Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 57, Publicado: 2019
  • Apresentação: leitura e experiência Apresentação

    Diniz, Ligia Gonçalves; Nakagome, Patrícia Trindade
  • Cenas de leitura em Silviano Santiago Seção Temática: Leitura E Experiência

    Klein, Kelvin Falcão

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do artigo é refletir acerca do papel da leitura na obra de Silviano Santiago. A primeira seção do trabalho é dedicada a apresentar um panorama dos usos da leitura e da figura do leitor em Silviano Santiago, tanto em sua obra ficcional quanto em sua obra ensaística, salientando a importância dos processos afetivos na escolha e no uso das referências literárias e teóricas (Graciliano Ramos, Barthes, Althusser). A segunda seção lida mais especificamente com o ensaio de Santiago “A vida como literatura” (2006), analisando as estratégias do autor no que diz respeito à sua leitura da obra de Cyro dos Anjos e sua peculiar problematização da vivência da subjetividade na leitura e na escritura, algo que é feito a partir do uso do significante “Silviano”, tanto como nome próprio do autor quanto como personagem de Cyro dos Anjos. Por fim, o artigo se deterá em uma entrevista de Silviano Santiago de 2004 na qual ele apresenta como tarefa de leitura a obra do escritor alemão W. G. Sebald. Diante desse posicionamento declarado como leitor e do estabelecimento dessa cena de leitura, busca-se investigar a presença dos procedimentos ficcionais de Sebald no último romance de Silviano Santiago, “Machado”, de 2016. Ao apresentar a figura do leitor como um ponto de atravessamento de diferença e repetição, Silviano Santiago faz do contato entre leitura e escritura uma performance de reconfiguração da tradição e das referências contemporâneas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del artículo es reflexionar acerca del papel de la lectura en la obra de Silviano Santiago. La primera sección del trabajo está dedicada a presentar un panorama de los usos de la lectura y de la figura del lector en Silviano Santiago, tanto en su obra ficcional como en su obra ensayística, subrayando la importancia de los procesos afectivos en la elección y el uso de las referencias literarias y teoréticas (Graciliano Ramos, Barthes, Althusser). La segunda sección trata más específicamente con el ensayo de Santiago “La vida como literatura” (2006), analizando las estrategias del autor en lo que se refiere a su lectura de la obra de Cyro dos Anjos y su peculiar problematización de la vivencia de la subjetividad en la lectura y la escritura, algo que se hace a partir del uso del significante “Silviano”, tanto como nombre propio del autor como como personaje de Cyro dos Anjos. Por último, el artículo se detendrá en una entrevista de Silviano Santiago de 2004 en la que presenta como tarea de lectura la obra del escritor alemán W. G. Sebald. Ante este posicionamiento declarado como lector y del establecimiento de esa escena de lectura se busca investigar la presencia de los procedimientos de Sebald en la última novela de Silviano Santiago, “Machado”, de 2016. Al presentar la figura del lector como un punto de atravesamiento de diferencia y repetición, Silviano Santiago hace del contacto entre lectura y escritura un performance de reconfiguración de la tradición y de las referencias contemporáneas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to reflect on the role of reading in the work of Silviano Santiago. The first section of the paper is devoted to presenting an overview of the uses of reading and the figure of the reader in Silviano Santiago, both in his fiction and essays, emphasizing the importance of affective processes in the choice and use of literary and theoretical references (Graciliano Ramos, Barthes, Althusser). The second section deals more specifically with Santiago’s essay “Life as Literature” (2006), analyzing the author’s strategies regarding his reading of the work of Cyro dos Anjos and his peculiar problematization of the experience of subjectivity in reading and in writing, which is made possible by the use of the signifier “Silviano”, both as the author's own name and as a character of Cyro dos Anjos. Finally, the article will analyze an interview of Silviano Santiago in 2004 in which he presents the work of the German writer W. G. Sebald as required reading. Faced with this stated position as a reader and the establishment of this reading scene, we seek to investigate the presence of Sebald’s fictional procedures in the last novel of Silviano Santiago, Machado (2016). In presenting the figure of the reader as a point of convergence of difference and repetition, Silviano Santiago makes the contact between reading and writing a performance of reconfiguration of tradition and contemporary references.
  • Um corpo de leitura Seção Temática: Leitura E Experiência

    Mota, Lia Duarte

    Resumo em Português:

    Resumo Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, último livro de Elvira Vigna, conta a história de João, o TI de uma editora prestes a declarar falência, cujo único prazer é o sexo com garotas de programa. O leitor tem acesso à história por meio da narradora, uma designer sem emprego que visita João no trabalho todos os dias. Em uma narrativa composta de fragmentos, a autora promove uma discussão sobre a própria literatura, colocando a designer como leitora e escritora simultaneamente. Ela nos conta as histórias que ouve de João, avisando-nos que preenche as lacunas deixadas por ele pela falta de detalhes. Este artigo pretende pensar a figura do leitor no livro de Elvira Vigna, um leitor que compromete todo o seu corpo na leitura e que, ao fazê-lo, performatiza-a.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, último libro de Elvira Vigna, cuenta la historia de João, el TI de una editora a punto de declarar la quiebra, cuyo único placer es el sexo con prostitutas. El lector tiene acceso a la historia a través de la narradora, una diseñadora sin empleo que visita a João en el trabajo todos los días. En una narrativa compuesta de fragmentos, la autora promueve una discusión sobre la propia literatura, colocando a la diseñadora como lectora y escritora simultáneamente. Ella nos cuenta las historias que oye de João, avisándonos que llena las lagunas dejadas por él por la falta de detalles. Este artículo pretende pensar la figura del lector en el libro de Elvira Vigna, un lector que compromete todo su cuerpo en la lectura y que, al hacerlo, la performatiza.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, Elvira Vigna’s last book, tells the story of João, the IT associate of a publisher about to declare bankruptcy, whose only pleasure is having sex with prostitutes. The reader has access to the story through the narrator, a jobless designer who visits João at work every day. In a narrative composed of fragments, the author fosters a discussion about literature itself, placing the designer as both a reader and writer. She tells us the stories she hears from João, informing us that she fills in the gaps left by him for lack of detail. This article intends to reflect on the figure of the reader in Vigna’s book, a reader who compromises her whole body in reading and, in so doing, performs the reading.
  • Experiências com as leituras de João Gilberto Noll Seção Temática: Leitura E Experiência

    Barberena, Ricardo Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo O presente texto está pautado por uma espécie de profanação do artigo acadêmico. A partir de uma explícita exposição da subjetividade e da confessionalidade, orquestra-se um ensaio-experimento (ensaio-experiência), marcado pela fusão entre escrita criativa e teoria literária. Ao recorrer ao texto dramático, busco registrar dialogicamente quinze horas de interlocução com João Gilberto Noll. Relendo meus diários de anotações encontrei muitas frases do autor. Escrever um texto dramático foi uma forma de experimentar outras formas de teorizar sobre a literatura brasileira contemporânea. Acredito que é chegado o tempo de contrabandos epistemológicos e diásporas disciplinares. Alinhada à afirmação deleuziana de que cada conceito é uma territoriedade, a presente dramaturgia busca uma condição de clandestinidade com relação às canônicas formulações ensaísticas. Quando JGN lia seus textos publicamente, sempre havia uma mistura de desconforto e inquietação. A presente peça-ensaio também busca uma forma de escrita disruptiva: uma teatralidade do conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente texto está pautado por una especie de profanación del artículo académico. A partir de una explícita exposición de la subjetividad y de la confesionalidad, se orquesta un ensayo-experimento (ensayo-experiencia), marcado por la fusión entre escritura creativa y teoría literaria. Al recurrir al texto dramático, busco registrar dialógicamente quince horas de interlocución con João Gilberto Noll. Releyendo mis diarios de anotaciones encontré muchas frases del autor. Escribir un texto dramático fue una forma de experimentar otras formas de teorizar sobre la literatura brasilera contemporánea. Creo que ha llegado el tiempo de contrabandos epistemológicos y diásporas disciplinares. Alineada la afirmación deleuziana de que cada concepto es una territorialidad, la presente dramaturgia busca una condición de clandestinidad con relación a las canónicas formulaciones ensayísticas. Cuando JGN leía sus textos públicamente siempre había una mezcla de incomodidad e inquietud. La presente pieza-ensayo también busca una forma de escritura disruptiva: una teatralidad del conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present text is based on a kind of desecration of the academic article. An essay-experiment, marked by the fusion of creative writing and literary theory, in which is constructed an explicit exposition of subjectivity and confession. Making use of the dramatic form, I seek to reconstruct fifteen hours of dialogue with João Gilberto Noll. In the rereading of my notes, I found many of the author’s own phrases. Writing a dramatic text was a way of experimenting with other forms of theorizing about contemporary Brazilian literature. I believe the time has come for disciplinary diasporas and epistemological bootlegging. Aligned with the Deleuzian assertion that each concept is a territoriality, the present dramaturgy offers a behind-the-scenes glimpse at the construction of the canonical essay. When JGN read his texts in public there was always a mixture of discomfort and restlessness. This essay-play also seeks to present a form of disruptive writing: a theatricality of knowledge.
  • Uma estranha na sala de aula: interculturalidade, letramento literário e ensino Seção Temática: Leitura E Experiência

    Silva, Marcelo Medeiros da

    Resumo em Português:

    Resumo Tendo em vista que o ensino de literatura em nosso país tem se centrado em autores e em obras nacionais, dando pouca relevância ao diálogo intercultural, neste trabalho procuramos pensar as relações entre letramento literário, interculturalidade e ensino. Para tanto, apresentamos uma proposta de abordagem para a sala de aula do poema “Museu”, escrito pela poetisa polonesa Wisława Szymborska (1923-2012), bem como defendemos a necessidade da inclusão, por intermédio de traduções, de textos de autores estrangeiros em meio ao repertório de obras oferecidas aos alunos dentro das ações de promoção à leitura que são fomentadas pela escola. As reflexões apresentadas pautam-se nos estudos sobre letramento a partir de Street (2014) e, em especial, nos estudos acerca do letramento literário a partir das orientações didático-metodológicas de Cosson (2006) e de Colomer (2007). Às reflexões desses autores, acostamos as considerações de Candido (2004) a respeito da importância da literatura na formação dos sujeitos, razão por que ela constitui um dos direitos humanos que não pode ser negado a ninguém. Finalizamos o trabalho chamando atenção para a importância do enfoque intercultural nas aulas de literatura com vistas à ampliação do horizonte cultural de nossos alunos a partir do contato com textos pertencentes a outras culturas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Teniendo en cuenta que la enseñanza de literatura en nuestro país se ha centrado en autores y obras nacionales, ofreciendo poca relevancia al diálogo intercultural, en este trabajo buscamos pensar las relaciones entre alfabetismo literario, interculturalidad y enseñanza. Por tanto, presentamos una propuesta de abordaje para el aula del poema “Museo”, escrito por la poetisa polaca Wislawa Szymborska (1923-2012), así como defendemos la necesidad de la inclusión, a través de traducciones, de textos de autores extranjeros en el repertorio de obras que se ofrecen a los alumnos dentro de las acciones de promoción a la lectura implementada por la escuela. Las reflexiones presentadas se basan en los estudios sobre la adquisición de lectura literaria a partir de Street (2014) y, en especial, en los estudios sobre tal competencia lectora literaria a partir de las orientaciones didáctico-metodológicas de Cosson (2006) y de Colomer (2007). A las reflexiones de estos autores, acatamos las consideraciones de Candido (2004) acerca de la importancia de la literatura en la formación de los sujetos, razón por la cual constituye uno de los derechos humanos que no puede ser negado a nadie. Por último, finalizamos el trabajo llamando la atención sobre la importancia del enfoque intercultural en las clases de literatura con miras a la ampliación del horizonte cultural de nuestros alumnos a partir del contacto con textos pertenecientes a otras culturas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considering that literature teaching in our country has focused on authors and national works, giving little relevance to intercultural dialogue, this paper reflects on the relationships between literary literacy, interculturality and teaching. Therefore, we present an approach to the classroom that would include, through translation, texts written by foreign authors, specifically the Polish poet Wislawa Szymborska’s “Museum”, alongside the traditional methods of reading promotion already implemented in schools. The reflections presented have basis in studies on literacy from Street (2014) and, especially, in studies on literary literacy from the didactic-methodological guidelines of Cosson (2006) and Colomer (2007). Together with these considerations, we identify in the considerations of Candido (2004) the importance of literature in the formation of subjects, suggesting that it is a human right that should not be denied to anyone. Finally, we conclude by emphasizing the importance of an intercultural approach in literature classes in order to broaden the cultural horizon of our students through contact with texts belonging to other cultures.
  • Por uma anatomia do gesto literário: design de si e exercício crítico em Laura Erber Seção Temática: Leitura E Experiência

    Góis, Edma de

    Resumo em Português:

    Resumo “É tão perigoso falar do que desata?”, questiona Laura Erber no texto (poema?) “A retornada”, que encerra o livro homônimo lançado pela Relicário Edições em 2017. A escrita que parece conjugar aspectos biográficos da autora e elementos que fogem à especulação autoficcional organiza-se em torno de um binômio: o questionamento de uma presença de autor que remeteria ao design de si e à forma e o exercício crítico empreendido por toda a obra. Em primeiro lugar, o conforto da presença de um eu-lírico, que indicaria certa adequação à forma, esvai-se diante do sentimento confesso da autora a respeito da imprecisão classificatória de todo o livro. Abstraindo as etiquetas de gênero do texto de Laura Erber e em certa medida relativizando a noção de autonomia do literário, interessa-nos explorar a construção de um design de si (Groys, 2016) e o exercício crítico (Laddaga, 2013) da autora, ambos ligados à forma em que vários índices textuais procuram orientar a recepção, ainda que fazendo implodir o horizonte de expectativas de seus leitores (Jauss, 1994).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen “¿Es tan peligroso hablar de lo que desenlaza?”, es lo que cuestiona Laura Erber en el texto (¿poema?) “La retornada”, que encierra el libro homónimo lanzado por Relicário Edições en 2017. La escritura que parece mezclar aspectos biográficos de la autora y elementos que huyen a la especulación autoficcional se organiza alrededor de un binomio: el cuestionamiento de una presencia de autor que remitiría al diseño de sí y a la forma y el ejercicio crítico emprendido por toda la obra. En primer lugar, la comodidad generada por la presencia de un yo lírico, lo que señalaría cierta adecuación a la forma, se disipa ante el sentimiento evidente de la autora respecto a la imprecisión clasificatoria de todo el libro. En el caso de Laura Erber y, en cierta medida relativizando la noción de autonomía de lo literario, nos interesa explorar la construcción de un diseño de sí (Groys, 2016) y el ejercicio crítico (Laddaga, 2013) de la autora, ambos vinculados a la forma, en que varios índices textuales buscan orientar la recepción, aunque haciendo colapsar el horizonte de expectativas de sus lectores (Jauss, 1994).

    Resumo em Inglês:

    Abstract “Is it so dangerous to speak of what unleashes?”, asks Laura Erber in the text (poem?) “A retornada”, which closes the eponymous book released by Reliquary Editions in 2017. Erber’s writing, which seems to combine biographical details and elements that tend towards autofictional speculation, is organized around a binomial: the questioning of an author's presence that refers to the construction of self and to the form and the critical exercise undertaken by the whole work. In the first place, the comfort of the presence of a lyrical self, which would indicate a certain appropriateness to the form, comes before the author's confessed feeling about the classificatory imprecision of the whole book. Extracting gender labels from Laura Erber’s text, and to some extent relativizing the notion of literary autonomy, we are interested in exploring the construction of a self-design (Groys, 2016) and the author's critical exercise (Laddaga, 2013) both linked to form, in which several textual indexes seek to guide its reception, despite imploding its readers’ horizon of expectations (Jauss, 1994).
  • Escrita, experiência e experiência literária nos Ensaios, de Montaigne, e em A náusea, de Sartre Thematic Section: Reading And Experience

    Córdova, Chad

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo inicia com uma análise das associações semânticas, tropológicas e metafísicas do nosso moderno conceito de “experiência”, as quais distinguem esse conceito, na sua forma e no seu conteúdo, em relação a seus contrários. Esses, não apenas incluem as noções gerais, tais quais Razão, Educação e Ciência, mas também indicam de que modo a “experiência” tem sido pensada e vivida em oposição às mídias, verbais e representacionais, de textos, de livros impressos e da escrita em geral. A desconstrução (Derrida) e a teoria das mídias (McLuhan) oferecem-nos maneiras de entender de que modo a emergência de nosso conceito de “experiência” depende, na medida em que se opõe, das mídias escritas, dos livros e das práticas e instituições implicadas (como a leitura e a escola). “Experiência” per se é, talvez, impensável sem tais mídias e suas práticas institucionalizadas. Mais do que da teoria moderna, entretanto, é uma das funções maiores da literatura moderna a de ilustrar essa relação, de conflito e dependência, e, também, encarná-la em sua própria forma enquanto escrita literária. Além da oposição entre escrita e “experiência”, coloca-se a questão a respeito da natureza do conceito equívoco de “experiência literária”. O que se deveria entender por isso? Dessa maneira, este artigo explora esse conceito através de dois textos que tentaram dar à “experiência” sua forma própria: os Ensaios, de Montaigne, e A náusea, de Sartre.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Ese articulo empieza con un análisis de las asociaciones semánticas, tropológicas y metafísicas de nuestro moderno concepto de “experiencia”, las cuales distinguen ese concepto, en su forma y en su contenido, en relación a sus contrarios. Esos, no solamente incluyen las nociones generales como Razón, Educación y Ciencia, sino que también indican de que manera la “experiencia” ha sido pensada y vivida en oposición a los medios, verbales y representacionales, de textos, de libros impresos y de la escritura en general. La deconstrucción (Derrida) y la teoría de los medios (McLuhan) nos ofrecen maneras de entender como la emergencia de nuestro concepto de “experiencia” depende, en la medida en que se opone, de los medios escritos, de los libros y de las prácticas y instituciones implicadas (como la lectura y la escuela). “Experiencia” per se es, talvez, impensable sin esos medios y sus prácticas institucionalizadas. Más que la teoría moderna, sin embargo, es una función mayor de la literatura moderna la de ilustrar esa relación, de conflicto y dependencia, y, también, encarnada en su propia forma en tanto que escritura literaria. Mas allá de la oposición entre escritura y “experiencia”, se propone la cuestión respeto a la naturaleza del equivoco concepto de “experiencia literaria”. ¿Qué es lo que se debería entender por eso? Así, el artículo averigua ese concepto a través de dos textos que intentaron dar a la experiencia su forma propia: los Ensayos de Montaigne y La Náusea de Sartre.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article begins with an analysis of the semantic, tropological, and metaphysical associations of our modern concept of “experience,” which distinguish its form and contents from other opposing concepts. These not only include such general notions as Reason, Education, and Science, they also point to how “experience” has been thought, and lived, in opposition to the verbal and representational media of texts, printed books, and writing in general. Deconstruction (Derrida) and media theory (McLuhan) provide us with ways of understanding how the emergence of our concept of “experience” relied on, as much as it opposed, the media of writing and books, and their surrounding practices and institutions (like reading and schooling). “Experience” per se is perhaps unthinkable without such media and their institutionalized practices. More than modern theory, however, it is one of the major functions of modern literature to display this relation of conflict and dependence, and, even, to embody it in its very form in literary writing. Beyond the opposition of writing and “experience” is thus posed the question of the nature of the equivocal concept of “literary experience.” What would such a thing entail? This article explores this concept through two texts that attempt to bring “experience” into their very form: Montaigne’s Essays and Sartre’s Nausea.
  • Alterocupar-se: obliquação e transicionalidade na experiência literária Seção Temática: Leitura E Experiência

    Nodari, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo busca desenvolver a noção de obliquação e entender por que a experiência literária parece ser o seu lugar privilegiado, por meio de um movimento duplo, mas conjugado. Em primeiro lugar, trata-se de pensar, através de uma leitura transversal da teoria da enunciação, a obliquação como condição fundamental da reflexividade - que seria, para fazer uso de um jogo de palavras, um reflexo à obliquação. Assim, se em seu curso sobre A hermenêutica do sujeito, Foucault se propunha realizar “uma analítica das formas da reflexividade, na medida em que são elas que constituem o sujeito como tal”, a nosso ver, tal exercício ainda precisa ser complementado por uma ontologia dos modos de obliquação, entre os quais está a experiência literária aqui analisada. Em segundo, levando isso ao paroxismo, tentaremos argumentar, fazendo um livre uso do conceito de objetos transicionais, que a obliquação precede e até mesmo possibilita a ocupação do próprio lugar, ou seja, de que há um privilégio ontológico da ficção, do outrar-se, sobre a própria subjetividade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo intenta desarrollar el concepto de oblicuación y comprehender la experiencia literaria como su locus privilegiado, a través de un duplo movimiento conjugado. En primer lugar, trátase de pensar por intermedio de una lectura transversal de la teoría de la enunciación, la oblicuación como condición fundamental de la reflexividad - la cual sería, para jugar con las palabras, un reflejo à la oblicuación. Así, si en su curso sobre la hermenéutica del sujeto, Foucault se proponía realizar “una analítica de las formas de la reflexividad, en la medida en que son éstas las que constituyen al sujeto como tal”, para nosotros, este ejercicio necesita complementarse con una ontología de los modos de oblicuación, entre los cuales está el de la experiencia literaria aquí analizada. En segundo lugar, llevando eso al paroxismo, intentaremos argumentar, haciéndo un uso libre del concepto de objetos transicionales, que la oblicuación precede y hasta posibilita la ocupación del propio hogar, o sea, de que hay un privilegio ontológico de la ficción, de hacerese otro sobre la propia subjetividad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at developing the notion of obliquation, as well as understanding why literary experience seems to be its place of privilege, by means of a double, albeit conjoined, movement. First, it is a matter of thinking of obliquation, through a transversal reading of the theory of enunciation, as a fundamental condition of reflexivity. Therefore, if in his course on The Hermeneutics of the Subject, Foucault proposes an “analytics of the forms of reflexivity, inasmuch as it is the forms of reflexivity that constitute the subject as such,” in our opinion, such an exercise still needs to be complemented by an ontology of the modes of obliquation, including the literary experience analyzed here. Second, elevating the oblique to a paroxysm, we will try to argue, making free use of the concept of transitional objects, that obliquity precedes and even enables the occupation of one’s own place, i.e., that there is an ontological privilege of fiction, of othering, over one’s own subjectivity.
  • Novas e antigas luminosidades Seção Temática: Leitura E Experiência

    Bento, Conceição Aparecida

    Resumo em Português:

    Resumo O texto tem o objetivo de analisar a leitura, entrelaçada às concepções de Lacan a respeito do olhar e do objeto a. Constitui-se de três partes: a primeira apresenta as ideias de Lacan sobre o objeto a, o olhar e a busca desse objeto; a segunda intenta mostrar que as chamadas novas tecnologias estão associadas a uma letargia ativa, que implica a perigosa ocorrência de uma cultura do descarte, corporificada nos cartões de memória desses dispositivos; a terceira parte discute, a partir das ideias anteriores, como pode ocorrer a inserção da leitura em sala de aula, seja com o uso das novas ou das antigas luminosidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El texto tiene el objetivo de analizar la lectura, entrelazada a las concepciones de Lacan sobre el mirar y el objeto a. Él ensayo se constituye de tres partes: la primera presenta las ideas de Lacan sobre el objeto a, el mirar y la busca de ese objeto; la segunda intenta mostrar que las así llamadas nuevas tecnologías están asociadas a un letargo activo, que implica la peligrosa ocurrencia de una cultura del descarte, corporeizada en las tarjetas de memoria de esos dispositivos; la tercera parte discute, a partir de las ideas anteriores, cómo puede ocurrir la inserción de la lectura en la clase, sea con el uso de las nuevas o de las antiguas luminosidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this text is to analyze the act of reading intertwined with Lacan's concepts of the gaze and objet petit a. The text is divided into three parts. The first part presents Lacan's ideas about object a, the gaze and the search for that object. The second attempts to show that the so-called new technologies are associated with a kind of active lethargy, which implies the dangerous occurrence of a discard culture embodied in the memory cards of those devices. The third part discusses, based on the ideas presented in preceding sections, how reading can take place in the classroom through the use of new or old luminosities.
  • O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto Seção Temática: Leitura E Experiência

    Jover-Faleiros, Rita

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da pergunta “o que se ensina quando se ensina literatura?”, refletimos sobre a complexidade da relação entre os diferentes atores responsáveis pela constituição desse objeto de ensino e as forças em tensionamento entre os diferentes campos em comunicação para a constituição desse objeto, notadamente os estudos literários e a didática, que acabam por produzir clivagens nos modelos de ensino de literatura em vigor hoje no Brasil. A partir de uma síntese de diagnósticos sobre a temática, identificamos nas propostas de círculos de leitura entre pares (Hébert, 2010) uma abordagem do literário em contexto escolar que nos parece articular os saberes dos diferentes campos constitutivos de uma didática do texto literário.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de la pregunta “¿qué se enseña cuando se enseña literatura?” reflexionamos sobre la complejidad de la relación entre los diferentes actores responsables para la constitución de ese objeto de enseñanza y las fuerzas en tensión entre los diferentes campos en comunicación para la constitución de ese objeto, notoriamente los estudios literarios y la didáctica, que acaban por producir brechas en los modelos de la enseñanza de la literatura en vigor hoy en Brasil. A partir de una síntesis de diagnósticos sobre la temática, identificamos en las propuestas de círculos de lectura entre pares (Hébert, 2010) un abordaje delo literario en contexto escolar que nos parece articular los saberes de los diferentes campos constitutivos de una didáctica del texto literario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Reflecting on the question “what is taught when teaching literature?” this article elaborates on the complex relationship between the different actors responsible for the constitution of this object of teaching as well as the conflicting forces between the different fields in communication that make up this object, especially literary and didactic studies that end up producing cleavages in the models of literature teaching in force in Brazil today. From a synthesis of diagnostics on the subject, we identify in the proposals of reading circles among peers (Hébert, 2010) an approach to the literary in an educational context that seems to us to articulate the knowledge of the different constituent fields of a literary didactics.
  • Uma análise sobre consumo e apropriação de literatura entre estudantes Seção Temática: Leitura E Experiência

    Moraes, André Carlos; Gruszynski, Ana Cláudia

    Resumo em Português:

    Resumo Análise e problematização de dados empíricos de leitura que integraram pesquisa com 667 estudantes universitários de primeiro ano. Os alunos responderam a questionários e foram entrevistados sobre as formas pelas quais entraram em contato com as obras literárias indicadas ao vestibular. Observou-se significativa fragmentação e alternância entre suportes de conteúdo. Os dados permitem formular a hipótese de que o contato dos estudantes com o texto literário, seja de forma normativa ou por fruição, atravessa plataformas em trajetos de apropriação altamente personalizados em meio a um conjunto de soluções e alternativas para o qual, aqui, se utiliza a metáfora da nuvem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Análisis y problematización de datos empíricos de lectura que integraron investigación con 667 estudiantes universitarios de primer año. Los alumnos respondieron a cuestionarios y fueron entrevistados sobre las formas por las cuales entraron en contacto con las obras literarias indicadas en el exámen de acceso a la universidad. Se observó una significativa fragmentación y alternancia entre soportes de contenido. Los datos permiten formular la hipótesis de que el contacto de los estudiantes con el texto literario, sea de forma normativa o por fruición, atraviesa plataformas en trayectos de apropiación altamente personalizados en medio de un conjunto de soluciones y alternativas para el cual, aquí, se utiliza la metáfora de la nube.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes and problematizes the empirical data collected from a group of 667 first-year university students for a study on reading. The students answered questionnaires and were interviewed about the ways in which they came into contact with the literary works indicated for the entrance exam. Significant fragmentation and alternation between content media was observed. Based on this data, we hypothesize that the students' contact with the literary text, whether in a normative way or for enjoyment purposes, crosses platforms in highly personalized paths of appropriation among a set of solutions and alternatives for which the metaphor of the cloud is employed.
  • Quem lê livros espíritas? Seção Temática: Leitura E Experiência

    Silva, Ana Claudia da; Silva, Verônica Bemvenuto de Abreu e

    Resumo em Português:

    Resumo O crescimento do mercado editorial espírita permite aventar a hipótese de formação de um leitor particular, que busca na literatura espírita conhecimento e consolação. A partir de nossa experiência como leitoras, buscamos identificar o perfil do leitor brasileiro de livros espíritas, obtido mediante coleta de dados em todo o território nacional. A investigação tem por base a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” e procura colher, entre leitores majoritariamente espíritas, informações que os identifiquem como cidadãos brasileiros e que traduzam suas experiências de leitura, tais como autores que mais admiram, leituras em andamento, obras marcantes, hábitos e práticas de leitura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El crecimiento del mercado editorial espiritista permite sugerir la hipótesis de la formación de un lector particular, que busca en la literatura espiritista conocimiento y consuelo. Desde nuestra experiencia como lectores, tratamos de identificar el perfil del lector brasilero de libros espiritistas, obtenido por la recopilación de datos en todo el territorio nacional. Nuestra investigación se basa en la encuesta “Retratos de lectura en Brasil” y trata de observar, entre los lectores mayormente espiritistas, información que los identifiquen como ciudadanos brasileros y que reflejen sus experiencias de lectura, tales como los autores que más admira, sus lecturas en curso, obras notables, los hábitos y las prácticas de la lectura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The growing Spiritualist editorial market suggests a need to establish the particular kind of reader who seeks knowledge and consolation in Spiritualist literature. Based on our experience as readers, we seek to identify the profile of the Brazilian reader of Spiritualist books, obtained through the collection of data across the country. Our research is based on the study “Retratos da Leitura no Brasil” and seeks to collect, among readers who are mostly Spiritistualist, information that identifies them as Brazilian citizens and that translates their reading experiences, such as authors they admire, readings in progress, reading habits and reading practices.
  • O grau zero da ficção: desmolduramento enunciativo em Delírio de Damasco Seção Temática: Leitura E Experiência

    Comin, Clarissa Loyola

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é refletir como se dá a experiência de leitura em Delírio de Damasco (2012), de Veronica Stigger. Para isso, levantaremos questões relacionadas à enunciação literária, servindo-nos da noção de desmolduramento enunciativo, que será explicitada e desenvolvida durante a análise com o suporte de conceitos como enunciado fictício e enunciado natural, ambos cunhados por Barbara Smith. Nossa hipótese é de que nesta obra temos uma linguagem sem contorno, desmoldurada, pois desprovida dos referenciais básicos de ancoragem narrativa (narrador, enredo, personagens). Assim, problematizando o abalo do lugar da enunciação literária em Delírio de Damasco, interessa-nos pensar de que modo este gesto afeta a posição do leitor: como se dá a passagem ruidosa do existente ao inexistente e quais as consequências desse movimento junto ao contínuo ininterrupto entre real e imaginário.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es el de reflejar cómo se da la experiencia de lectura en Delírio de Damasco (2012), de Veronica Stigger. Con tal intento, planteamos cuestiones relacionadas a la enunciación literaria, sirviéndonos de la noción de des-enmarcamiento enunciativo, que será explicitada y desarrollada durante el análisis con el soporte de conceptos como enunciado ficticio y enunciado natural, ambos acuñados por Barbara Smith. Nuestra hipótesis es que, en esta obra, tenemos un lenguaje sin contorno, sin marco, pues se haya despojado de los referenciales básicos de un anclaje narrativo (narrador, trama, personajes). Así, problematizando el estremecimiento del lugar de la enunciación literaria en Delírio de Damasco, nos interesa pensar de qué modo tal gesto afecta la posición del lector: cómo se da el paso ruidoso de lo existente a lo inexistente; y cuáles son las consecuencias de ese movimiento junto al continuo ininterrumpido entre lo real y lo imaginario.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper’s aim is to reflect upon the reading experience that derives from Delírio de Damasco (2012), from Brazilian author Veronica Stigger. For such a reflection, we raise questions related to the literary enunciation, mainly through the notion of enunciative un-framing, which will be properly developed through our analysis with the support of concepts such as fictive utterance and natural utterance, both conceived by Barbara Smith. We start from the hypothesis that, in this particular work, we have a language without contours, un-framed, mainly because it is a language devoid of the basic elements that inform traditional narrative (narrator, plot, characters). Looking critically at this disturbance in the literary enunciation caused by Delírio de Damasco, we think through how this gesture affects the reader’s position: how does the noisy transition between the existent and the inexistent take place and what are the consequences of that movement for the continuous stream between real and imaginary.
  • Autoficção e experiência em O pai da menina morta, de Tiago Ferro Seção Temática: Leitura E Experiência

    Lima, Ricardo Augusto de

    Resumo em Português:

    Resumo Com base nos conceitos de “experiência do fora” de Maurice Blanchot e “experiência interior” de Georges Bataille, neste artigo analiso o deslocamento do sujeito para o fora no romance O pai da menina morta, de Tiago Ferro. Embora Blanchot recuse o Eu que fala na obra literária e seu discurso pessoal, proponho, ainda assim, como chave de leitura, a autoficção, que se concretiza no texto não como recurso estilístico e crítico (como se observa com frequência na literatura contemporânea), mas enquanto deslocamento do eu empírico do escritor para outro, dando origem a um duplo que não mais remete a um real precedente e tampouco constitui uma cópia, cujo sentido só se concretiza com o leitor e sua experiência pessoal que preencherá os espaços vazios da narrativa. Objetivo demonstrar, portanto, como as duas leituras não são contraditórias, mas complementares na medida em que o centro da narrativa está no deslocamento, depois da experiência de perda vivenciada pelo personagem anônimo e sua necessidade de se ajustar diante da ausência. A partir de sua própria experiência, Ferro cria um romance lírico e fragmentado que, nascido da morte, busca pelo que ainda resta de vivo nesse sujeito que não quer, e nem pode, ser chamado de Eu.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con base en los conceptos de “experiencia del afuera” de Maurice Blanchot y “experiencia interior” de Georges Bataille, analizo, en este artículo, el desplazamiento del sujeto hacia el exterior en la novela O pai da menina morta [El padre de la chica muerta], de Tiago Ferro. Aunque Blanchot rechaza el Yo que habla en la obra literaria y su discurso personal, propongo, todavía, como clave de lectura, la autoficción, que se concreta en el texto no como un recurso estilístico y crítico (como se percibe a menudo en la literatura contemporánea), sino como el desplazamiento del yo empírico del escritor hacia el otro, dando origen a un doble que ya no remite a un real precedente y tampoco constituye una copia, cuyo sentido sólo se concretiza con el lector y su experiencia personal que llena los espacios vacíos de la narrativa. Mí objetivo es, por lo tanto, demonstrar cómo las dos lecturas no son contradictorias, sino complementarias en la medida en que el centro de la narrativa está en el desplazamiento, después de la experiencia de pérdida vivida por el personaje anónimo y de su necesidad de encontrarse ante la ausencia. A partir de su propia experiencia, Ferro crea una novela lírica y fragmentada que, nacida de la muerte, busca lo que aún queda de vivo en ese sujeto que no es, ni puede ser, llamado Yo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the concepts of “experience of the outside” by Maurice Blanchot and “interior experience” by George Bataille, in this paper I analyze the displacement of the subject to the outside in the novel O pai da menina morta, by Tiago Ferro. Although Blanchot rejects the literary Self of the work and its personal speech, I propose, autofiction as a way of reading Ferro’s work. Autofiction materializes in the text not as a stylistic and critical device (as is often the case in contemporary literature), but as a displacement of the author’s empirical self to the other, engendering a double that no longer refers to a real precedent, neither consists in a copy, whose meaning is only effective with the reader and his personal experience that will fill in the blank spaces of the narrative. Therefore, I intend to demonstrate how both readings are not contradictory but complementary once the narrative core is displaced, after the loss experienced by the anonymous character and his need to adjust against absence. From his own experience, Ferro creates a lyrical and fragmented novel that, born from death, looks for what is still alive in this subject who neither wants to, nor can, be called the Self.
  • A tradução como particular experiência de leitura: Triz, de Pedro Süssekind Seção Temática: Leitura E Experiência

    Martirani, Maria Célia

    Resumo em Português:

    Resumo Levando em consideração que a leitura - sob a perspectiva hermenêutica de Jauss (1993) - é, acima de tudo, um ato interpretativo, privilegiando, de maneira fulcral, o papel do leitor-receptor da obra literária, o presente estudo visa verificar com que recursos procedimentais o romance brasileiro contemporâneo Triz (2011), de Pedro Süssekind, atualiza essa máxima. Além disso, pretende-se observar como, aqui, dialogam os “efeitos da leitura romanesca” (nos termos propostos por Calabrese, 2009) com o conceito de “pulsão de traduzir” (estabelecido por Ricoeur, 2011), uma vez que o protagonista da obra é um narrador, leitor, estudioso de Literatura Russa, que se dedica à tradução do romance de um autor russo fictício. Sendo um leitor muito particular, de certa forma, anula a si mesmo para eleger uma “morada virtual” no texto, numa espécie de “projeção dirigida” (Gombrich, 2007).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La lectura, desde la perspectiva hermenéutica de Jauss (1993), es, sobre todo, un acto interpretativo, privilegiando, de manera fulgurante, el papel del lector-receptor de la obra literaria. El presente estudio busca verificar con qué recursos procedimentales la novela brasileña contemporánea, Triz (2011), de Pedro Süssekind actualiza esa máxima. Además, se pretende observar cómo, aquí, dialogan los “efectos de la lectura novelesca” (como propuesto por Calabrese, 2009) con el concepto de “pulsión de traducir” (establecido por Ricoeur, 2011), una vez que el protagonista de la obra es un narrador, lector, estudioso de la literatura rusa, que se dedica a la traducción de la novela de un autor ruso ficticio. Siendo un lector muy particular, de cierta forma, se anula a sí mismo para elegir una “morada virtual” en el texto, en una especie de “proyección dirigida” (Gombrich, 2007).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considering that reading - under the hermeneutic perspective of Jauss (1993) - is, above all, an interpretive act, that privileges a central role of the reader, the present study aims at verifying procedural resources in the contemporary novel, Triz (2011), by Pedro Süssekind. In addition, it is intended to observe how the “effects of romanesque reading” (in the terms proposed by Calabrese, 2009) with the “drive to translate” concept (established by Ricoeur, 2011) are discussed in the novel, since the protagonist is a narrator, a reader, and a scholar that is dedicated to the translation of a novel by an invented Russian author. Being a very particular reader, in a way he annuls himself in a sort of “directed projection” (Gombrich, 2007).
  • Os livros e a vida na poesia de Dora Ferreira da Silva Seção Temática: Leitura E Experiência

    Souza, Enivalda Nunes Freitas e; Costa, Erick Gontijo

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de um poema de Dora Ferreira da Silva que trata de seu desinteresse pelo romance Ulisses, de James Joyce, este artigo desenvolve uma reflexão sobre o sentido humanizador da arte para a poeta paulista. Além de incursionar por poemas que trazem os mitos de Orfeu e Cassandra como representativos do poder organizador, fundante e humanizador da palavra poética, recobra-se um surpreendente texto de Carl Gustav Jung sobre a referida obra joyceana. Pelos vieses crítico-teóricos, objetiva-se investigar a arte como um construto de vivências ficcionais que refletem o homem em sua temporalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de un poema de Dora Ferreira da Silva que trata de su desinterés por la novela Ulises, de James Joyce, este artículo desarrolla una reflexión sobre el sentido humanizador del arte para la poeta paulista. Además de incursionar por poemas que tratan los mitos de Orfeo y Cassandra como representativos del poder organizador, fundador y humanizador de la palabra poética, se recobra un sorprendente texto de Carl Gustav Jung sobre la referida obra joyceana. Por los sesgos crítico-teóricos, se pretende investigar el arte como un constructo de vivencias ficcionales que reflejan al hombre en su temporalidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reflects on the humanizing sense of art in the work of poet Dora Ferreira da Silva, based on her poem that deals with her disinterest in James Joyce’s Ulysses. Beyond exploration of her works that adopt the myths of Orpheu and Cassandra as the organizing and humanizing principal of her poetry, we recover a surprising text of Carl Gustav Jung on Joyce’s work. Through a critical-theoretical approach, this article investigates art as a construct of fictional experiences that reflect man in his temporality.
  • A direção da utopia: uma leitura do romance Oiobomé, de Nei Lopes Seção Tema Livre

    Fernandes, Breno

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo faz uma crítica do romance juvenil Oiobomé: a epopeia de uma nação, do escritor carioca Nei Lopes (1942-). Partindo do pressuposto de que a obra foi concebida como narrativa de utopia e, ao mesmo tempo, narrativa pedagógica, com vistas a combater o racismo, a crítica mostra que as limitações criadas pela lógica da nação dirimem o tom utópico do romance, possibilitando mesmo que seja lido como uma narrativa de distopia. Pari passu, com base em ideias de Paul Gilroy e, principalmente, de Édouard Glissant a respeito da maneira mais produtiva de, hoje em dia, serem concebidas narrativas utópicas que vislumbrem um mundo onde o racismo e outras desigualdades sociais estejam superadas, chega-se aos conceitos de novo épico e de lógica da relação. As ideias que tais expressões definem são ilustradas pelo confronto entre os universos ficcionais do romance Oiobomé e do filme Pantera Negra, ao final do qual se evidencia por que o primeiro, ao contrário do segundo, não se encaixa nesses conceitos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo hace una crítica de la novela juvenil Oiobomé, del escritor brasilero Nei Lopes (1942-). Presuponiendo que la obra fue concebida como una narrativa de utopía y, al mismo tiempo, una narrativa pedagógica, con el objetivo de combatir el racismo, la crítica enseña que las limitaciones creadas por la lógica de la nación disminuyen la fuerza utópica del libro, hasta el punto en que él puede ser leído como una narrativa de distopía. Además, pensando acerca de las maneras más productivas de crear narrativas de utopía hoy día, el trabajo presenta los conceptos de nuevo épico y de lógica de la relación, de Édouard Glissant. Las ideas que tales expresiones definen son ilustradas por la oposición entre los universos ficcionales de Oiobomé y de la película Pantera Negra. Al final, lo que queda en evidencia es que, entre esas dos narrativas, la segunda es aquella que se adecúa a los conceptos de Glissant.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyses the young adult novel Oiobomé, by Nei Lopes (1942-). We argue that the novel was imagined as both a utopian and a pedagogical narrative, in order to confront racism. The limitations created by the logic of nationalism, however, nullify the utopian tone of the novel, allowing for a dystopian reading of the narrative. This paper highlights Édouard Glissant’s concepts of new form of epic and the logic of relation in an attempt to think through the most productive means of creating utopian narratives in the present. These ideas are illustrated by opposing the fictional universes of Oiobomé and the film Black Panther, arguing that the latter fits within Glissant’s concepts, while the former does not
  • A obsessão das ideias ou a literatura que fracassa: uma abordagem a partir de Marilene Felinto Seção Tema Livre

    Fernandes, Thiago H.

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo se utiliza da obra de Marilene Felinto para refletir sobre uma obsessão das ideias no campo literário, traçando, para tanto, uma linha entre o seu romance de estreia As mulheres de Tijucopapo (1982) e sua última publicação até o momento, a novela Obsceno abandono: amor e perda (2002). Esclarecida a obsessão em reincidências que problematizam a presença das narradoras, a começar por um estar no fracasso da linguagem, acreditamos que o traço possa esclarecer uma ideia de escrita aproximada da tentativa; escrever como uma volta constante ao próprio gesto de escrever, o que inevitavelmente colocaria em questionamento a literatura, seu poder e valor, igualmente a ideia idealizada de obra, principalmente quando o princípio de desrazão surge em nosso horizonte. Tais questões são circundadas ainda pela análise da corrente sugestão de que, na autora, narrativa de vida e de ficção se mesclariam, além de percebê-la num espectro literário maior em relação a Lima Barreto, e reduzido, em termos de contemporaneidade, em relação a Juliano Garcia Pessanha.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo hace uso de la obra de Marilene Felinto para reflexionar sobre una obsesión de las ideas en el campo literario, trazando, por lo tanto, una línea entre su novela de estreno As mulheres de Tijucopapo (1982) y su última publicación hasta el momento, la novela Obsceno abandono: amor e perda (2002). Esclarecida la obsesión en reincidencias que problematizan la presencia de las narradoras, empezando por un estar en el fracaso del lenguaje, creemos que el rasgo pueda aclarar una idea de escritura aproximada de la tentativa; escribir como una vuelta constante al propio gesto de escribir, lo que inevitablemente pondría en cuestionamiento la literatura, su poder y valor, igualmente que la idea idealizada de obra, principalmente cuando el principio de desrazón surge en nuestro horizonte. Tales cuestiones se ven rodeadas todavía por el análisis de la corriente sugerencia de que, en la autora, narrativa de vida y de ficción se mezclarían, además de percibirla en un espectro literario mayor en relación a Lima Barreto y Juliano García Pessanha.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article uses Marilene Felinto's work to reflect upon an obsession of ideas in the literary field, drawing a parallel between her debut novel As mulheres de Tijucopapo (1984) and her most recent publication, the novel Obsceno abandono: amor e perda (2002). Having established the obsession with recurrences that problematize the presence of the narrators, starting with a failure of language, we believe that this parallel can elucidate the idea of writing as a kind of attempt - to write as a constant turn to the gesture of writing itself - which would inevitably call into question literature, its power and value, as well as the idealized idea of the work, especially, when the principle of unreason appears on our horizon. These questions are also surrounded by the analysis of the current suggestion that the author's biography and fiction would merge, in addition to situating her work on a literary spectrum that would include Lima Barreto, on the side of the canonical, and Julian Garcia Pessanha on the side of the contemporary.
  • O conflito apocalíptico em Assunção de Salviano, de Antonio Callado Seção Tema Livre

    Karlo-Gomes, Geam

    Resumo em Português:

    Resumo Qual o papel da arte na formação do imaginário? Uma certeza indubitável é o fato de que nela se podem vislumbrar imagens novas, potencialmente instauradoras da renovação dos arquétipos inconscientes. Seguindo uma descrição detalhada dos últimos capítulos de Assunção de Salviano, de Antonio Callado, o intuito principal desta investigação é mostrar como a arte literária institui e renova as imagens do sagrado, sobretudo dos arquétipos do Cristo e do Anticristo. À luz da hermenêutica do imaginário de Gilbert Durand, da correlação entre o mundo alquímico dos símbolos e as experiências e conhecimentos da psicologia do inconsciente de Carl Gustav Jung, e ainda, a partir da criatividade onírica de Gaston Bachelard, foca-se na análise da travessia da personagem Salviano após sua conversão religiosa cristã e seu “grande conflito” com o líder do Partido Comunista. Desvenda-se, então, o efeito da arte literária na fabricação de novas imagens dos arquétipos inconscientes manifestados pela ação do entrechoque entre o imaginário comunista e o imaginário da doutrina cristã do paraíso perdido.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen ¿Cuál es el papel del arte en la formación de lo imaginario? Una certeza indudable es el hecho de que en él se pueden vislumbrar las nuevas imágenes, potencialmente instauradoras de la renovación de los arquetipos inconscientes. Siguiendo una descripción detallada de los últimos capítulos de Assunção de Salviano, de Antonio Callado, el propósito principal de esta investigación es mostrar cómo el arte literario instituye y renueva las imágenes de lo sagrado, sobre todo de los arquetipos de Cristo y del Anticristo. A la luz de la hermenéutica del imaginario de Gilbert Durand, de la correlación entre el mundo alquímico de los símbolos y las experiencias y conocimientos de la psicología del inconsciente de Carl Gustav Jung, y aún, a partir de la creatividad onírica de Gastón Bachelard, el texto se enfoca en el análisis de la imagen de la travesía del personaje Salviano tras su conversión religiosa cristiana y su “Gran Conflicto” con el líder del Partido Comunista. Se desvela entonces el efecto del arte literario en la fabricación de nuevas imágenes de los arquetipos inconscientes manifestados por la acción del entrechoque entre el imaginario comunista y el imaginario de la doctrina cristiana del paraíso perdido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What is the role of art in the formation of the imaginary? An unquestionable certainty is the fact that through art one can glimpse new images, potentially instituting the renewal of unconscious archetypes. Following a detailed description of the later chapters of Assunção de Salviano, by Antonio Callado, the main purpose of this investigation is to show how literary art institutes and renews images of the sacred, especially archetypes of Christ and Antichrist. Based on the hermeneutic of Gilbert Durand's imaginary, the correlation between the alchemical world of symbols and the experiences and knowledge of the psychology of the unconscious of Carl Gustav Jung, as well as Gaston Bachelard’s dream-creativity, this study analyses the development of Salviano’s character after his Christian religious conversion and his “great conflict” with the leader of the Communist Party. Thus, the effect of literary art in the fabrication of new images of unconscious archetypes, manifested in the clash between the communist imaginary and the imaginary of the Christian doctrine of a lost paradise, is consequently revealed.
  • A morte da autora Veronica Stigger Seção Tema Livre

    Rosa, Victor Luiz da

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa a ficção de Veronica Stigger, em especial o pequeno conto “200 m²”, a partir da construção de uma cena que fundaria uma poética em sua literatura. No texto em questão, a personagem, que se chama Verônica, encena o suicídio dela própria - e dela como autora. Uma das consequências teóricas dessa cena da morte da autora nos leva a pensar em uma tensão entre “letra morta” e “palavra viva”, conforme a releitura que o filósofo Jacques Rancière faz da crítica de Platão à escrita. Mas tal cena também aponta, à medida que instaura uma série de “separações” entre a escrita e seu objeto, para uma alternativa crítica de sua literatura frente à sociedade do espetáculo. Tal trajetória, finalmente, abre uma pergunta incontornável a respeito do conto analisado, pergunta que deve ser estendida aos livros seguintes de Stigger, e que, no entanto, não dá margem para nenhuma resposta aceitável: se a autora morreu, como é capaz de seguir escrevendo seus livros?

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El articulo hace una análisis de la ficción de Veronica Stigger, en especial del pequeño cuento “200m²”, a través de la creación de una escena que fundaría una poética en su literatura, porque en el citado texto Verônica (la personaje) escenifica el suicidio de ella misma - y de ella como autora. Una de las consecuencias teóricas de esta escena de la muerte de la autora nos hace pensar en una tensión entre “letra muerta” y “palabra viva” de acuerdo con la relectura que el filósofo Jacques Rancière hace de la critica de Platón a la escritura. Pero esta escena también apunta, en la medida en que instaura una serie de “separaciones” entre la escrita y su objeto, hacia una alternativa crítica de su literatura frente a la sociedad del espectáculo. Esta trayectoria, finalmente, abre una pregunta ineludible sobre el cuento analizado, pregunta que debe ser ampliada a los libros posteriores de la autora, y que, sin embargo, no da margen para ninguna respuesta aceptable: si la autora está muerta, cómo es capaz de seguir escribiendo sus libros?

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes Veronica Stigger's fictional writing - especially the short story “200m²”. In this short story Verônica (the character) stages her own suicide, thus enacting the death of the author, suggesting a poetics within Stigger’s literature. One of the theoretical consequences of the scene of the author’s death leads us to examine the tension between the “dead letter” and the "living word", according to Jacques Rancière’s re-reading of Plato's critiques on writing. But this scene also points towards a critical alternative in Stigger’s literature against spectacle society as it establishes a series of “separations” between writing and its object. Finally this line of investigation opens up an unavoidable question about the analyzed short story - a question that must also be applied to the author's subsequent books, and yet does not seem to offer any acceptable answer: if the has author died, how is she able to keep writing?
  • Por um fazer marginal: a questão marioandradina e a fatura oswaldiana da poética de Cacaso Seção Tema Livre

    Provase, Lucius

    Resumo em Português:

    Resumo As relações entre a poesia marginal e a poesia modernista de 22 são um clichê crítico na pequena fortuna crítica que se formou sobre os poetas dos anos 1970. A proposta deste artigo é debruçar-se sobre o que de fato há de modernista nessa poesia dos anos 1970. Tomaremos as relações entre a crítica e a poesia de Cacaso, do lado da poesia marginal, e as estéticas de Mário e Oswald de Andrade, do lado modernista, para apontar as semelhanças e diferenças existentes entre marginais e modernistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La relación entre la llamada poesía “marginal” y la poesía modernista de 1922 es un cliché crítico sobre la fortuna crítica de los poetas de los años 1970. El propósito del artículo que sigue es asomarse a lo que en realidad hay de modernista en la poesía de los años 1970. Vamos a tomar la relación entre la crítica y la poesía de Cacaso, del lado de la poesía “marginal”, y la estética de Mario y de Oswald de Andrade, en el lado modernista, para señalar las semejanzas y las diferencias entre marginales y modernistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The relationship between the so-called “marginal” poetry and the modernist poetry of 1922 is a frequent cliché within the small but prolific critical reception of the poets of the 1970s. The purpose of the article that follows is to establish what is actually modernist in the poetry of the 1970s. We adopt the relationship between Cacaso’s criticism and poetry on the side of “marginal” poetry, and the aesthetics of Mario de Andrade and Oswald de Andrade on the modernist side, to point out the similarities and differences between the “marginal” and the modernists.
  • Anselmo Peres Alós - Leituras a contrapelo da narrativa brasileira: redes intertextuais de gênero, raça e sexualidade. Santa Maria: PPGL/UFSM, 2017 Resenhas

    Cargnelutti, Camila Marchesan
  • Eliana Alves Cruz - O crime do Cais do Valongo. Rio de Janeiro: Malê, 2018 Resenhas

    Uzêda, André Luís Mourão de
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com