Acessibilidade / Reportar erro

Ladrão de galinhas: um diálogo sobre a estética no livro de imagem

Ladrão de galinhas: a dialogue on aesthetics in the image book

Ladrão de galinhas: un diálogo sobre la estética en el libro de imagen

Resumo

As literaturas cujas narrativas são realizadas exclusivamente pela imagem firmaram, ao longo do tempo, a mesma importância que os demais gêneros disponíveis nos espaços educacionais. Devido a isso, propomo-nos a analisar os atributos estéticos que compõem uma dessas obras, Ladrão de galinha, de autoria de Béatrice Rodriguez (2009RODRIGUEZ, Béatrice (2009). Ladrão de galinha. São Paulo: Escala Educacional.), selecionada e enviada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) às redes públicas de Educação Infantil, na edição de 2014. Adotamos como metodologia a abordagem qualitativa, tomando como referencial a semiótica de Barthes (2013bBARTHES, Roland (2013b). Aula. São Paulo: Cultrix.). Utilizamos os conceitos de enunciado, deslocamento e representação, partícipes no processo de significação textual, entendendo que estes contribuem para que os demais atributos estéticos sejam comunicantes eficazes na fruição da literatura visual. Dentre os demais especialistas, apoiamo-nos no suporte teórico de Collaro (2012COLLARO, Antonio Celso (2012). Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson.), Gomes Filho (2014GOMES FILHO, João (2014). Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras.), Heller (2014HELLER, Eva (2014). A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Tradução Maria Lúcia Lopes da Silva. São Paulo: Gustavo Gili.), Hunt (2010HUNT, Peter (2010). Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify.), Kandinsky (1997KANDINSKY, Wassily (1997). Ponto e linha sobre plano. São Paulo: Martins Fontes.), Kant (2013KANT, Immanuel (2013). Crítica da razão pura. Tradução e notas de Fernando Costa Mattos. 3. ed. Petrópolis: Vozes ; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco. (Coleção Pensamento Humano).), Linden (2011LINDEN, Sophie Van der (2011). Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify , 2011.), Neitzel e Carvalho (2013NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla (2013). A estética na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 40, p. 1021-1040, set./out.), Neitzel e Oliani (2008NEITZEL, Adair de Aguiar; OLIANI, Rita de Cássia (2008). Literatura como fenômeno estético. In: ANPED SUL - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. Pesquisa em Educação e Inserção social. 7. Anais eletrônicos. Itajaí: UNIVALI. Disponível em: Disponível em: https://bit.ly/2zZ1vaw . Acesso em: 10 mar. 2017.
https://bit.ly/2zZ1vaw...
), Nikolajeva e Scott (2011NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole (2011). Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify .), Santaella (2012SANTAELLA, Lúcia (2012). Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos.), Todorov (2011TODOROV, Tzvetan (2011). Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes .), Willsberg e Forssman (2007WILLBERG, Hans Peter; FORSSMAN, Friedrich (2007). Primeiros socorros em tipografia. São Paulo: Rosari.). Constatamos que há uma contínua busca no aprimoramento do livro composto exclusivamente de imagens, que permitem uma apreciação do texto visual para além do entretenimento, tornando-o objeto de fruição pela experiência estética que proporciona. Colocamos em discussão a “leiturabilidade” do texto visual permitindo aceitar, rejeitar, aprimorar e questionar as possibilidades de leitura que mobilizam o pensamento.

Palavras-chave:
texto visual; literatura infantil; leiturabilidade; PNBE 2014

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com