Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 55, Publicado: 2018
  • Autoria na cultura do presente: apresentação Autoria Na Cultura Do Presente

    Azevedo, Luciene; Molina, Cristian; Vidal, Paloma
  • Poesia, documento, autoria Autoria Na Cultura Do Presente

    Klinger, Diana

    Resumo em Português:

    Resumo O texto busca comprender procedimentos presentes em alguns livros de poesia contemporânea que, por meio do uso de documentos, ao mesmo tempo questionam a instância de autoria e produzem um estranhamento na percepção do real. Nos casos abordados, o livro de poemas se apresenta como unidade mínima da poesia, o que nos leva a pensar questões que envolvem o suporte - a mídia impressa - como fundamentais para a recepção destas obras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto busca comprender los procedimientos presentes en algunos libros de poesía contemporánea que, a través del uso de documentos, cuestionan la instancia de autoría y al mismo tiempo producen un extrañamiento en la percepción de la realidad. En los casos abordados, el libro de poemas se presenta como unidad mínima de la poesía, lo que nos lleva a pensar cuestiones que implican al soporte - el medio impreso- como fundamental para la recepción de estas obras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay seeks to understand procedures found in various contemporary poetry books that, through the use of documents, simultaneously question the role of authorship and produce a sense of estrangement in the perception of the real. In the examples examined here, the book of poems is presented as a minimal unit of poetry. This understanding launches a series questions concerning the underpinning of the genre - the printed media - as a fundamental element in the reception of these works.
  • Literatura como projeto Autoria Na Cultura Do Presente

    Cerqueira, Rodrigo da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho analisa a inserção do projeto Inferno provisório e a trajetória de seu autor, Luiz Ruffato, no campo literário brasileiro. Pentalogia de objetivos sempre bem definidos pelo autor em entrevistas e depoimentos, o Inferno provisório surge como um projeto, mas pode ser analisado sob outro viés quando se esmiúça as posições que o escritor vai ocupando no campo. Assim, são examinados textos públicos em que o autor posiciona sua obra e seu nome na tentativa de identificar e analisar as relações que este estabelece para tentar, de algum modo, situar seu trabalho no espaço de produção.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo analiza la inserción del proyecto Inferno provisório y la trayectoria de su autor, Luiz Ruffato, en el campo literario brasileño. Pentalogía de objetivos siempre bien definidos por el autor en entrevistas y testimonios, Inferno provisório surge como un proyecto, pero puede ser analizado bajo otro sesgo si las posiciones que el escritor va ocupando en el campo son desmenuzadas. Así, se analizan textos públicos en que el autor posiciona su obra y su nombre en el intento de identificar y analizar las relaciones que éste establece para intentar, de algún modo, situar su trabajo en el espacio de producción.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyses the insertion of Luiz Ruffato’s project Inferno provisório and his trajectory in the Brazilian literary field. With its objectives always demarcated by his author in interviews, Inferno provisório emerges as a project, but that could be analyzed under another perspective, if the positions that the writer occupies in the field are taken into account. Thus, the essay examines public texts in which the author positions his work and his name in an attempt to identify and analyze the relationships that he establishes. The essay’s attempt to place his work in the space of production.
  • “Ninguém” é o nome do autor: Leonardo Gandolfi e Ana Martins Marques sobre a Odisseia Autoria Na Cultura Do Presente

    Manzoni, Filipe

    Resumo em Português:

    Resumo Nosso trabalho se propõe a uma leitura de duas retomadas da Odisseia presentes nas obras de dois poetas contemporâneos, Leonardo Gandolfi e Ana Martins Marques. Interessa-nos observar nos dois escritores uma problematização da tensão entre o histórico e o contemporâneo: tanto no bloco “Piquenique”, de Gandolfi, quanto na série “Penélope”, de Marques, o que parece estar em jogo é uma remontagem da epopeia homérica de maneira que o confronto com o histórico não esteja resolvido. Essa questão nos levará a uma retomada da importância da Odisseia como modelo para a estruturação de uma história literária e para o próprio conceito de história em si através de autores como François Hartog, Erich Auerbach e, num contexto mais recente, Haroldo de Campos e Marcos Siscar. Buscamos ainda propor, a partir dos dois poetas, um conceito de contemporâneo que se dê em relação estreita com uma desautorização (como alternativa a um paradigma autoral) do histórico, o que, no contexto da Odisseia, se traduz em uma reabertura do problema da retomada, por parte de Ulisses, de seu nome.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Nuestro trabajo se propone una lectura de dos tramas de la Odisea presentes en las obras de dos poetas contemporáneos, Leonardo Gandolfi y Ana Martins Marques. Nos interesa observar en los dos escritores una problematización de la tensión entre lo histórico y lo contemporáneo: tanto en el bloque “Piquenique”, de Gandolfi, como en la serie “Penélope”, de Marques, lo que parece estar en juego es un remontaje de la epopeya homérica de modo que la confrontación con lo histórico no esté resuelto. Esta cuestión nos llevará a una reinterpretación de la importancia de la Odisea como modelo para la estructuración de una historia literaria y para el propio concepto de historia en sí a través de autores como François Hartog, Erich Auerbach y, en un contexto más reciente, Haroldo de Campos y Marcos Siscar. Buscamos proponer, a partir de los dos poetas, un concepto de lo contemporáneo que se da en relación estrecha con una desautorización (como alternativa a un paradigma autoral) de lo histórico, lo que en el contexto de la Odisea, se traduce en una reapertura del problema de la reutilización, por parte de Ulises, de su nombre.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the poems of two Brazilian contemporary poets that revisit Homer’s Odyssey: Leonardo Gandolfi and Ana Martins Marques. The essay looks into how both writers - Gandolfi in its “Piquenique” and Marques in its “Penélope” - seem to recast the Odyssey as a text in which the tension between the historic and the contemporaneous has not yet been resolved. This understanding will lead to a brief examination (through the works of François Hartog, Erich Auerbach, Haroldo de Campos and Marcos Siscar) of the main role performed by Homer’s epic in the notion of literary history and in the concept of history itself. The article’s main objective is to articulate the idea of contemporaneity as a de-authorization of a stabilized concept of history through a reopening of Ulysses’ journey to recover his name.
  • Textos que dão voltas por aí: Borges, Katchadjian, obra e autoria na literatura contemporânea Autoria Na Cultura Do Presente

    Rocha, Rejane Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe a discussão de um caso, que teve início com a publicação de El aleph engordado, de Pablo Katchadjian, posteriormente levado a juízo por Maria Kodama, viúva de Jorge Luis Borges e detentora dos seus direitos autorais, e que ganhou repercussão com a criação da página no Facebook “Apoyo a Pablo Katchadjian” e com a vinculação do site #JoBorges ao movimento de defesa de Katchadjian. A maneira como a apropriação do texto de Borges por Katchadjian bem como a forma como a obra de ambos os escritores passam a circular em rede são discutidas a partir de pressupostos relacionados à circulação do literário no contexto digital, para refletir de que maneira podem ser compreendidos, na contemporaneidade, os conceitos de autoria, autor e obra.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo propone una discusión de un caso que tuvo su comienzo con la publicación de El Aleph engordado, de Pablo Katchadjian, posteriormente llevado a juicio por Maria Kodama, viuda de Jorge Luis Borges y poseedora de los sus derechos de autor, y que tuvo repercusión con la creación de la página en Facebook “Apoyo a Pablo Katchadjian” y con la vinculación del sitio web #YoBorges al movimiento de defensa de Katchadjian. La manera como la apropriación del texto de Borges, por Katchadjian, como también la forma como la obra de ambos escritores pasan a circular en redes son discutidas a partir de presuposiones relacionadas a la circulación de lo literario en el contexto digital, para reflexionar respecto al modo como pueden ser comprendidos, en la contemporaneidad, los conceptos de autoría, autor y obra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses a case that began with the publishing of El Aleph engordado, by Pablo Katchadjian. The author was sued by Maria Kodama, the widow of Jorge Luis Borges and owner of his copyrights. The case then gained notoriety with the creation of the Facebook page “Apoyo a Pablo Katchadjian” and with the metadata tag #JoBorges, used in the movement in Katchadjian’s defense. The article discusses the appropriation of Borges’ text by Katchadjian, as well as the way that both authors’ work begin to circulate in digital platforms. Finally, taking into account the circulation of literary material in digital contexts, this essay reflects on the way the concept of authorship, author and work can be understood in the present context.
  • O rascunho é a obra: o caso dos cadernos Autoria Na Cultura Do Presente

    Kiffer, Ana

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo subdivide-se em três momentos: i) breve histórico da pesquisa com cadernos; ii) o desenvolvimento e os desdobramentos de uma noção prática de cadernos para e na cultura contemporânea; e iii) na arte já se sabe há bastante tempo que os procedimentos processuais não são o rascunho da obra vindoura. Mas quais os efeitos disso para o campo da escrita e da literatura?

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se subdivide en tres momentos: i) breve repaso histórico de la investigación con cuadernos; ii) el desarrollo y las consecuencias de una noción práctica de cuadernos para y en la cultura contemporánea; y iii) en el arte ya se sabe hace tiempo que los procedimientos procesuales no son el borrador de la obra venidera - ¿pero cuáles los efectos de eso para el campo de la escritura y la literatura?

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is subdivided in three sections: i) a brief background about the research on notebooks; ii) the development and consequences of a practical notion of notebooks for and in contemporary culture; and iii) in art it has been known for while that the processual procedures are not the draft of the future oeuvre - however, what are the effects of this for the areas of writing and literature?
  • Ante o teatro, no museu, desde o arquivo. Modos cênicos (e autorais) da arte contemporânea Autoria Na Cultura Do Presente

    Pinta, María Fernanda; Garbatzky, Irina

    Resumo em Português:

    Resumo Na exposição Mínimo teatral (Museo Macro, Rosario, 2017) trabalhamos, como curadores, nas ressonâncias do teatro na arte contemporânea, explorando diferentes formas de apropriação da teatralidade e da encenação. Pretendíamos incentivar um diálogo entre as artes visuais e artísticas, mesmo quando as trocas não ocorriam em termos de referência e/ou comentários de um em relação ao outro. Ao mesmo tempo, não pretendíamos formular uma história da arte (história do campo visual e teatral, história de suas conversas, história de seus desacordos), ainda que fizéssemos uma pergunta sobre os usos do arquivo e seus efeitos sobre uma possível conceituação de tempo. O presente trabalho busca traçar uma história e uma reflexão sobre essa experiência. As perguntas são: Quais áreas (sensíveis, sociais, produtivas) abre o pensamento do teatro? Quais são os efeitos da montagem e do arquivo teatral no museu? Quais seriam os efeitos sobre a conceituação e usos do tempo? E, finalmente, quais implicações na curadoria levaram à investigação e às hipóteses arriscadas para a amostra, tanto no que diz respeito ao diálogo teatro/arte quanto ao ponto de vista adotado em relação ao arquivo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la exhibición Mínimo teatral (Museo Macro, Rosario, 2017) trabajamos, en tanto curadoras, sobre las resonancias del teatro en el arte contemporáneo, explorando distintos modos de apropiación de la teatralidad y la puesta en escena. Teníamos la intención de propiciar un diálogo entre artes visuales y escénicas, aún cuando los intercambios no se produjeran en términos de referencia y/o comentarios de uno con respecto al otro. Al mismo tiempo, no pretendíamos formular una historia del arte (historia del campo visual y teatral, historia de sus conversaciones, historia de sus desencuentros), aunque hiciéramos una pregunta por los usos del archivo y sus efectos en una posible conceptualización del tiempo. El presente trabajo busca tramar un relato y una reflexión sobre aquella experiencia. Las preguntas son: ¿Qué zonas (sensibles, sociales, productivas) abre el pensamiento del teatro? ¿Cuáles son los efectos del montaje y del archivo teatral en el museo? ¿Cuáles serían los efectos sobre la conceptualización y los usos del tiempo? Y finalmente, qué implicancias sobre la curaduría arrojó la investigación y las hipótesis arriesgadas para la muestra, tanto en lo concerniente al diálogo teatro/artes como al punto de vista adoptado respecto del archivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the Mínimo teatral exhibition (Macro Museum, Rosario, 2017) we worked, as curators, on how theatre resonates in contemporary art, exploring the different appropriations of theatricality and staging in various art forms. Our intention was to promote a dialogue between visual and scenic arts, even when the exchanges did not occur through direct reference and/or comments between different artistic expressions. At the same time, we were not trying to formulate a history of art (history of the disciplinary field, of their conversations or misunderstandings), though we did inquire into the uses of the archive and its effects in a possible conceptualization of time. This essay proposes to present a perspective and a reflection about that experience. The questions broached are: Which zones (sensitive, social, productive) are enabled by theatrical thought? Which are the effects of the assembly and archive of theatre in the museum? Which would be the effects on the conceptualization and the uses of time? And finally, what repercussions did the research and the hypothesis proposed by the exhibit have for the curatorship not only in what it pertains to the dialogue between theater and art, but also in regards to the archive.
  • A exposição Corpo-Poema como objeto desestabilizador do literário: entrevista com Thays Albuquerque e Marília Cacho Entrevista

    Costa Junior, José Veranildo Lopes da
  • As feiras internacionais do livro e a condição de convidado de honra: uma vitrine (também) para a promoção da leitura no exterior? Outros

    Pardo, M. Carmen Villarino

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo principal deste trabalho é analisar as feiras internacionais do livro no atual século e verificar em que medida constituem um espaço de possibilidades (econômicas, culturais, simbólicas) para os países (ou culturas, ou cidades) que se apresentam como convidados de honra, através de sua produção literária. Partimos da hipótese de que essa distinção pode ser também uma oportunidade para promover a leitura de autores/as e das suas próprias tradições -nacionais, locais, associadas ou não a um determinando cânone - num espaço transnacional em que a tradução desempenha um papel central. Para isso, e sob a perspectiva da sociologia da literatura, analisamos como estudo de caso a participação do Brasil no Salon du Livre de Paris, em 2015, como país convidado de honra pela segunda vez na história do evento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo principal del trabajo es analizar las ferias internacionales del libro en el actual siglo y verificar en que medida constituyen un espacio de posibilidades (económicas, culturales, simbólicas) para los países (o culturas y ciudades) que se presentan como invitados de honor, a través de su producción literaria. Partimos de la hipótesis de que esa distinción puede ser también una oportunidad para promover la lectura de autores/as y de sus propias tradiciones -nacionales, locales; asociadas o no a un determinado canon- en un espacio transnacional en que la traducción desempeña un papel central. Para ello, y desde una perspectiva de la sociología de la literatura, analizamos como estudio de caso la participación de Brasil en el Salon du Livre de Paris, en 2015, como país invitado de honor por segunda vez en la historia del evento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main aim of this paper is to analyze international book fairs in this century and to see to which extend they represent a space of possibilities (economic, cultural, symbolic) for the countries (/cultures/cities) which appear, by reason of their literary production, appear as guests of honor in such fairs. The paper’s hypothesis is that this honor can also be an opportunity to promote the reading of these authors and their cultures -national, local, related to a particular canon or not- in a transnational space where translation plays a central role. For this reason, using the methodology of sociology of literature, we examine we use Brazil’s participation in the Salon du Livre de Paris, in 2015 as a case study. The country was designed as a guest of honor for the second time in this event’s history.
  • A violência insuspeita da sociedade de classes no trâmite da enunciação em Passageiro do fim do dia Outros

    Balbi, Danieli Christovão

    Resumo em Português:

    Resumo Em Passageiro do fim do dia, a forma como se estabelece o trâmite entre sujeito do enunciado e sujeito da enunciação põe em evidência as estratégias de que se lança mão para a apreensão do dado objetivo do “real”, cuja inapreensibilidade se torna, na fatura do romance de Rubens Figueiredo, índice que costura materialidades e sentidos, concretudes e simbologias sutis para o desvelamento da lógica das violências e de como elas se tornam cotidianas, banais e necessárias à reprodução de um modo de viver, se relacionar e sentir imposto pela dinâmica da sociedade de classes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En Passageiro do fim do dia, la forma como se establece el trámite entre sujeto del enunciado y sujeto de la enunciación pone en evidencia las estrategias de que se lanza mano para la aprehensión del dato objetivo del "real", cuya inapreensibilidad se vuelve, en la factura de la novela de Rubens Figueiredo, índice que costura materialidades y sentidos, concreciones y simbologías sutiles para el descortino de la lógica de las violencias y de cómo se vuelven cotidianas, banales y necesarias para la reproducción de un modo de vivir, relacionarse y sentir impuesto por la dinámica de la sociedad de clases.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Passageiro do fim do dia, the way in which the process is established between subject of the enunciate and subject of enunciation highlights the strategies that are used to apprehend the objective data of the "real", whose inapreensibility becomes, in the invoice from the novel by Rubens Figueiredo, an index that stitches together materialities and subtle meanings, concretions and symbologies for the unveiling of the logic of violence and how they become everyday, banal and necessary to the reproduction of a way of living, to relate and to feel imposed by the dynamics of class society.
  • Três elefantes: apropriações de Drummond pela poesia brasileira contemporânea Outros

    Weintraub, Fabio

    Resumo em Português:

    Resumo Tendo em vista a recepção criativa da obra de Carlos Drummond pela poesia brasileira contemporânea, este artigo examina os poemas “Elefante”, de Francisco Alvim, “Sentinela”, de Chacal, e “Atressi con l’orifanz”, de Eduardo Sterzi, à luz do diálogo que tais composições estabelecem com “O elefante” de A rosa do povo (1945). Entre outros deslizamentos em relação à fonte drummondiana, destacam-se a feminização do animal como meio de acesso à esfera mítica, em Alvim; a interiorização do périplo paquidérmico, em Chacal, e a violência como modo compositivo, em Sterzi.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Considerando la recepción creativa de la obra de Carlos Drummond de Andrade por la poesía brasileña contemporánea, el presente artículo examina los poemas “Elefante”, de Francisco Alvim, “Centinela”, de Chacal, y “Atressi con l'orifanz”, de Eduardo Sterzi, a la luz del diálogo que dichas composiciones establecen con “El elefante” de La rosa del pueblo (1945). Entre otros deslizamientos en relación a la fuente drummondiana, se destacan la feminización del animal como medio de acceso a la esfera mítica, en Alvim; la interiorización del periplo paquidérmico, en Chacal, y la violencia como modo compositivo, en Sterzi.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In view of the creative reception of Carlos Drummond de Andrade’s work by contemporary Brazilian poetry, this article analyzes the poems “Elefante”, by Francisco Alvim, “Sentinela”, by Chacal, and “Atressi con l'orifanz”, by Eduardo Sterzi, in light of the dialogue that such compositions maintain with “The Elephant” published in Rose of the People (1945). The article highlights, among other slippages in relation to Drummond de Andrade’s poem, the feminization of the animal as a means of accessing a mythical sphere, in Alvim; the internalization of the pachyderm’s trajectory in Chacal, and violence as a compositional mode in Sterzi.
  • Figurações do (anti-)herói épico em “Tô ouvindo alguém me chamar”, dos Racionais MC’s, e “Isso aqui é uma guerra”, do Facção Central Outros

    Samyn, Henrique Marques

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa a representação do herói em músicas de dois grupos de rap brasileiros: “Tô ouvindo alguém me chamar”, dos Racionais MC’s (faixa do álbum Sobrevivendo no inferno, de 1997), e “Isso aqui é uma guerra”, do grupo Facção Central (faixa do álbum Versos sangrentos, de 1999). Construo a argumentação utilizando como base o modelo de herói épico concebido por Masaki Mori; não obstante, considero que a figuração dos protagonistas nas referidas canções transforma-os em anti-heróis, na medida em que a narrativa tem o propósito político de funcionar como uma denúncia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza la representación del héroe en canciones de dos grupos de rap brasileños: “Tô ouvindo alguém me chamar”, de los Racionais MC’s (pista del álbum Sobrevivendo no inferno, de 1997), e “Isso aqui é uma guerra”, del grupo Facção Central (pista del álbum Versos sangrentos, de 1999). Construyo la argumentación utilizando como base el modelo del héroe épico creado por Masaki Mori; sin embargo, considero que la figuración de los protagonistas en las canciones mencionadas los convierte en antihéroes, ya que la narrativa tiene el propósito político de funcionar como una denuncia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the representation of the hero in songs by two Brazilian rap groups: “Tô ouvindo alguém me chamar”, by Racionais MC's (a track from the 1997 album Sobrevivendo no inferno), and “Isso aqui é uma guerra” from the group Facção Central (track from the album Versos sangrentos, 1999). As a basis for my argument, I use the model of epic hero conceived by Masaki Mori. Nevertheless, I consider that the figuration of the protagonists in these songs turns them into anti-heroes, insofar as the narrative has the political purpose of denunciation.
  • A estratégia da urgência: considerações sobre O cheiro do ralo, de Lourenço Mutarelli Outros

    Melo, Ivana Ferigolo

    Resumo em Português:

    Resumo A narrativa O cheiro do ralo, de Lourenço Mutarelli, apresenta como elemento formal sobressaliente uma urgência na maneira de contar, a qual se mostra responsável pela representação de formas de vida aceleradas e deflagradoras de um estado de torpor existencial que adormece o sujeito e lhe impede de transcender uma dada ordem cotidiana estabelecida. Reconhecendo a forte presença desse elemento estrutural na referida narrativa, busca-se, neste estudo, defender a hipótese de que ele se apresenta como um recurso formal eficiente para o alcance e a captação de leitores apressados. Não para distraí-los ou diverti-los, mas para sensibilizá-los, a partir da representação de estilos de vida acelerados, automatizados e envolvidos por uma atmosfera terrificante, de mal-estar (como é a do protagonista de O cheiro do ralo), sobre as angústias humanas deflagradas por formas de vida típicas de uma sociedade em que imperam os media e um capitalismo voraz, que, abreviando a relação dos seres com o tempo e com o entorno para garantir o lucro mediante a produção e o consumo em grande escala, desencadeia, entre outras coisas, intensos estados de torpor mental, anula a ética, a solidariedade e a afetividade entre os homens, além de estimular a projeção de um egocentrismo que tangencia a perversão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La narrativa O cheiro do ralo, de Lourenço Mutarelli, presenta como elemento formal sobresaliente una urgencia en la manera de contar, la cual se hace responsable por la representación de formas de vida aceleradas y causantes de un estado de aturdimiento existencial que impide al sujeto trascender su realidad inmediata. Reconociendo la fuerte presencia de ese elemento estructural en la referida narrativa, se busca, en este estudio, defender la hipótesis de que dicho elemento formal se presenta como un recurso eficiente para el alcance y la captación de lectores apresurados. No para distraerlos, sino para sensibilizarlos, a partir de la representación de formas de vida aceleradas, automatizadas y envueltas por una atmosfera terrorífica de malestar (como es la del protagonista de O cheiro do ralo), sobre las angustias humanas ocasionadas por estilos de vida típicos de una sociedad donde predominan los medios de comunicación y un capitalismo voraz, que, abreviando la relación de los seres con el tiempo y con el entorno, producen, entre otras cosas, intensos estadios de aturdimiento mental, anulan la ética, la solidaridad y la afectividad entre los hombres, además de estimular la proyección de un egocentrismo muy cercano a la perversión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract One of the defining traits of Lourenço Mutarelli’s text O cheiro do ralo, is its narrative urgency. This urgency is responsible for the representation of accelerated and deflagrating life forms of state of existential torpor that numbs the subject and prevents him from transcending an established daily order. Recognizing the strong presence of this structural element in this narrative, we seek to defend the hypothesis that it presents itself as an efficient formal resource to reach hurried readers. Not to distract or amuse them, but to sensitize them to the representation of accelerated lifestyles, automated and surrounded by a terrifying atmosphere of malaise (as is the protagonist of O cheiro do ralo), about the human anguishes triggered by life forms typical of a society where the media and a voracious capitalism prevail, which, abbreviating the relationship of human beings with time and with the environment to ensure profit through production and consumption in large scale, unleashes, among other things, intense states of mental torpor, cancels ethics, solidarity and affection among men, as well as stimulating the projection of an egocentrism that gets close to perversion.
  • “Um lugar fora de lugar”: a mulher e o sertão em Maria Valéria Rezende Outros

    Santini, Juliana

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho propõe uma reflexão sobre o deslocamento da personagem feminina no romance Outros cantos, de Maria Valéria Rezende. O objetivo é problematizar de que modo a representação do sertão articula-se, na narrativa, à composição de uma protagonista que, sendo mulher, narra sua própria viagem e coloca em perspectiva presente e passado. Entra em questão, nesse caso, não apenas a figura feminina, mas também os significados atribuídos ao sertão na ficção brasileira contemporânea.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo propone una reflexión sobre el dislocamiento del personaje femenino en el romance Outros cantos, de Maria Valéria Rezende. El objetivo es reflexionar de qué modo la representación del sertão se articula en la narrativa, en la composición de una protagonista que, siendo mujer, narra su propio viaje y pone en perspectiva el presente y el pasado. En este caso está en cuestión, no solamente la figura femenina, sino también los significados atribuidos al sertão en la ficción brasileña contemporánea.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work proposes a reflection on displacement of the female character in the novel Outros cantos, by Maria Valéria Rezende. The objective is to problematize how the representation of the hinterland articulates itself, in the narrative, into the composition of a protagonist who, being a woman, narrates her own trip and puts in perspective present and past. What is in question, in this case, is not only the female figure, but also the meanings attributed to hinterland in Brazilian contemporary fiction.
  • O testemunho oblíquo em O que os cegos estão sonhando?, de Noemi Jaffe, e Maus, de Art Spiegelman Outros

    Paula, Marcelo Ferraz de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo desenvolve uma análise comparativa das obras O que os cegos estão sonhando?, de Noemi Jaffe, e Maus, de Art Spiegelman. O exame crítico empreendido visa colocar em discussão algumas semelhanças no processo de construção da autoria nestes dois livros - particularmente no que se refere à autorrepresentação do drama dos filhos de sobreviventes dos campos de concentração nazistas - e no modo como estes relatos de segunda geração assumem a forma de um testemunho oblíquo, ao mesmo tempo prolongamento de e ruptura com os testemunhos dos pais-sobreviventes. Recorre-se, entre outras referências, às ideias de Márcio Seligmann-Silva (2013) e Giorgio Agamben (2014) a respeito da produção testemunhal e às discussões de Jeanne Marie Gagnebin (2014) sobre memória e esquecimento após Auschwitz.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo hace un análisis comparativo de las obras O que os cegos estão sonhando?, de Noemí Jaffe, y Maus, de Art Spiegelman. El examen crítico emprendido pretende poner en discusión algunas similitudes en el proceso de construcción de autoría en estos dos libros, particularmente en lo que se refiere a la auto representación del drama de los hijos de sobrevivientes de los campos de concentración nazis, y al modo como estos relatos de segunda generación asumen la forma de un testimonio oblicuo, al mismo tiempo prolongación y ruptura con los testimonios de los padres-sobrevivientes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article develops a comparative analysis of the works, O que os cegos estão sonhando?, by Noemi Jaffe, and Maus, by Art Spiegelman. The critical examination discusses some similarities in the process of how authorship is constructed in these two books. Particularly, the essay discusses the self-representation of the children of Nazi concentration camps survivors, and the manner in which second generation narratives take the form of an oblique witness, which constitute, at the same time prolongation and rupture with the testimonies of surviving parents.
  • Marília Garcia: para onde nos levam as hélices do poema? Outros

    Silva, Andréa Catrópa da

    Resumo em Português:

    Resumo Em 2017, a poeta brasileira Marília García publicou Câmera lenta, livro que se destaca pelo equilíbrio entre a continuidade das experimentações estéticas já iniciadas anteriormente e a resolução formal de cada poema. O mote dos meios de transporte, elo com outras poéticas da modernidade, ganha aqui tratamento particular e em consonância com outros questionamentos da contemporaneidade. Entre hélices, turbinas, voos e aeronaves que aparecem frequentemente nos seus versos emerge um sujeito lírico na iminência da desintegração, mas que insiste no poema como forma de ecoar a experiência única e ancorada no tempo que consiste na vida humana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En 2017, la poeta brasileña Marília García publicó Câmera lenta, un libro que se destaca por el equilibrio entre la continuidad de las experimentaciones estéticas ya iniciadas anteriormente y la resolución formal de cada poema. El tema de los medios de transporte, que es un punto de contacto con otras poéticas de la modernidad, gana aquí tratamiento particular y en consonancia con otros cuestionamientos de la contemporaneidad. Entre hélices, turbinas, vuelos y aeronaves que aparecen frecuentemente en sus versos emerge un sujeto lírico en la inminencia de la desintegración, pero que insiste en el poema como forma de dar eco a la experiencia única y anclada en el tiempo en que consiste la vida humana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In 2017, the Brazilian poet Marília García published Câmara lenta, a book in which we find a remarkable dialogue with her recent aesthetic experiments and the formal resolution of each poem. The theme of means of transportation, a link with other poetics of modernity, gains here a particular treatment and aligns with other contemporary questions. The propellers, turbines, flights, and aircraft that frequently appear in her verses share space with a lyrical subject at the threshold of disintegration, but who insists on the poem as a way to echo the unique and anchored experience in the time that constitutes human life.
  • Maurício Meireles - Perfil biográfico In: Maura Lopes Cançado - Hospício é Deus, Diário I Belo Horizonte: Autêntica, 2015 Resenha

    Salles, Anna Flávia Dias
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com