: Escrituras poéticas de una nación: Dulce María Loynaz, Juana Rosa Pita y Carlota Caulfield. La Habana: Unión.
  • BERND, Zilá (2010). "Variações". In: Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis.
  • ________ (2011). "Vestígios memoriais: fecundando as literaturas das Américas". Conexão Letras, v. 6, n. 6, p. 9-16.
  • BOSI, Alfredo (1965). "Cecília Meireles: a música ausente". O Estado de S. Paulo, São Paulo, suplemento literário, p. 9.
  • CANDAU, J÷el (2002). Antropología de la memoria Buenos Aires: Nueva Visión.
  • CAPOTE, Zayda (1998). "El arte de la paradoja: la poesía de Dulce María Loynaz". In: CAMPUZANO, Luisa (coord.). Mujeres latinoamericanas del siglo XX: historia y cultura. La Habana: Casa de las Américas.
  • DAL FARRA, Maria Lúcia (2006). "Cecília Meireles: imagens femininas". Cadernos Pagu, n. 27, p. 333-371.
  • DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix (1995). Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Editora 34.
  • ECO, Umberto (2003). "Sobre o símbolo". In: Sobre a literatura Rio de Janeiro; São Paulo: Record.
  • HANSEN, João Adolfo (2007). "Solombra ou a sombra que cai sobre o eu". In: GOUVÊA, Leila V. B. (Org.). Ensaios sobre Cecília Meireles São Paulo: Humanitas, Fapesp.
  • GOUVÊA, Leila V. B. (2008). Pensamento e "lirismo puro" na poesia de Cecília Meireles São Paulo: Edusp.
  • LÉVINAS, Emmanuel (1975). Sens et existence Paris: Seuil.
  • LOYNAZ, Dulce María (1958). ┌ltimos días de una casa Prefácio de Antonio Oliver. Madrid: Hermanos Soler.
  • ________ (1993). Antología lírica Introducción de María Asunción Mateo. Madrid: Espasa-Calpe.
  • MEIRELES, Cecília (1963). Solombra Ilustrações de Pomar. Rio de Janeiro: Livros de Portugal.
  • ________ (2005). Solombra Prólogo de Regina Zilberman. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
  • PENALVA, Joaquín Juan (2002). "Tres variaciones sobre el tema de la casa: Leopoldo Panero, Luis Rosales y Dulce María Loynaz". América sin Nombre, n. 3. p. 48-55.
  • PESSOA, Fernando (1986). Obras em prosa Rio de Janeiro: Nova Aguilar.
  • RICOEUR, Paul (1973). Teoria da interpretação Lisboa: Edições 70.
  • ________ (1983). O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago.
  • ________ (1999). La lectura del tiempo pasado: memoria y olvido Madrid: Universidad Autónoma de Madrid.
  • RUSSOTTO, Márgara (2002). "Casa, cuerpo, pasión: una lectura de ┌ltimos días de una casa". CiberLetras, n. 7. Disponível em: <http://www.lehman.cuny.edu/ciberletras/v07.html>. Acesso em: 15 out 2011.
  • SIMËN, Pedro (coord.) (1991). Valoración múltiple: Dulce María Loynaz. La Habana: Casa de las Américas.
  • SOUZA, Raquel (2010). "Memória e imaginário". In: BERND, Zilá (Org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Literalis.
  • TODOROV, Tzvetan (1995). Les abus de la mémoire Paris: Arléa.
  • VITIER, Cintio (1993). Prosas leves La Habana: Letras Cubanas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jun 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2012

Histórico

  • Recebido
    Nov 2011
  • Aceito
    Mar 2012
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com