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Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 45, Publicado: 2015
  • Apresentação: Narrativas fora do lugar Espaço E Subjetividade

    Lehnen, Leila
  • Des-reterritorialização: percursos possíveis do romance afro-brasileiro recente Espaço E Subjetividade

    Thomaz, Paulo C.

    Resumo em Português:

    Este estudo consiste em analisar, desde o conceito de multiterritorialidade, elaborado pelo geógrafo Rogério Haesbaert, alguns percursos diaspóricos das personagens do romance afro-brasileiro Um defeito de cor (2006), da escritora Ana Maria Gonçalves. Na narrativa, que se desenvolve na África e no Brasil do século XIX, daremos destaque à protagonista, Kehinde, em sua mobilidade material e simbólica pelos continentes africano e americano. Para Haesbaert, o aspecto imanente da multiterritorialização na vida dos indivíduos e dos diferentes grupos humanos tem sido desestimado pelo "mito" da desterritorialização. Em lugar de uma simplista desterritorialização desenraizadora, teríamos um permanente processo de reterritorialização, espacialmente descontínuo e sumamente complexo. Assim, é desde um mover-se como des-reterritorialização, por um lado, simbólica e cultural, e, por outro, política e econômica, que pensaremos esses percursos diaspóricos das personagens da obra.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes, through the concept of multiterritoriality, by geographer Roger Haesbaert, the diasporic journeys of the characters of Um defeito de cor (2006), an African-Brazilian novel written by Ana Maria Gonçalves. Considering the novel, which takes place in Africa and Brazil in the nineteenth-century, we will focus on the protagonist, Kehinde, in her material and symbolic mobility around African and American continents. To Haesbaert, the immanent aspect of multiterritoriality in individual lives and in different human groups has been depreciated by the "myth" of deterritorialization. Instead of a simplistic uprooting dispossession, there would be a permanent process of, a spatially discontinuous and highly complex repossession. Thus, it is through the action of moving as, on one hand, symbolic and cultural, and, on the other, political and economic dereterritorialzation that these diasporic journeys of the characters of the novel are thought.
  • Escrevendo-se na cidade: Exu e o Guia afetivo da periferia, de Marcus Vinicius Faustini Espaço E Subjetividade

    Carvalho, Vinicius Mariano de

    Resumo em Português:

    No texto de prefácio ao livro inaugural de Faustini, Luiz Eduardo Soares diz que: "O movimento do texto de Faustini é sinuoso como suas trajetórias urbanas, e tortuoso como seu percurso existencial." Essa afirmação abre perspectivas bastante provocantes sobre a concepção fenomenológica presente no texto dessa narrativa inaugural de Faustini. Neste trabalho procuramos analisar como Faustini constrói um narrador/ator que, em vez de escrever a cidade, inscreve-se nesta, contrapondo, com esse movimento performativo, a tendência comum de dividir o espaço urbano em centro x periferia, cidade x favela, asfalto x morro. Valendo-me da mitologia das religiões afro-brasileiras, analiso como o narrador/ator do Guia afetivo da periferia incorpora características do Orixá Exu e consubstancia uma fenomenologia da cidade.

    Resumo em Inglês:

    In the preface to the inaugural book of Marcos Vinicius Faustini, Luiz Eduardo Soares says: "The movement of Faustini's text is sinuous as his urban trajectories, and devious as his existential journey". This statement opens quite provocative perspectives on the phenomenological conception present Faustini's narrative. This paper analyzes how Faustini creates a narrator/actor who, instead of writing the city, writes himself on it. With this performative movement, the author contrasts the common tendency to divide the urban space in center x periphery, city x slum, hill x asphalt. Using the mythology of Afro-Brazilian religions, I analyze how the narrator/actor of Guia Afetivo da Periferia incorporates features of the Orixá Exú and consubstantiates the city phenomenologically.
  • Espaços ficcionalizados em Desterro, de Luis S. Krausz: um ensaio em geografia literária Espaço E Subjetividade

    Wink, Georg

    Resumo em Português:

    A maioria dos textos ficcionais pode ser localizada geograficamente, no que diz respeito a cenário e enredo, sendo que essas localizações são concebidas de múltiplas maneiras, entre a imaginária e a realista. A partir dessa premissa óbvia, analiso o romance contemporâneo Desterro: memórias em ruínas (2011), de Luis S. Krausz, que oferece uma copiosa presença de espaços reais ficcionalizados, embora em parte históricos. Através da análise, pretendo experimentar uma metodologia particular, desenvolvida recentemente sob a denominação "geografia literária". Essa abordagem implica, primeiramente, em analisar tanto questões relevantes à relação entre texto e espaço quanto as várias formas de referenciar espaços geográficos (indicar, suprimir, anonimizar, transformar) e as funções narrativas atribuídas aos espaços ficcionalizados. Num segundo passo, e ainda de acordo com o método, os resultados serão sistematizados, comparados e apresentados por meio da geração de mapas, com o propósito de averiguar a potencialidade e as limitações da interpretação cartografada.

    Resumo em Inglês:

    The majority of fictional texts can be localized geographically in terms of scenario and plot. However, these localizations are constructed in different ways, from imaginary to realistic. I will analyze the contemporary novel Desterro: memórias em ruínas (2011), by Luis S. Krausz, following this premise. The book offers a range of sophisticated representations of fictionalized real spaces, some of them representing a past that no longer exists. Through my analysis I will test a special method that has been developed recently under the name of "literary geography". This approach addresses the relevant questions of text-space relations in general, as well as the different forms of referring to geographical spaces (indicating, suppressing, anonymizing, transforming). Furthermore, different functions are attributed to the fictionalized spaces. In a second step, in line with the same method, I will test the potential of maps in providing an interpretative framework for the analysis. Possible limitations to this method will then be discussed.
  • A arte de andar nas ruas de Brasília Espaço E Subjetividade

    Beal, Sophia

    Resumo em Português:

    Como argumenta Michel de Certeau, o caminhar revela algo íntimo: o uso personalizado da cidade. Na literatura de Brasília, o caminhar é indicativo da busca de prazer, da disposição para correr riscos e de tentativas de humanizar e individualizar uma cidade planejada mais para os carros que para os pedestres. Andar em Brasília é uma espécie de paradoxo. Qual o papel do pedestre em uma cidade projetada para carros e com o formato de um avião? Uma série de poemas, crônicas, contos e canções (de Nicolas Behr, Aborto Elétrico, Capital Inicial, Legião Urbana, GOG, José Rezende Jr., Pedro Biondi, Liziane Guazina, Fernanda Barreto e Augusto Rodrigues) viram de cabeça para baixo as origens e a organização hierárquica de Brasília, sugerindo que os moradores atuais - à medida que andam pela cidade em suas vidas cotidianas - estão criando e transformando a capital de formas significativas.

    Resumo em Inglês:

    As Certeau argues, walking divulges something intimate: the personalized use of the city. In literature from Brasília, walking divulges pleasure seeking, risk taking, and attempts to personalize a city designed more for cars than pedestrians. Walking in Brasília is somewhat of a paradox. What is the role of the pedestrian in a city designed for car travel and shaped like an airplane? This series of poems, crônicas, contos, and songs (by Nicolas Behr, Aborto Elétrico, Capital Inicial, Legião Urbana, GOG, José Rezende Jr., Pedro Biondi, Liziane Guazina, Fernanda Barreto, and Augusto Rodrigues) overturn Brasília's top-down origins and organization, suggesting that current residents-as they walk around the city in their daily lives-are creating and transforming the capital in significant ways.
  • O espaço urbano como construção poética do sujeito Espaço E Subjetividade

    Busato, Susanna

    Resumo em Português:

    Este é um estudo crítico-analítico acerca de alguns poemas do poeta brasileiro Fábio Weintraub em termos da construção do espaço da poesia como um olhar crítico e poético do sujeito. O aspecto lírico do trabalho do poeta é objetivo e sensível ao dirigir-se às cenas urbanas nas quais os objetos desempenham um papel como imagens de um cotidiano das cidades cujo espaço é performatizado como drama do próprio sujeito que olha a cena.

    Resumo em Inglês:

    This is a critical and analytical study about some poems written by the Brazilian poet Fábio Weintraub concerning the construction of the poetic space as a critical and poetical view of the subject. The lyric aspect in the poet's work is objective and sensitive towards urban scenes in which all the objects play a role as images of the cities' routine, in which space is performed as the drama of the subject who sees the scene.
  • O não espaço em Wesley Peres: narrativas líricas em deslocamento Espaço E Subjetividade

    Ramos, Rosane Carneiro

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende abordar a representação do espaço em Casa entre vértebras (2007), de Wesley Peres, demonstrando como a narrativa lírica, por meio da linguagem não referencial e metafórica, pode introduzir novos questionamentos ao tema. Em acréscimo, em uma perspectiva maior intenciona também apresentar sucintamente princípios teóricos do lirismo na narrativa e, ainda, o deslocamento dos romances líricos nos estudos da historiografia literária nacional.

    Resumo em Inglês:

    This essay aims to address the issue of space in Wesley Peres' Casa entre vértebras (2007), by showing how the lyrical narrative, through non referential and metaphorical language, can introduce new questions to the subject. Furthermore, in a broader perspective, it intends to briefly present some theoretical principles of lyricism in narratives and the displacement undergone by lyrical novels in national literary historiography as well.
  • Sincronicidades: história, memória e ficção em Ana Maria Machado e Griselda Gambaro Espaço E Subjetividade

    Pinto-Bailey, Cristina Ferreira

    Resumo em Português:

    Este artigo discute comparativamente os romances O mar nunca transborda, de Ana Maria Machado, e El mar que nos trajo, de Griselda Gambaro, com o propósito de examinar a representação da identidade nacional e da identidade do sujeito através da interseção entre história, ficção e memória. As duas obras oferecem representações da nação alternativas àquelas da historiografia oficial, privilegiando as micro-histórias de indivíduos ou grupos marginalizados, deslocados ou "ex-cêntricos". Salienta-se aqui o que Homi Bhabha considerou a "ambivalência" do conceito da nação em oposição ao mito hegemônico da identidade nacional como una e integrada.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the novels O mar nunca transborda, by Ana Maria Machado, and El mar que nos trajo, by Griselda Gambaro, within a comparative frame, in order to exam the representation of national identity and self-identity through the intersection of history, fiction and memory. The two novels offer an alternative perspective of nation that privileges the micro histories of groups or individuals at the margins of the official historiography, and emphasizes the "ambivalence" of the concept of the nation (according to Homi Bhabha), as opposed to a hegemonic idea of nation that defines it as a unified entity.
  • Um sentido para o fim: espaços migratórios e melancolia em Hanói, de Adriana Lisboa Espaço E Subjetividade

    Neves, Júlia Braga

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar a maneira pela qual Adriana Lisboa representa o deslocamento migratório e o espaço urbano em Hanói (2013). A partir de discussões sobre a literatura como espaço de representação, argumenta-se que os espaços migratórios no romance de Lisboa são construídos em relação às reflexões e memórias dos protagonistas Alex e David. Nessa representação, percebe-se uma ênfase nas emoções, nos sentimentos e nos pensamentos das personagens como forma de refletir a situação do migrante numa metrópole nos Estados Unidos. Trata-se, portanto, do desdobramento das histórias de dois indivíduos para falar da história coletiva de sujeitos migrantes. No entanto, questionam-se as limitações éticas implicadas nessa representação da questão migratória, tendo em vista que a ênfase na melancolia e no isolamento como principais reações afetivas do processo migratório aparecem como empecilho para reflexões mais críticas sobre as consequências políticas e socioeconômicas da migração na sociedade contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this article is to analyze the ways in which Adriana Lisboa represents migratory dislocations and urban space in Hanói (2013). In discussing literature as a space for representation, I will argue that the spaces of migration in Lisboa's novel are constructed in relation to the protagonists', Alex and David, reflections and memories. In this mode of representation, it is possible to notice an emphasis on the characters' emotions, feelings and thoughts as a means to reflect upon the migrant's conditions in an American metropolis. In this sense, Lisboa aims to convey a collective history of migration through Alex's and David's individual histories. However, I will argue, there are ethical limitations in the representation proposed by Lisboa, especially regarding the emphasis on melancholia and isolation as the main affective reactions to migratory dislocations, since they hinder more critical reflections on the political and socio-economic consequences of migration in contemporary societies.
  • Linguagem, espaço e nação: um mapeamento das identidades multigeográficas do protagonista imigrante Espaço E Subjetividade

    Raynor, Cecily

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, analiso duas obras que narram a migração: Estive em Lisboa e lembrei de você (2009), de Luiz Ruffato, um romance contemporâneo centrado na história de um migrante mineiro que vai para Lisboa, e Mar paraguayo (1992), de Wilson Bueno, que conta a história de uma prostituta paraguaia sem nome que reside em Guaratuba. Mais especificamente, argumento que os romances de migração com temas contemporâneos desafiam, alongam e/ou interrompem a coesão narrativa do espaço-tempo, obscurecendo, muitas vezes de forma progressiva, as fronteiras entre o nacional e o transnacional. Examino a ideia do espaço tanto no sentido concreto, no âmbito doméstico e o espaço urbano, quanto no sentido metafórico. Dentro deste marco teórico expandido, estendo o argumento espacial ainda mais, postulando que essas narrativas não apenas transgridem ou transcendem os espaços tangíveis, mas também que geram novas ou alternativas possibilidades espaciais a partir das quais podemos observar a construção e manutenção da identidade.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, I analyze works portraying migration: Estive em Lisboa e lembrei de você (2009), by Luiz Ruffatto, a work centered on the story of a Brazilian migrant to Lisbon, and Mar Paraguayo (1992 ), by Wilson Bueno, which recounts the tale of a Paraguayan prostitute living in Guaratuba. Specifically, I argue that contemporary migration- themed novels challenge, stretch and/or interrupt narrative time-space cohesion by obscuring, often gradually, the boundaries between the national and transnational. I examine space both in the concrete sense, in domestic and urban realms, as well as metaphorically. Within this expanded theoretical framework, I argue that these works not only test the idea of space, but also generate new or alternative spatial possibilities from which we can observe the construction and maintenance of identity.
  • A classe feita corpo: pertencimento e discriminação social em Inferno provisório, de Luiz Ruffato Espaço E Subjetividade

    Delgado, Gabriel Estides

    Resumo em Português:

    Em Inferno provisório, Luiz Ruffato confere centralidade à caracterização física de suas personagens migrantes e marginalizadas. A incorporação das estruturas sociais dá-se a ver tanto na hexis corporal, que guarda equivalências com os condicionamentos históricos do portador, quanto no universo de objetos consumidos, que funcionam como índices das condições (e relações) de classe figuradas pelo escritor mineiro. Amplificada a importância dos desejos de ascensão social e poder de consumo das personagens, seus corpos apresentam-se como espaços saturados de poder simbólico e linguagem. Para esta análise, foram escolhidas, como narrativas representativas dos demais momentos da poética de Inferno provisório, histórias dos dois últimos livros (volumes IV e V) da série literária - O livro das impossibilidades e Domingos sem Deus.

    Resumo em Inglês:

    In Inferno provisório, Luiz Ruffato foregrounds the physical characterization of his migrant and marginalized characters. The incorporation of social structures is visually embodied both in the physical hexis, which maintains similarities with the historical constraints of the carrier, as well as in the universe of consumed objects, which act as indices of the conditions (and relations) of classes portrayed by the Mineiro writer. By amplifying the importance of the characters' desires for social mobility and the power to consume, their bodies appear as saturated spaces of symbolic power and language. For this analysis, stories from the last two books (volumes IV and V) of Ruffato's literary series(O livro das impossibilidades and Domingos sem Deus(were chosen as representative narratives of other poetic moments from Inferno provisório.
  • Representación de la violencia y la marginalidad en el discurso de Cidade de Deus e Inferno Outros

    Dujisin, Matías Rebolledo

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo analiza dos reconocidas novelas brasileñas que abordan el problema de la violencia urbana y la marginalidad desde un estilo y perspectiva aparentemente similar: Cidade de Deus (1997) de Paulo Lins e Inferno (2000) de Patrícia Melo. Sin embargo, a partir de un análisis de estructuras intratextuales se evidencia que en su misma construcción verbal estos discursos sustentan una visión de mundo y una concepción ideológica radicalmente distintas, pese a su aparente afinidad. Siendo el tema de la violencia y la marginalidad uno de los temas más explotados y explorados en las últimas décadas, la comparación entre ambas novelas, como configuración poética de éste, demuestra la dificultad radical de dar una explicación y un sentido único a este fenómeno.

    Resumo em Inglês:

    The present article analyses two major contemporary Brazilian novels that deal with the subject of urban violence and marginality, apparently from a similar point of view and writing style, Paulo Lins‟ Cidade de Deus (1997) and Patrícia Melo‟s Inferno (2000). The analysis of the internal structures of this texts shows, nevertheless, that both discursive constructions uphold opposite world views and ideological conceptions, despite their superficial affinity. Violence and marginality, in fact, are probably the most exploited and discussed subjects in the last few decades in Brazil, so the comparison between the poetical construction in both novels reveals that it is almost impossible to maintain an univocal sense and explanation of this contemporary condition.
  • Os discursos do etnólogo, do filósofo e do ficcionista na estrutura do romance Nove noites Outros

    Bylaardt, Cid Ottoni

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende colocar em diálogo dois textos: "A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas", de Jacques Derrida, pensador francês, e Nove noites, de Bernardo Carvalho, romancista contemporâneo brasileiro. O texto de Derrida parece conter as matrizes do pensamento desconstrucionista do filósofo e parte de uma aporia lançada por Claude Lévi-Strauss na dicotomia natureza-cultura para questionar o modelo centrado do pensamento ocidental. Esse escândalo, assim, está ligado à atividade do etnólogo e tem suas origens na etnografia. Este texto procura, então, refletir como a ficção se apodera do discurso das ciências humanas para questioná-la, num movimento semelhante ao pensamento de Derrida na interpelação permanente do desconstrucionismo ao discurso científico. A narrativa, que de início parecia conduzir para a resolução de um crime, à guisa de romance policial ou relato jornalístico, frustra as expectativas do leitor, terminando por diluir o que parecia ser a trajetória segura de uma estrutura montada em torno de um firme centro.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to establish a dialogue between two texts: "Structure, Sign and Play in the Discourse of Human Sciences", by Jacques Derrida, and Nove noites [Nine nights] by the Brazilian contemporary novelist Bernardo Carvalho. Derrida's text seems to hold the origins of the deconstructionist thinking of the philosopher, and begins with an aporia pointed by Lévi-Strauss in the binary pair nature-culture to discuss the centered model of the occidental thinking. This scandal, thus, is associated to the activity of the ethnologist and has its roots in ethnography. This text seeks, therefore, to reflect upon how the fiction seizes the discourse of human sciences in order to put it in question, in a movement similar to Derrida's thinking in the permanent deconstructionism's interpellation to the scientific discourse. The narrative, which at first seemed to lead to the solution of a crime, like in a detective story, frustrates the reader's expectations, dissolving what seemed to be a consistent trajectory of a structure erected around a solid center.
  • As vozes da mímica pós-colonial em Outros

    Santos, Jacimara Vieira dos

    Resumo em Português:

    O presente trabalho vale-se dos estudos empreendidos no campo dos estudos culturais, em especial, de Homi Bhabha, para propor uma análise acerca do romance brasileiro Terra Papagalli, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, vislumbrando o modo como a narrativa desmonta a realidade histórica, ao explorar outros ângulos, e coloca em foco o panorama que envolve a revisitação das Descobertas. Assim, contraria expectativas, desvelando paradoxos como os que tendem a alimentar ímpetos cívicos e comemorativos que convivem, antagonicamente, com correntes contestatórias que problematizam os nexos internos desses empreendimentos, articulando, por meio de recursos miméticos, outras vozes e repetições críticas dos modelos e referências contestados.

    Resumo em Inglês:

    This paper draws on the studies undertaken in the area of cultural studies, in particular, Homi Bhabha's formulations, to propose an analysis of the Brazilian novel Terra Papagalli (by José Roberto Torero and Marcus Aurelius Pimenta), showing how the narrative dismounts historical reality, to explore other angles; and shifts the focus to the imaginary construction that involves revisiting the Discoveries. Thus, contrary to expectations, revealing paradoxes such as those which tend to increase civic and commemorative urges that live antagonistically, with anti-establishment thoughts that question the internal connections of these developments, articulating, through mimetic resources, other voices and their critic repetitions of contested models and references.
  • Cenas cotidianas: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant'Anna Outros

    Bezerra, Ligia

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe uma análise da representação da cultura de massas e da cultura de consumo em relatos de Sexo e amizade, do escritor brasileiro André Sant'Anna. Situamos estes relatos no fluxo de um extenso diálogo da literatura brasileira com a cultura de massas, o qual tem se efetivado desde o início do século XX e através do qual a literatura brasileira tem, com frequência, elaborado uma crítica à cultura de consumo. Argumentamos que, nos textos em questão, Sant'Anna representa a cultura de consumo como uma força intrinsecamente presente nas relações sociais e na forma de pensar dos personagens. Afastando-se do que Lidia Santos chama de estética da dificuldade, uma marca comum da literatura brasileira que se engaja com esse tema entre os anos 1960 e 1980, André Sant'Anna articula uma crítica da presença da cultura de consumo no cotidiano brasileiro a partir de uma linguagem predominantemente midiática e acessível, retratando indivíduos oriundos de diferentes classes sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an analysis of the representation of mass culture and consumer culture in relatos (stories) from André Sant'Anna's Sexo e amizade. I analyze the stories in question within the context of Brazilian literature's extensive dialogue with mass culture that has been in place since the beginning of the twentieth century, and which has often produced critiques of consumer culture. I argue that, in the stories under study, Sant'Anna represents consumer culture as a force that is intrinsic to characters' social relations and conceptualizations of reality. He articulates a critique of consumer culture's presence in Brazilian everyday life that departs from what Lidia Santos calls an aesthetic of difficulty, which marked Brazilian literature's approach to mass culture between the 1960s and the 1980s. This critique is conveyed through the use of language that is predominantly accessible and mediatic and through the depiction of individuals from different social classes.
  • A meninice mentida e o futuro profanado: as narrativas de Valêncio Xavier Outros

    Borges, Fernanda

    Resumo em Português:

    As obras de Valêncio Xavier caracterizam-se, em termos formais, pela utilização de diversos tipos de imagens (desenhos, fotografias, artigos de jornal, flip books), elementos que compõem narrativas híbridas. Tais artefatos são organizados de modo a compor um álbum no romance Minha mãe morrendo e o menino mentido e um necrológio em Meu 7º dia: uma novella rébus. Da meninice mentida ao funeral dessacralizado, Valêncio Xavier ilumina e reelabora lembranças infantis e projeta e ironiza o futuro inevitável. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo discutir atributos estruturais e temáticos das obras do autor brasileiro a fim de refletir acerca desses álbuns narrativos que criam o passado e o futuro.

    Resumo em Inglês:

    The works of Valêncio Xavier are characterized, in formal terms, by using various types of images (drawings, photographs, newspaper articles, flip books), elements that make hybrid narratives. Such artifacts are arranged in order to compose an album in the novel Minha mãe morrendo e o menino mentido and an obituary in Meu 7º dia: uma novella rébus. From a lied childhood to a desecrated funeral, Valêncio Xavier lights and reworks childhood memories and designs and mocks the inevitable future. Thus, this study aims to discuss structural and thematic attributes of the works of this Brazilian author to reflect on these narrative albums that create the past and the future.
  • A razão ética e poética nos poemas de Ana Martins Marques Outros

    Pietrani, Anélia Montechiari

    Resumo em Português:

    Na obra da jovem poeta mineira Ana Martins Marques, autora de A vida submarina e Da arte das armadilhas, a sensibilidade feminina e a disciplina estética são marcas significativas. Ler seus poemas, especialmente seus metapoemas, e a arquitetura de seus textos faz-nos situar a novíssima poesia brasileira na atualidade do século XXI, de modo a refletir sobre o papel, o valor e o lugar da poesia na contemporaneidade, como potência e busca de significados em que confluem a razão ética e a poética.

    Resumo em Inglês:

    In the work of the young poet Ana Martins Marques, author of A vida submarina and Da arte das armadilhas, the feminine sensibility and aesthetic discipline are significant marks. Reading her poems, especially her metapoems, and the architecture of her texts make us situate the new Brazilian poetry at the present of the twenty-first century, to reflect on the role, value and place of poetry in contemporary times, as power and search of meanings at which the ethical and the poetic reason converge.
  • O que é literatura? Provocações metalinguísticas em narrativas de Luci Collin Outros

    Zolin, Lúcia Osana

    Resumo em Português:

    Não são poucas as iniciativas empreendidas no âmbito da teoria e da crítica literárias no sentido de delimitar o que vem a ser literatura. Cada novo contexto histórico-literário traz consigo novas expectativas em relação ao texto literário e, portanto, novos critérios de valoração. Produzida no contexto da chamada pós-modernidade, marcado pela desconfiança em relação aos discursos universais, a literatura brasileira contemporânea, não raro, tem se debruçado sobre si própria, com vistas à problematização das fronteiras, cruzamentos e interseções que estabelece com outras linguagens. Em vista disso, nosso objetivo no presente artigo é refletir acerca de um conjunto de contos de Luci Collin, cujo caráter metaficcional nos convida para esse debate. A perspectiva teórica interdisciplinar é alicerçada no pensamento pós-estruturalista.

    Resumo em Inglês:

    Several initiatives within literary theory and criticism have been endeavored to establish the frontiers of literature. Every new historical and literary context brings forth new expectations with regard to the literary text and consequently new evaluation criteria. Contemporary Brazilian literature, produced within the so-called post-modernity and marked by diffidence in universal discourses, has reflected upon itself to problematize frontiers, cross-roads and intersections established with other languages. The current paper discusses the metafiction in the short stories of Luci Collin. The theoretical interdisciplinary perspective is foregrounded on post-structuralist thought.
  • "Nós somos machistas": entrevistas com escritores/as brasileiros/as Entrevistas

    Grünnagel, Christian; Wieser, Doris

    Resumo em Português:

    Este dossiê reúne seis conversas com escritores(as) brasileiros(as) levadas a cabo no âmbito da Feira do Livro de Frankfurt em 2013: Ana Paula Maia, Beatriz Bracher, Bernardo Ajzenberg, Carola Saavedra, Ferréz, Luiz Ruffato e Marcelino Freire. As primeiras questões das entrevistas centram-se em assuntos relacionados com os estudos de gênero, nomeadamente os diferentes conceitos de masculinidade(s) e feminilidade(s) na sociedade e na literatura brasileiras, partindo da teoria elaborada pela socióloga australiana R. W. Connell, uma das mais relevantes acadêmicas contemporâneas na área das masculinidades e das relações de gênero. Segue-se uma série de perguntas sobre as particularidades da obra de cada um(a) dos(as) escritores(as), as suas principais preocupações estéticas e as conexões com as obras dos(as) outros(as).

    Resumo em Inglês:

    This dossier brings together seven interviews carried out at the Frankfurt Book Fair in 2013 with the following Brazilian writers: Ana Paula Maia, Beatriz Bracher, Bernardo Ajzenberg, Carola Saavedra, Ferréz, Luiz Ruffato and Marcelino Freire. The first part of each interview focusses on gender issues, in particular on diverging concepts of masculinity and femininity in Brazilian society and literature. These concepts are based on the theory developed by the Australian sociologist R. W. Connell, who is one of the most distinguished contemporary scholars of masculinities and gender relations. The second part shifts its focus to question about the particularities of each writer's work, their main aesthetic concerns and the connections between their works.
  • "Ir aonde ninguém quer ir": entrevista com Ana Paula Maia Entrevistas

    Grünnagel, Christian
  • "No Brasil, mesmo as mulheres são machistas": entrevista com Bernardo Ajzenberg Entrevistas

    Grünnagel, Christian
  • "O Brasil é um país extremamente machista": entrevista com Luiz Ruffato Entrevistas

    Grünnagel, Christian; Wieser, Doris
  • "Falar que não existe machismo... Claro que existe!": entrevista com Carola Saavedra Entrevistas

    Grünnagel, Christian; Wieser, Doris
  • "A sociedade aprendeu a cobrar do homem": entrevista com Ferréz Entrevistas

    Grünnagel, Christian; Wieser, Doris
  • "Há 200 anos era a mesma coisa": entrevista com Beatriz Bracher Entrevistas

    Grünnagel, Christian; Wieser, Doris
  • "Sou um homossexual não praticante": entrevista com Marcelino Freire Entrevistas

    Grünnagel, Christian; Wieser, Doris
  • Mário Augusto Medeiros da Silva - A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000) Resenhas

    Oliveira, Lucas Amaral de
  • Waltencir Alves de Oliveira - O gosto dos extremos: tensão e dualidade na poesia de João Cabral de Melo Neto, de Pedra do Sono a Andando Sevilha Resenhas

    Yokozawa, Solange Fiuza Cardoso
  • Sérgio Rodrigues - O drible Resenhas

    Valente, Valdemar
  • Hans Ulrich Gumbrecht - Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura Resenhas

    Brito, Matheus de
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
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