Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 59, Publicado: 2020
  • Apresentação: literatura além do livro Apresentação

    Bustos, Diego J.; Harrison, Marguerite Itamar
  • Poemóbiles: o livro além do livro Seção Temática: Literatura Além Do Livro

    Mattar, Marina Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Tomando por base a ideia de expansão do livro, este artigo propõe uma análise crítica do livro-objeto Poemóbiles, de Augusto de Campos e Julio Plaza, investigando a estrutura presente em sua poesia e materialidade, a partir dos movimentos de vanguarda do início do século XX e sua extensão ao contemporâneo. Objetivou-se colocar em perspectiva como se dá a materialidade do livro, a partir do estudo de seus aspectos estruturais e históricos e da obra de Campos, com a análise do poema Luxo, nas versões de 1965 e 1974 e com transcrições de poemas do livro para outros suportes. Compreendeu-se que Poemóbiles é um livro que extrapola a ideia de livro, em razão de sua tridimensionalidade e de sua estrutura comunicante, sendo o ponto de partida para criações em mídias menos usuais para a poesia, como o cartaz, a holografia e a escultura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el marco de la idea de expansión del libro, se buscó trazar un análisis crítico del libro-objeto Poemóbiles (1974), de Augusto de Campos y Julio Plaza, investigando la estructura presente en su poesía y materialidad, a partir de los movimientos de vanguardia del comienzo del siglo XX y su extensión a lo contemporáneo. Se propuso como objetivo poner en perspectiva como se da la materialidad del libro, a partir del estudio de sus aspectos estructurales e históricos y de la obra de Campos, con el análisis del poema Luxo, en las versiones de 1965, y 1974 y con transcripciones de poemas del libro para otros soportes. Se entiende que Poemóbiles es un libro que extrapola la idea de libro, en razón de su tridimensionalidad y de su estructura comunicante, siendo el punto de partida para creaciones en medios menos usuales para la poesía, como el cartel, la holografía y la escultura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the idea of expansion of the book, this paper proposes a critical analysis of the book-object Poemóbiles (1974), by Augusto de Campos and Julio Plaza, investigating the structure present in its poetry and materiality, from the vanguard movements of the early 20th century and its extension to the contemporary. The objective was to put into perspective how the materiality of the book is manifested, from a study of its structural and historical aspects, as well as Campos’s work, analyzing the 1965 and 1974 versions of the poem “Luxo” and transcriações of other poems from the book. This paper argues that Poemóbiles is a book that extrapolates the idea of a book, given its three-dimensionality and its communicating structure, and that acts as the starting point for creations in artistic media uncommon in poetry, such as posters, holograms, and sculpture.
  • A reconstrução d’O cortiço: estratégias de adaptação do romance de Aluísio Azevedo para um jogo de tabuleiro Seção Temática: Literatura Além Do Livro

    Thimoteo, Saulo Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo Muitas são as formas de interação com as narrativas literárias: livros, filmes, histórias em quadrinhos, jogos etc. Com o século XXI, os métodos de adaptação ganharam força, realizando-se diversas ações de transformar histórias de um gênero em outro, criando uma série de referências que se vão cruzando e se ampliando. Nesse sentido, os jogos de tabuleiro também permitem um diálogo intertextual, recriando e evocando textos clássicos a partir de uma outra perspectiva de interação. Isso é o que se realiza no projeto de extensão “Adamastor: Laboratório de Criação de Jogos Literários”, com caráter didático, para estimular a leitura literária e ampliar sua fruição para além de um mero jogo de perguntas e respostas de compreensão e interpretação. A título de exemplo, apresenta-se o processo de adaptação para um jogo de tabuleiro do romance naturalista O cortiço, de Aluísio Azevedo, a partir dos conceitos teóricos de adaptação elaborados por Linda Hutcheon.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las formas de interacción con las narrativas literarias son muy variadas: libros, películas, cómics y juegos etc. En el siglo XXI, los métodos de adaptación ganan espacio, realizándose diversas acciones de transformar historias de un medio a otro, creando de este modo una serie de referencias que se van cruzando y ampliándose. En ese sentido, los juegos de mesa también permiten un diálogo intertextual, recreando y evocando textos clásicos desde otra perspectiva de interacción. Eso es lo que se lleva a cabo en el proyecto de extensión “Adamastor: Laboratório de Criação de Jogos Literários”, con carácter didáctico, para promover la lectura literaria y ampliar su disfrute más allá de un simple juego de preguntas y respuestas de comprensión y interpretación. A modo de ejemplo, se presenta el proceso de adaptación como juego de mesa de la novela naturalista O cortiço, de Aluísio Azevedo, basándose en conceptos de adaptación elaborados por Linda Hutcheon.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There are many ways of interacting with literary narratives: books, movies, graphic novels, games etc. In the twentieth-first century, adaptation methods have gained strength, producing several strategies of transforming stories from one genre to another, creating a series of allusions that intersect and expand. In this sense, board games also allow for intertextual dialogue, recreating and evoking classical texts from another perspective of interaction. Such is the aim of the extension project “Adamastor: Laboratório de Criação de Jogos Literários,” didactic in character, to stimulate literary reading and to go beyond a simple question-and-answer game of understanding and interpretation. As an example, this paper presents the adaptation process of Aluísio Azevedo’s naturalist novel The Slum to a board game based on Linda Hutcheon’s concepts of adaptation theory.
  • A circulação da literatura no mundo on-line: os casos de Clarice Lispector e de Caio Fernando Abreu Seção Temática: Literatura Além Do Livro

    Athayde, Manaíra Aires; Rocha, Rejane Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo procura pensar a circulação da literatura a partir das mais recentes tecnologias de inscrição, apresentando o estudo de caso de dois autores que se tornaram fenômenos de popularidade nas redes sociais. Por um lado, sugerimos que as obras literárias de Clarice Lispector e de Caio Fernando Abreu compartilham uma série de particularidades que tornam os seus textos especialmente atraentes para o universo on-line. Por outro, entendemos que é importante também investigar como o meio digital atua sobre essas obras, que vão sendo editadas, publicadas, reproduzidas, compartilhadas, remixadas, gerenciadas (Manovich, 2011, 2017), de modo a se tornarem um dispositivo de mídia num sistema que sobrevive da convergência dos meios, da construção coletiva e da cultura participativa (Jenkins, 2008).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo busca pensar la circulación de la literatura a partir de las más recientes tecnologías de inscripción, presentando el estudio de caso de dos autores que se convirtieron en fenómenos de popularidad en las redes sociales. Por un lado, sugerimos que las obras literarias de Clarice Lispector y de Caio Fernando Abreu comparten una serie de particularidades que hacen sus textos especialmente atractivos para el universo virtual. Por el otro, hay que comprender también cómo el medio digital actúa sobre esas obras, que van siendo editadas, publicadas, reproducidas, compartidas, remezcladas, gestionadas (Manovich, 2011, 2017), para convertirse en un dispositivo de media en un sistema que sobrevive de la convergencia de los medios, de la construcción colectiva y de la cultura participativa (Jenkins, 2008).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper seeks to unpack the circulation that have appeared in the digital age by presenting the case study of two authors that have recently become phenomena of popularity on social media in Brazil. On the one hand, we claim that the literary works by Clarice Lispector and Caio Fernando Abreu share an array of particular features that make these texts especially attractive to the online universe. On the other hand, we suggest that it is equally important to show how the digital medium edits, publishes, reproduces, shares, remixes and manages (Manovich, 2011, 2017) these texts, converting them into a media device integrated into a system that operates through the convergence of media, collective construction, and a participatory culture (Jenkins, 2008).
  • Por uma poética cartesiana: gráficos 3D nas criações digitais de André Vallias Seção Temática: Literatura Além Do Livro

    Pereira, Vinícius Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo O laureado artista visual e poeta André Vallias, internacionalmente conhecido por suas criações na esfera da literatura eletrônica e das artes digitais, frequentemente lança mão das potencialidades do ciberespaço para a constituição multissemiótica de suas obras. Além de elementos mais comuns no campo dos diálogos interartes, tais como imagens, cores, volumes, movimento e sons, Vallias costuma empregar em suas criações um tipo de signo insólito em obras artísticas: gráficos matemáticos 3D. Trata-se de representações visuais tridimensionais (mas expressas em superfícies bidimensionais, como telas de computador e celular) de funções algébricas construídas com o software AutoCad - geralmente utilizado em projetos de áreas como a Engenharia e a Arquitetura -, às quais Vallias agrega valor artístico por meio da combinação com elementos mais tradicionais do gênero lírico, como a versificação e o ritmo. Em suas obras, tais gráficos desencadeiam um ou mais efeitos estéticos, como a representação icônica de formas geométricas do mundo referencial, a desconstrução de redutoras antinomias como subjetividade/objetividade (e, por conseguinte, pensamento poético/pensamento matemático), ou a alusão simbólica a elementos intangíveis de textos líricos, sobretudo fenômenos dos estratos fonológico e visual. Nesse contexto, o presente artigo analisa três obras de André Vallias - Nous n’avons pas compris Descartes (1997), De verso (s.d.) e Oratorio (2004) - a fim de mapear o rendimento estético do uso de gráficos matemáticos 3D como recursos artísticos que desnaturalizam nossa percepção acerca do literário e seu atravessamento por sistemas semióticos inusitados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El galardonado artista visual y poeta André Vallias, internacionalmente conocido por sus creaciones en la esfera de la literatura electrónica y de las artes digitales, a menudo emplea las potencialidades del ciberespacio para la constitución multisemiótica de sus obras. Además de elementos más comunes en el campo de los diálogos entre artes, tales como imágenes, colores, volúmenes, movimiento y sonidos, Vallias suele emplear en sus creaciones un tipo de signo insólito en obras artísticas: gráficos matemáticos 3D. Estos son representaciones visuales tridimensionales (pero expresadas en superficies bidimensionales, como pantallas de ordenadores y celulares) de funciones algebraicas construidas con el software AutoCad - generalmente utilizado en proyectos de áreas como la Ingeniería y la Arquitectura -, a las cuales Vallias agrega valor artístico por la combinación con elementos más tradicionales del género lírico, como la versificación y el ritmo. En sus obras, los gráficos desencadenan uno o más efectos estéticos, como la representación icónica de formas geométricas del mundo referencial, la deconstrucción de antinomias reductoras como subjetividad/objetividad (y, por tanto, pensamiento poético/pensamiento matemático), o la alusión simbólica a elementos intangibles de textos líricos, sobre todo fenómenos de los estratos fonológico y visual. En este contexto, este artículo analiza tres obras de André Vallias - Nous n'avons pas compris Descartes (1997), De verso (s.d.) y Oratorio (2004) - a fin de mapear el producto estético del uso de gráficos matemáticos 3D como recursos artísticos que desnaturalizan nuestra percepción de lo literario y su atravesamiento por sistemas semióticos inusitados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The award-winning Brazilian visual artist and poet André Vallias, internationally renowned for his creations in electronic literature and digital arts, frequently uses cyberspace potentialities to engender his multisemiotic works. Besides the more common elements within interartistic dialogues, such as images, colors, volumes, movement and sounds, Vallias often adds to his creations a kind of sign that is unusual in works of art: 3D plots. These are tridimensional visual representations (but expressed on bidimensional surfaces, such as computer screens and smartphone screens) of algebraic functions built with AutoCad software - often used in Engineering and Architecture projects -, to which Vallias adds artistic value by combining them with traditional elements of the lyrical genre, such as versification and rhythm. In his works, these plots trigger one or more aesthetic effects, such as the iconic representation of geometric shapes from the referential world; the deconstruction of reductionist antinomies, like subjectivity/objectivity (hence, poetic thought/mathematical thought); or the symbolic allusion to intangible elements of lyrical texts, especially phenomena from the phonological and the visual strata. In this context, we herein analyze three works by André Vallias - Nous n’avons pas compris Descartes (1997), De verso (s.d.) and Oratorio (2004) - in order to map out the aesthetical outcomes of his use of mathematical 3D plots as artistic resources that denaturalize our perception of the literary and its connections with unexpected semiotic systems.
  • Slam Resistência: poesia, cidadania e insurgência Seção Temática: Literatura Além Do Livro

    Freitas, Daniela Silva de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga os entrelaçamentos entre poesia, cidadania e insurgência na São Paulo contemporânea a partir do Slam Resistência, uma batalha de poesia que acontece desde 2014, todos os meses, na Praça Roosevelt, no centro da cidade. Para tanto, dada a novidade que essa nova forma de poesia constitui, apresentaremos as origens e os percursos da slam poetry até sua chegada a São Paulo e discutiremos a forma como o slam transforma a relação entre público, poeta e poesia, redefinindo seus termos. Em seguida, veremos como, ao se afiliar simultaneamente aos suportes oral, visual e escrito, o slam mistura as esferas do público e do privado, do político e do pessoal. Dessa forma, no Slam Resistência, a prática da cidadania insurgente acontece no centro da pólis e toma a praça, ocupando e ressignificando o espaço público.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo investiga los entrelazamientos entre poesía, ciudadanía y insurgencia en la São Paulo contemporánea a partir del Slam Resistência, una batalla de poesía que ocurre desde el año 2014, todos los meses en la Praça Roosevelt, en el centro de la ciudad. Dada la novedad que esta nueva forma de poesía constituye, empezaremos por presentar los orígenes y los recorridos de la slam poetry hasta su llegada a São Paulo y discutiremos la forma como el slam transforma la relación entre público, poeta y poesía, redefiniendo sus términos. Enseguida, veremos cómo, al afiliarse simultáneamente a los soportes oral, visual y escrito, el slam mezcla las esferas del público y de lo privado, de lo político y de lo personal. En Slam Resistência, la práctica de la ciudadanía insurgente ocurre en el centro de la pólis y toma la plaza, ocupando y resignificando el espacio público.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to investigate the interconnections between poetry, citizenship and insurgence in Slam Resistência, a poetry slam that, since 2014, occurs monthly in Praça Roosevelt, a square in the center of the city of São Paulo. The article starts by mapping the origins of slam poetry and its arrival in São Paulo. It also discusses the ways in which slam poetry transforms the relationship between public, poet and poetry, redefining these terms. We argue that, by mixing oral, visual and written elements, slam poetry blurs the limits between the public and the private, the personal and the political. In Slam Resistência, the practice of insurgent citizenship happens in the center of the polis, taking up the square, occupying and resignifying public space.
  • Racionais MC’s, Marighella e o branqueamento do Brasil Seção Temática: Literatura Além Do Livro

    Dutra, Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho são discutidos aspectos que circundam o contexto da produção artística e intelectual de representantes da diáspora africana no Brasil com o objetivo de se enfatizar como tal produção e sua recepção passam por um sistemático processo de deturpação que desemboca em aproximações, análises e conclusões baseadas em pressupostos branqueadores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo examina aspectos que rodean el contexto de la producción artística e intelectual de representantes de la diáspora africana en Brasil. El objetivo es demonstrar cómo dicha producción y su recepción pasan por un proceso sistemático de distorsión que conduce a enfoques, análisis y conclusiones que están basados en el proceso de blanqueamiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper I examine aspects that surround the context of the artistic and intellectual production of representatives of the African diaspora in Brazil. My goal is to highlight how such a production and its reception go through a systematic process of distortion that leads to approaches, analyzes, and conclusions that are based on a process of whitening.
  • Estéticas da aspiração, políticas da inclusão: comentarios ao desenvolvimento em dois saraus do Rio de Janeiro Sección Temática: Literatura Más Allá Del Libro

    Bustos, Diego

    Resumo em Português:

    Resumo Durante os últimos cinco anos e após os dias de junho, a tradição dos saraus no Brasil experimentou uma mudança quantitativa: sua incidência aumentou exponencialmente em todo o território do país, seguindo o exemplo de eventos pioneiros como o da Cooperifa. O salto também foi qualitativo: há uma versão dessas performances culturais que responde à nova dinâmica socioeconômica do país e que descobre um repertório de significados que pode ser visto como parte de uma genealogia do desenvolvimento que sempre esteve presente por trás de sua encenação. O artigo apresenta, a partir do trabalho etnográfico em três desses eventos, uma paisagem cultural que interpreta o contexto e os significados de um fenômeno que não se inscreve apenas em relação à tradição dos saraus como o espaço por excelência da cultura periférica, mas com as narrativas de desenvolvimento econômico na região, especialmente aquelas colocadas em prática pelos governos do Partido dos Trabalhadores. Comentário e ruptura, essa nova cena de saraus lança pistas sobre os obstáculos ainda presentes ao desejo de igualdade da nação brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Durante los últimos cinco años y después de las jornadas de junio, la tradición de los saraus en Brasil experimentó un cambio cuantitativo: su incidencia aumentó exponencialmente a lo largo del territorio del país, siguiendo el ejemplo de eventos pioneros como Cooperifa. El salto también fue cualitativo: existe una versión de estos performances culturales que responde a las nuevas dinámicas socioeconómicas del país y que descubre un repertorio de significados que pueden verse como parte de una genealogía del desarrollo que siempre ha estado presente detrás de su puesta en escena. El artículo presenta, a partir del trabajo etnográfico en tres de estos eventos, un paisaje cultural que interpreta el contexto y los significados de un fenómeno que no sólo se inscribe en relación con la tradición de los saraus como el espacio por antonomasia de la cultura periférica, sino con las narrativas de desarrollo económico en la región, especialmente las puestas en práctica por los gobiernos del Partido de los Trabajadores. Comentario y ruptura, esta nueva escena de saraus arroja pistas sobre los obstáculos aún presentes a las ansias de igualdad de la nación brasilera.

    Resumo em Inglês:

    Abstract During the last five years and after the days of June, the tradition of the Saraus in Brazil experienced a quantitative change: its incidence increased exponentially throughout the territory of the country, following the example of pioneering events such as Cooperifa. The jump was also qualitative: there is a version of these cultural performances that responds to the new socioeconomic dynamics of the country and that discovers a repertoire of meanings that can be seen as part of a genealogy of development that has always been present behind its staging. The article presents, from the ethnographic work in three of these events, a cultural landscape that interprets the context and meanings of a phenomenon that is not only inscribed in relation to the tradition of the saraus as the space par excellence of peripheral culture, but with the narratives of economic development in the region, especially those put into practice by the governments of the Workers' Party. Commentary and rupture, this new scene of saraus sheds clues about the obstacles still present to the desire for equality of the Brazilian nation.
  • Heterotopias da escrita e deslocamentos do literário Seção Tema Livre

    Oliveira, Rejane Pivetta de; Caimi, Cláudia Luiza

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, propomos uma abordagem da literatura produzida em espaços heterotópicos (Foucault, 2015), onde a palavra surge inesperada. O interesse recai sobre o que desloca a literatura dos espaços instituídos, na perspectiva de uma crítica política, capaz de pôr em questão divisões e hierarquias na ordem do sensível (Rancière, 2009). O universo dessa escrita é examinado a partir da coletânea Exercícios de uma escrita menor: um olhar atelial (Farina, Garavelo e Fonseca, 2014), conjunto de textos produzidos por pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo proponemos un abordaje de la literatura producida en espacios heterotópicos (Foucault, 2011), donde la palabra surge inesperada. El interés recae sobre lo que desplaza la literatura de los espacios establecidos, desde la perspectiva de una crítica política, cuestionando divisiones y jerarquías en el orden de lo sensible (Rancière, 2009). Se examina el universo de esta escritura a partir de la colección Exercícios de uma escrita menor: um olhar atelial (Farina; Garavelo; Fonseca, 2014), conjunto de textos producidos por pacientes del Hospital Psiquiátrico São Pedro, en Porto Alegre.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we propose an approach to literature produced in heterotopic spaces (Foucault, 2015), where the word emerges unexpectedly. The focus of the paper is to investigate what diverts this kind of literature from established spaces, from a political approach, calling into question divisions and hierarchies in the distribution of the sensible (Rancière, 2009). We examine the universe of this writing in the collection Exercícios de uma escrita menor: um olhar atelial (Farina; Garavelo; Fonseca, 2014), a set of texts produced by patients at the Hospital Psiquiátrico São Pedro, in Porto Alegre.
  • Pensar a multiplicidade na hiperconcisão ficcional: o microconto brasileiro contemporâneo (2000-2017) Seção Tema Livre

    Ferreira, Ana Sofia Marques Viana

    Resumo em Português:

    Resumo Nascido do modernismo e das vanguardas históricas, o microconto é hoje um dos reflexos literários mais emblemáticos do modo de ser e estar do novo milénio, contando com uma produção bastante significativa na América Latina. Neste trabalho, analisamos o panorama atual do microconto brasileiro, atendendo às suas tendências mais representativas, assim como aos autores e às obras que, nas últimas décadas, consolidaram essas mesmas direções.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Nacido del modernismo y de las vanguardias históricas, el microrrelato es hoy uno de los reflejos literarios más emblemáticos del modo de ser y estar del nuevo milenio, contando con una producción muy significativa en América Latina. En este trabajo analizamos el panorama actual del microrrelato brasileño a partir de sus tendencias más representativas y de los autores y obras que en las últimas décadas han consolidado esas mismas direcciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Born of the modernist and avant-garde period, flash fiction is one of the most emblematic literary reflections on life in the new millennium, and Latin America plays a significant role in the production of this genre. In this paper, we analyze the current panorama of Brazilian flash fiction, examining its most representative tendencies and the authors and works that have contributed to these characteristics.
  • A permanência do Regionalismo na literatura brasileira contemporânea Seção Tema Livre

    Pelinser, André Tessaro; Alves, Márcio Miranda

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a permanência de marcas do Regionalismo na prosa da literatura brasileira contemporânea. Considerado ultrapassado pela crítica literária e renegado pelos escritores, o Regionalismo entrou para a história da literatura brasileira como sinônimo de arte de baixa qualidade estética. No entanto, percebe-se que os temas regionais nunca deixaram de ser matéria para a narrativa ficcional brasileira, desde Guimarães Rosa, Erico Verissimo e Josué Guimarães, até Luiz Antonio de Assis Brasil, Antônio Torres e Milton Hatoum. Observa-se que a diferença entre o presente e o passado reside na ênfase dada pelos escritores ao contexto e ao espaço regionais, em um primeiro momento ufanistas em relação às particularidades da terra, e na contemporaneidade preocupados com a problematização dos contrastes culturais. Conclui-se que a literatura brasileira contemporânea deve muito à tradição regionalista, sem que isso implique questionamentos de qualidade estética, e que cabe à crítica investigar os temas e as formas da narrativa como chaves de interpretação para problemas históricos que perduram.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza la permanencia de marcas de Regionalismo en la prosa de la literatura brasileña contemporánea. Considerado superado por la crítica literaria y renegado por los escritores, el Regionalismo entró a la historia de la literatura brasileña como sinónimo de arte de baja calidad estética. Sin embargo, se percibe que los temas regionales nunca dejaron de ser materia para la narrativa ficcional brasileña, desde Guimarães Rosa, Erico Verissimo y Josué Guimarães, hasta Luiz Antonio de Assis Brasil, Antônio Torres y Milton Hatoum. Se observa que la diferencia entre el presente y el pasado reside en el énfasis dado por los escritores al contexto y al espacio regionales, en un primer momento orgullosos de las particularidades regionales, y en la contemporaneidad preocupados por la problematización de los contrastes culturales. Se concluye que la literatura brasileña contemporánea debe mucho a la tradición regionalista, sin que ello implique cuestionamientos de calidad estética, y que corresponde a la crítica investigar los temas y las formas de la narrativa como claves de interpretación de problemas históricos que perduran.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes traces of Regionalism in contemporary Brazilian fiction. Regarded as outdated by literary critics and disavowed by writers, Regionalism, within the history of Brazilian Literature, has long been considered to be of low aesthetic value. Nevertheless, regional themes have never ceased to appear in Brazilian fictional narrative, from Guimarães Rosa, Erico Verissimo, and Josué Guimarães, to Luiz Antonio de Assis Brasil, Antônio Torres, and Milton Hatoum. The difference between the past and present Regionalism resides in the emphasis writers assign to regional context and space: when it first appeared there was a nationalist preoccupation with regional particularities, and, in its contemporary manifestation, there appears a concern for problematizing cultural contrasts. Thus, one can conclude that contemporary Brazilian literature is indebted to the regionalist tradition, though this should not question its aesthetic value, and that literary criticism is responsible for treating theme and narrative form as interpretative keys of persisting historical problems.
  • Martírio, rito e fetiche em Body Art e A refeição, de Newton Moreno Seção Tema Livre

    Siega, Paula Regina

    Resumo em Português:

    Resumo Para Hans Robert Jauss, teórico da estética da recepção, o escritor é antes de tudo um leitor, situado em uma cadeia de recepções. Considerando a experiência da leitura como atividade capaz de gerar uma resposta criativa, Jauss entende a tradição literária como um processo de contínuo intercâmbio entre o velho e o novo, em que o presente relê o passado, atribuindo-lhe novas significações. Deste ponto de vista, abordamos o processo de recepção literária que consolida, no Brasil, uma tradição interpretativa em torno do tema da antropofagia, constantemente recuperado para assumir diferentes significados em diversos presentes históricos. Nesta tradição, colocamos a produção do dramaturgo pernambucano Newton Moreno que, com Body Art e A refeição: ensaios sobre o canibalismo, encena o corpo como suporte expressivo de ritos em que ressoam as práticas tribais da antropofagia. Tentaremos demonstrar, de um lado, os pontos de contato dessa dramaturgia com o passado literário nacional, e, do outro, as rupturas trazidas por uma releitura que integra o tema do canibalismo à ideia de corpo em sacrifício da Body Art e do teatro da crueldade de Artaud.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Para Hans Robert Jauss, teórico de la estética de la recepción, el escritor es en primer lugar un lector, situado en una cadena de recepciones. Considerando la experiencia de la lectura como una actividad capaz de generar una respuesta creativa, Jauss entiende la tradición literaria como un proceso de intercambio continuo entre lo viejo y lo nuevo, donde el presente relee el pasado, dándole nuevos significados. Desde este punto de vista, abordamos el proceso de recepción literaria que consolida, en Brasil, una tradición interpretativa en torno de la antropofagia, constantemente recuperada para asumir diferentes significados en diferentes contextos históricos. En esta tradición, situamos la producción del dramaturgo Newton Moreno, de Pernambuco, Brasil, que en Body Art e Refeição: ensaios sobre o canibalismo, representa el cuerpo como un soporte expresivo de los ritos en que resuenan las prácticas tribales de antropofagia. Trataremos de demostrar, por un lado, los puntos de contacto de esta dramaturgia con el pasado literario nacional y, por otro lado, las rupturas provocadas por una relectura que integra el tema del canibalismo con la idea del cuerpo sacrificial del Body Art y el teatro de la crueldad de Artaud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract For Reception Aesthetics theorist Hans Robert Jauss, the writer is first and foremost a reader, situated in a chain of receptions. Considering the experience of reading as an activity capable of generating a creative response, Jauss understands the literary tradition as a process of continuous exchange between the old and the new, in which the present may reread the past, attributing new meanings to it. From this point of view, we approach the process of literary reception that, in Brazil, is established as an interpretative tradition around the theme of anthropophagy, constantly revisited to assume different meanings in diverse historical moments. In this tradition, we locate the production of Newton Moreno, a playwright from Pernambuco, who with Body Art and Meal: essays on cannibalism, stages the body as an expressive prop of rites in which the tribal practices of anthropophagy resonate. On the one hand, we will try to demonstrate the points of contact of this dramaturgy with the national literary past and, on the other, the ruptures brought about by a rereading that integrates the theme of cannibalism with the idea of the body in sacrifice in Body Art and Artaud’s theater of cruelty.
  • Dar forma ao impublicável: Carolina Maria de Jesus e sua arte Seção Tema Livre

    Bergamini, Atilio

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta procedimentos estéticos que Carolina Maria de Jesus usou para tornar publicáveis, em Quarto de despejo, materiais que ela considerava impublicáveis. Tais procedimentos permitem conhecer alguns dos traços de um projeto estético e intelectual que parece ter orientado a escrita e a leitura de Carolina desde meados dos anos 1950 até sua morte em 1977.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta los procedimientos estéticos que Carolina Maria de Jesus tomó para hacer publicables en Quarto de despejo materiales que ella consideraba impublicables. Tales procedimientos permiten conocer algunos de los rasgos de un proyecto estético e intelectual que parece haber orientado la escritura y la lectura de Carolina desde mediados de los años 1950 hasta su muerte en 1977.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents some aesthetic measures that Carolina Maria de Jesus took to make publishable materials that she considered unpublishable, in order to write Quarto de despejo. These methods reveal some of the features of an aesthetic and intellectual project, which have likely guided Carolina 's writing and reading since the mid 1950s until her death in 1977.
  • Corpo caligráfico, voz: as escritas em performance de Manoel Ricardo de Lima e Sérgio Medeiros Seção Tema Livre

    Malufe, Annita Costa

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo busca apresentar e comentar obras de dois autores contemporâneos e brasileiros, os poetas e escritores Manoel Ricardo de Lima e Sérgio Medeiros, buscando, através de suas escritas, definir aquilo que poderia ser considerado um traço “performático”, marcante em algumas tendências da literatura de hoje. A principal característica dessas escritas performáticas seria a presença do corpo do próprio escrito e a mescla e indistinção de gêneros artísticos. Para tanto, parte-se do conceito de “performance” de Paul Zumthor, para estendê-lo à leitura crítica de alguns textos dos autores Lima e Medeiros, em diálogo com outros artistas e pensadores do teatro, como Antonin Artaud, Samuel Beckett e Hans-Thies Lehmann.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo busca presentar y comentar las obras de dos autores contemporáneos y brasileños, los poetas y escritores Manoel Ricardo de Lima y Sérgio Medeiros, buscando, a través de sus escrituras, definir lo que podría considerarse una característica “performativa”, sobresaliente en algunas tendencias de la literatura de nuestros días. La principal característica de esas escrituras performativas sería la presencia del cuerpo del escrito y la mezcla e indistinción de géneros artísticos. Para esto, partimos del concepto de “performance”, de Paul Zumthor, para extenderlo a la lectura crítica de algunos textos de los autores Lima y Medeiros, en diálogo con otros artistas y pensadores de teatro, como Antonin Artaud, Samuel Beckett y Hans-Thies Lehmann.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article deals with the works of two contemporary Brazilian writers, Manoel Ricardo de Lima and Sérgio Medeiros, seeking to define, through the analysis of their work, what today may be called a “performatic” trace in contemporary literature. The main characteristics of these performatic writings would include the presence of the body in writing, together with the intermingling and indistinction of artistic genres. Paul Zumthor’s concept of “performance” followed by readings of Artaud, Beckett and Hans-Thies Lehman are used to think through Lima and Medeiros’ work in light of a “performatic literature.”
  • Entre Exu e Ogum: políticas do sagrado no teatro de Abdias do Nascimento Seção Tema Livre

    Lima, Rainério dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Estudo crítico das determinantes míticas na caracterização das personagens e na composição da ação em Sortilégio II, drama de Abdias do Nascimento. O teatro de Abdias obedece a paradigmas de composição da cena que não se baseiam mais na organicidade sintagmática da fábula, mas, apresentando os complexos e paixões de Emanuel, busca uma organização descontínua e paradigmática, para dar conta da vida de uma única e dominante subjetividade em cena. Em Sortilégio II, essa configuração teatral pós-catástrofe é ideal para tecer os processos rememorativos de Emanuel, na tentativa de projetar no presente da cena o passado traumático do personagem, marcado pela violência social, pelos complexos raciais e pelas contraditórias relações eróticas com Ifigênia e Margarida. Na peça, além das definições estruturais da ação, o sagrado afro-brasileiro e a mitologia dos Orixás são importantes modulações culturais que interferem nas relações de poder entre os agentes e nos processos de subjetivação que acometem Emanuel. Uma rede social e simbólica que, sob a tutela de Exu e Ogum, concorre para a libertação e deificação do personagem. Por meio do reconhecimento da cultura negra, do pertencimento étnico-racial e do sacrifício mítico, Emanuel deixa o mundo racista dos homens para habitar o Orún, o plano divino dos Orixás.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Estudio crítico de los determinantes míticos en la caracterización de los personajes y en la composición de la acción en Sortilegio II, drama de Abdias do Nascimento. El teatro de Abdias obedece a paradigmas de composición de la escena que no se basan más en la organicidad sintagmática de la fábula, pero, presentando los complejos y pasiones de Emanuel, busca una organización discontinua y paradigmática, para dar cuenta de la vida de una única y dominante subjetividad en la escena. En Sortilegio II, esta configuración teatral post-catástrofe es ideal para tejer los procesos rememorativos de Emanuel, en el intento de proyectar en el presente de la escena el pasado traumático del personaje, marcado por la violencia social, por los complejos raciales y por las contradictorias relaciones eróticas con Ifigenia y Margarida. En la pieza, además de las definiciones estructurales de la acción, el sagrado afro-brasileño y la mitología de los Orixás son importantes modulaciones culturales que interfieren en las relaciones de poder entre los agentes y en los procesos de subjetivación que acomete Emanuel. Una red social y simbólica que, bajo la tutela de Exu y Ogum, concurre para la liberación y la deificación del personaje. Por medio del reconocimiento de la cultura negra, de la pertenencia étnico-racial y del sacrificio mítico, Emanuel deja el mundo racista de los hombres para habitar el Orún, el plan divino de los Orixás.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Critical study of mythic determinants in the construction of characters and composition of action in Sortilégio II (“Sortilege II”), drama by Abdias do Nascimento. The theater by Abdias obeys to paradigms of scene composition that go beyond the sintagmatic organicity of fable, but, in presenting the complexes and passions of Emanuel, it searches a discontinuous and paradigmatic organization in order to deal with the life of a unique and dominant subjectivity in scene. In Sortilégio II, this post-catastrophe theater configuration is ideal to weave the Emanuel’s rememorative processes in the attempt to project the character traumatic past onto the present scene, marked by social violence, racial complexes and contradictory erotic relations with Ifigênia and Margarida. In the play, besides the structural definitions of action, the Afro-Brazilian sacred and the Orishas mythology are important cultural modulations that interfere in the relations of power among agents and in the processes of subjectivation that affect Emanuel. A social and symbolic network, under the tutelage of Eshu and Ogoun, contributes to the liberation and deification of the character. Through the recognition of black culture, of ethno-racial belonging, and mythical sacrifice, Emanuel leaves the human racist world to inhabit Orún, the divine plan of the Orishas.
  • Visões poéticas sobre a sociedade de consumo: Roberto Santoro e Décio Pignatari Sección Tema Libre

    Catalano, María Agustina

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe analisar diferentes usos poéticos de objetos de consumo, em particular a famosa bebida Coca-Cola. Nosso ponto de partida é “beba coca-cola”, de Décio Pignatari (1958), e “saciedad del consumo” e “tome coca cola”, de Roberto Santoro (1975), embora o corpus seja mais amplo e possa se estender até o presente. Queremos pensar como são ressignificadas a cultura de massas e a ideologia anti-imperialista (muito presente durante o período latino-americano dos anos 60-70), e a relação entre palavra escrita, oralidade e imagem, focando nas possíveis divergências e continuidades entre Argentina e Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se propone analizar diferentes usos poéticos de objetos de consumo, en particular de la famosa bebida Coca-Cola. Tomaremos como punto de partida “beba coca-cola” (1958) de Décio Pignatari y “saciedad del consumo” y “tome coca cola” (1975) de Roberto Santoro, aunque el corpus sea más vasto y se extienda hasta el presente. Nos interesa pensar cómo se resignifican la cultura de masas y la ideología antiimperialista (tan presente durante el periodo latinoamericano 60 -70), y la relación entre palabra escrita, oralidad e imagen, poniendo atención a las divergencias y continuidades posibles entre Argentina y Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze different poetic uses of consumer objects, in particular the famous Coca-Cola drink. We will take as a starting point “beba coca-cola” (1958) by Décio Pignatari and “saciedad del consumo” and "tome coca cola" (1975) by Roberto Santoro, although the corpus is broader and it extends to the present. We are interested in thinking about how mass culture and the anti-imperialist ideology (present during those years in Latinoamérica) are resignified, and the relationship between written word, orality and image, paying attention to the divergences and possible continuities between Argentina and Brazil.
  • A refração do realismo em Luiz Ruffato: um inferno permanente Seção Tema Livre

    Pellegrini, Tânia

    Resumo em Português:

    Resumo De acordo com Bourdieu (1996), as representações são convenções de entendimento e modelagem das estruturas e relações sociais, além de práticas que atribuem sentidos ao real, com efeitos em sua construção. Considerando ainda o conceito de “realismo refratado” (Pellegrini, 2018), este artigo procura verificar como Inferno provisório, de Luiz Ruffato, representa, por meio do tratamento específico das categorias literárias, aspectos da sociedade brasileira, como a desigualdade e a exploração, combinadas com a modernização conservadora das últimas décadas, criando uma forma particular de captar a relação entre os indivíduos e a sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen De acuerdo con Bourdieu (1996), las representaciones son convenciones para comprender y modelar estructuras y relaciones sociales, así como prácticas que asignan significados a lo real, con efectos en su construcción. Considerando también el concepto de realismo refractado (Pellegrini, 2018), tratamos de verificar cómo Inferno provisorio, de Luiz Ruffato, representa, a través del tratamiento específico de categorías literarias, aspectos de la sociedad brasileña, como la desigualdad y la explotación, combinadas con la modernización conservadora de las últimas décadas, creando una forma particular de capturar la relación entre los individuos y la sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The essay has as its theoretical-critical basis the idea that representations are conventions for understanding and modeling social structures and relationships, as well as practices that assign meanings to the real, with effects on their construction (Bourdieu, 1996, p.107- 116). Considering also the concept of refracted realism (Pellegrini, 2018, p.17), we analyze how Luiz Ruffato's Inferno Provisório (2016) represents, through the specific treatment of literary categories, aspects of Brazilian society, such as inequality and exploitation combined with the conservative modernization of recent decades, creating a particular way of capturing the relationship between individuals and society.
  • A flâneuse na literatura brasileira: espaços e temporalidades contestados Seção Tema Livre

    Brandellero, Sara

    Resumo em Português:

    Resumo A questão do espaço, e sua “produção”, conforme Lefebvre (1974), vem se revelando uma rica área de pesquisa para os estudos literários, assim como as questões ligadas à mobilidade em suas diferentes realidades: de experiências de migração e diáspora a trânsitos urbanos, para citar alguns exemplos. Nesse contexto, a figura do flâneur, intrinsicamente ligada às experiências e representações da modernidade urbana, tem atraído considerável interesse crítico. Em geral, pouco explorada ainda é a figura de seu equivalente feminino, a flâneuse, pois, como bem observa Wolff (1985), a experiência da modernidade tem sido, em grande parte, narrada sob um ponto de vista predominantemente masculino. A partir do conto “Amor”, de Clarice Lispector (1960/1998), e o texto “Um corpo negro pelado”, de Miriam Alves (2014), este artigo discute como esses textos parecem dialogar com o paradigma da mobilidade moderna, analisando personagens femininas em trânsito na literatura brasileira contemporânea escrita por mulheres como tentativas de repensar a experiência desta mobilidade, agora como um ato político e de busca de empoderamento feminino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La cuestión del espacio, y su “producción”, según Lefebvre (1975), se ha revelado una rica área de investigación para los estúdios literários, así como las cuestiones ligadas a mobilidade en sus distintas realidades: desde las experiencias de migración y diaspora a transitos urbanos, para citar algunos ejemplos. En este contexto, la figura del flâneur, intrinsicamente ligada a las experiencias y representaciones de la modernidad urbana, ha atraido considerable interés crítico. En geral, poco estudada ainda ha sido la figura de su equivalente feminino, la flâneuse, pues, como bien observa Wolff (1985), la experiencia de la modernidade ha sido, en grande parte, narrada desde un punto de vista predominantemente masculino. A partir del cuento “Amor”, de Clarice Lispector (1960/1998), y del texto “Um corpo negro pelado” [Un cuerpo negro desnudo] de Miriam Alves (2014), este artigo estuda de que forma parecen dialogar con este paradigma de la mobilidad moderna. Discutirá de que manera podemos pensar mujeres en transito en la literatura brasileña contemporanea escrita por mujeres como tentativas de repensar la experiencia de esta mobilidad, ahora como un acto político y de busca de empoderamento feminino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The question of space and its “production”, following Lefebvre (1975), has emerged as a fertile field of enquiry for literary studies, also when related to question of mobility in different contexts: from experiences of migration and diaspora to urban transits, to cite a few. In this context, the figure of the flâneur, intrinsically connected to experiences and representation of urban modernity, has attracted considerable critical attention. However, little attention has been awarded to its female counterpart, the flâneuse, because, as Wolff (1985) rightly observes, the experience of modernity has been in great part narrated from a male perspective. Starting with the short story “Amor” [Love] by Clarice Lispector (1960/1998), and the text “Um corpo negro pelado” [A naked black body] by Miriam Alves (2014), the article will discuss how these texts seem to dialogue with this paradigm of modern mobility. It will consider how female mobility in Brazilian literature written by women express attempts to rethink mobility as a political act and as a search for female empowerment.
  • Cecília Paiva Ximenes Rodrigues - Além da ruína: articulações da esperança na narrativa de Milton Hatoum. Fortaleza: Edições UFC, 2018 Resenhas

    Bezerra, Ligia
  • Vinicius Portella Castro - Procedimentos de Arrigo Andrada. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2017 Resenhas

    Lamha, Leonardo Petersen
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com