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Da incoerência burocrática à eficácia de um dispositivo de supervisão/formação: estudo do desenvolvimento profissional numa situação de indução

De la incoherencia burocrática a la eficacia de un dispositivo de supervisión / formación: estudio del desarrollo profesional en una situación de inducción

From the bureaucratic incoherence to the efficiency of a mechanism of supervision/formation

No ano letivo de 2009-2010, a Universidade de Aveiro e o Ministério da Educação de Portugal estabeleceram um convénio para que uma equipe de investigadores coordenada pela Universidade supervisionasse, acompanhasse e investigasse o primeiro ano de implementação do ano probatório, dispositivo requerido para aceder à carreira docente em Portugal - o Programa de Supervisão, Apoio e Acompanhamento do Período Probatório de Professores (PSAAPPP). Da investigação produzida sobre os processos formativos, os resultados obtidos e as percepções dos intervenientes se dá conta no dossiê temático que integra este número da revista. Neste artigo situa-se a globalidade e contexto do Programa, a lógica que articula os diferentes artigos e o seu enquadramento no campo teórico da indução, da supervisão e do desenvolvimento profissional dos docentes.

Período probatório; Indução; Desenvolvimento Professional; Supervisão


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