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Editorial

Editorial

O número 70 da revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação traz maior preocupação com as políticas públicas em especial, com direitos humanos e violência escolar.

Em artigo intitulado "Direitos humanos e educação para uma outra democracia", Carlos Vilar Estêvão situa a questão dos direitos e da justiça numa nova forma de encarar a democracia.

Daniela Patti do Amaral e Fátima Bayma de Oliveira focalizam as Políticas Públicas de inclusão social ao analisar os dados e uma Instituição de Ensino Superior em Campo Grande.

Regilson Maciel Borges e Adolfo Ignacio Calderón apresentam resultados parciais de uma pesquisa da PUC-Campinas que trata da Avaliação Educacional. A revista "Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação" em questão.

"Políticas de Ensino para a prevenção da violência: técnicas de ensino que podem contribuir para diminuição da violência escolar" é o tema de Alvaro Chrispino e Tais Conceição dos Santos que no presente trabalho apresentam o contexto escolar como fruto de massificação da escola.

Suêldes de Araújo e Alda Maria Duarte Araújo Castro focam seu estudo na "Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático?" em que discutem as mudanças na gestão pública e suas repercussões no campo educacional a partir da adoção do modelo flexível de produção.

"Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)" pelas Instituições Federais de Ensino Superior", Wagner Bandeira Andriola aborda em seu texto alguns motivos favoráveis à adoção do ENEM pelas instituições de Ensino Superior como mecanismo de seleção de seus candidatos.

"Uso de dados de avaliação para escolha de escolas para um survey: desafios para a imaginação e o rigor metodológico" é o trabalho apresentado por Cynthia Paes de Carvalho, Luiza Helena Lamego Felipe e Diana Mandelert. O texto descreve e discute o processo de seleção das escolas para uma pesquisa em que foram utilizados resultados de avaliações externas do sistema educacional brasileiro nos anos de 2005, 2006 e 2007.

Maria Angélica Pedra Minhoto, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna apresentam o artigo "Valorização do magistério ou Darwinismo profissional?" abordando que a insatisfação em relação ao desempenho da educação básica e as avaliações de monitoramento persistem indicando lacunas nos sistemas de ensino.

"Formação de profissionais que atuam em escolas de educação básica localizadas no semiárido brasileiro: uma contribuição aos estudos de alteridade" é o artigo apresentado por Ada Augusta Celestino Bezerra e Margaréte May Berkenbrock Rosito cujo foco são as representações docentes que atuam em escolas de educação básica na zona rural de uma cidade do semiárido nordestino do Brasil.

"Ideias e formação de agenda de uma reforma educacional" é o tema de Carlos Vasconcelos Rocha. Uma interessante abordagem que busca demonstrar como a relação entre ideias, atores, instituições e interesses explicam a formação da agenda da reforma do ensino público em Minas Gerais.

Fátima Cunha Ferreira Pinto

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 2011
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